Dono
do seu próprio destino
A
existência de um verdadeiro mercado editorial e, por consequência,
de uma verdadeira indústria de banda desenhada (no melhor sentido do
termo), para lá da diversificação permite também a especialização
em segmentos específicos.
É
o caso, por exemplo, das biografias históricas que, tendo por base
numa sólida pesquisa que garante a veracidade da informação
disponibilizada, proporcionam bandas desenhadas na completa acepção
do termo.
Fraquezas próprias
Reconheço
em mim algumas fraquezas, enquanto leitor de banda desenhada. São
histórias ou séries que, por razões inexplicáveis, me seduzem,
apesar de
reconhecer nelas limitações evidentes.
Tounga,
de Édouatd
Aidans (1930-2018),
é uma delas, por isso não resisti quando a colecção integral me
apareceu à frente a preço muito
convidativo.
Joe Matt, autor norte-americano de banda desenhada faleceu dia 18,
contava 60 anos.
Nascido a 3 de Setembro de 1963, em Landsdale, na Pensilvânia, no
seio de uma família de classe média dos subúrbios, com mãe
doméstica, três filhos e um pai com emprego incerto, origens que
reflectiu de forma hiperbolizada na sua obra.
A 34.ª edição do Festival
Internacional de Banda Desenhada da Amadora - Amadora
BD 2023, dedicada ao tema ‘Clássicos Intemporais”, terá lugar
de 19 a 29 de Outubro, com o
núcleo central mais uma vez situado no Ski Skate Park e exposições
na Galeria Artur Bual e na Bedeteca da Amadora.
‘Por
acaso não viu o meu papá?...’
Entre
as leituras nostálgicas e/ou de (re)descoberta
do passado que (nalguns
casos não conheci e que)
têm
marcado de forma significativa algumas das minhas últimas escolhas
está - inevitavelmente;
teria
que ser, mais cedo ou mais tarde - este
Martin
Milan
em forma de integral.
O
monstro
que os nossos olhos vêem
Mesmo
podendo nunca ter lido o romance original de Mary Shelley, todos nós
já lemos ou visualizámos adaptações e versões do seu
Frankenstein
original, nos mais diversos suportes, podendo acontecer que a certa
altura, perante as múltiplas versões, já não consigamos
descortinar o que fazia parte do relato base e o que as sucessivas
adaptações foram acrescentando, a mais paradoxal de todas,
associarmos o título ao monstro quando o monstro não é ele.