31/08/2020

O Expresso do Amanhã II

Variação





Segundo volume da colecção Novela Gráfica 2020, ao contrário do que muitos pensam - ou intuem - não é uma continuação do volume inaugural, mas sim uma variação sobre o mesmo conceito: um imenso comboio com '1001 carruagens' que circula sem parar na superfície do planeta Terra completamente congelada, com os últimos sobreviventes da raça humana a viverem no seu interior.
Façamos um breve interregno histórico: Le Transperceneige (O Expresso do Amanhã I) tinha sido publicado na revista (A Suivre) em 1982/83; depois disso, o seu argumentista, Jacques Lob falecera (1990). A acabar o século, Jean-Marc Rochette, o desenhador original, propõe a Benjamim Legrand retomar o tema. O resultado é o díptico O Explorador/A Travessia (1999/2000), agora compilados no presente tomo.
Em França, estes dois relatos são publicados na forma de 'integral' juntamente com o volume original mas, a verdade é que, para além do desenhador e do conceito base, nada mais liga as duas obras. Ou quase - porque há um pequeno pormenor que funciona como ponto de contacto entre elas - que até é muito interessante, de um certo ponto de vista de universalização, mas que, paradoxalmente, também é absolutamente dispensável para a compreensão da narrativa.
Graficamente, o desenho de Rochette surge mais simples, depurado - quase me apetece escrever 'displicente' quando comparado com o do primeiro volume - mas mais adequado, pelo dinamismo que revela e pela leitura mais rápida que proporciona, ao tom escolhido mais leve e descontraído adoptado para esta sequela.
Na verdade, onde no primeiro volume havia uma forte carga de crítica social e algum aprofundamento psicológico dos principais intervenientes, nesta segunda entrega predomina a acção. Há uma maior exploração do funcionamento das esferas de poder - político, religioso - que controlam o comboio, mas há também um herói - literalmente, há que o escrever assim - Puig Vallès, o tal explorador que dá (sub-)título ao livro, que pertence a um grupo de pessoas treinadas para efectuarem surtidas - para pilhagem ao longo do caminho, como forma de 'saltar etapas' no deslocamento dentro do próprio comboio - no exterior da composição.
Este aspecto, relativiza em parte a sensação de claustrofobia e torna o espaço confinado (original) menos opressivo, dadas as sucessivas saídas que se realizam e a 'acção' que tem lugar no exterior, mas apesar disso, a sensação que a leitura deixa continua a ser de desencanto em relação à raça humana.
E o seu desfecho, muito mais radical do que o do volume anterior, transforma - de novo! - esta obra num volume fechado e completo em si mesmo.

O Expresso do Amanhã II
Benjamim Legrand (argumento)
Jean-Marc Rochette (desenho)
Levoir/Público
Portugal, 29 de Agosto de 2020
190 x 260 mm, 176 p., pb, capa dura
10,90 €

(imagens disponibilizadas pela Levoir; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. ola Pedro em primeiro lugar parabéns pelo excelente trabalho de divulgação de BD que tens vindo a desenvolver à anos como se de uma locomotiva sem parar se tratasse. Adorei esta reedição de este clássico francês .... divinal ! Concordo com o texto supra acrescento "modestamente" que os 4 post-scriptum são de leitura obrigatória ...... parabéns Levoir !!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...