13/02/2021

Assim nasceu um cabeçalho...


Há cerca de 15 dias, As Leituras do Pedro estrearam um novo visual, cujo principal elemento é uma bela ilustração do Paulo J. Mendes.
Dar a conhecer alguns aspectos da sua génese, é o propósito deste texto.

A vontade de mudar o visual deste blog - algo que já acontecera - de forma menos evidente - algumas vezes ao longo dos quase 12 anos que já tem de existência - era um propósito antigo, mas a intenção era ir mais além do que fundos, tipo de letra e disposição dos elementos. Não que houvesse algum problema com a imagem que acompanhava As Leituras do Pedro desde Maio de 2009, da autoria de Pedro Nogueira, não para este espaço, mas como elemento de um cartaz que anunciou durante meses o programa de rádio que mantive em duas rádios(-piratas...) da zona do Porto.

Se alguma inércia e falta de tempo foram adiando esta mudança, quando descobri as ilustrações (não utilizadas) feitas pelo Paulo J. Mendes para as guardas do seu surpreendente e muito aconselhável O Penteador, desde logo pensei que o seu estilo seria o ideal para a tal mudança. Curiosamente - não sei sequer se ele se lembra disso - foi ele que desenhou - há demasiados anos! - o meu primeiro cartão de visita...

Aproveitando algum tempo livre, no final do ano passado dispus-me a avançar e propus-lhe então ser o autor desta mudança. Na 'nota de encomenda' garantia "total liberdade" embora pedindo "que a imagem estivesse relacionada com a leitura e/ou divulgação de banda desenhada".

Adiantava algumas hipóteses de concretização: "eventualmente uma recriação da ilustração original", com a introdução de "um calendário - que servirá mensalmente para ilustrar o Calendário BD do blog - e uma outra imagem - uma prateleira com livros...? - que possa ilustrar os textos que resumem todos os lançamentos do mês..."

O convite foi aceite pelo Paulo "com todo o gosto; fazer um cabeçalho para o blogue que, ao longo destes anos em que estive afastado da BD, deu um importante contributo para que me fosse mantendo minimamente actualizado, é algo que não me dará muito trabalho e será divertido de se fazer". Passados quatro dias chegou o primeiro esboço - a primeira prenda do Natal 2020! - bem próximo já do desenho final: uma estante, à esquerda, repleta de livros e com algumas figuras, o calendário na parede e, principalmente, a forma como (eu) me reconhecia no leitor nela presente, pois, acrescenta o Paulo "imediatamente me ocorreu a ideia de que teria que ser o próprio a figurar, juntamente com os elementos que me eram pedidos - estante, calendário, etc."



Poucos dias depois, recebi uma nova versão, mais avançada, já passada a tinta, com um dos elementos que mais apreciei no conjunto: a introdução do cartaz original... actualizado, com o 'locutor' de há 30 anos substituído por alguém mais volumoso, com menos cabelo, de óculos... Ideias que os desenhadores de quadradinhos vão buscar sabe-se lá onde!

Entre estes dois desenhos, tinha andado indeciso quanto à edição que estava a ler. Após considerar várias possibilidades, a escolha recaiu no Mundo de Aventuras #47 (II série), a revista que me serviu de porta de entrada numa BD mais adulta e na qual me 'formei' enquanto leitor de BD.



Para além daquelas alterações, as figuras no topo da estante - outra escolha difícil! - desenhadas a partir de fotos que enviei ao Paulo, já eram as definitivas: o (inevitável) foguetão do Tintin, um (facilmente reconhecível) Tex e, um Iron Man escolhido por dois motivos: era na altura a última figura entrada na minha colecção e originária de um universo completamente diferente dos outros dois já representados.

Como o Paulo não se mostrava satisfeito com o título - "a maior dificuldade foram, contudo, as letras do cabeçalho, pois o desenho de letras é algo que não domino e tentei que saíssem o mais soltas e 'bedéfilas' possível" - fez rapidamente nova proposta, com uma fonte digital. Se numa primeira leitura parecia uma boa solução, com o tempo tornava-se algo cansativa e sem ligação ao lado 'artesanal' dos restantes elementos.



Diz o Paulo: "da troca de ideias e sugestões foram surgindo títulos de livros e figuras emblemáticas para figurarem na estante, e cheguei a pensar que não conseguiria encaixar tudo, dadas as pequenas dimensões do desenho original. Melhor ou pior, e para minha surpresa, funcionou!" E foram bem mais do que as pensadas inicialmente, que fui indicando conforme o espaço 'crescia'! Não as identifico, para que possam descobri-las - se estiverem para aí virados - sendo certo que todas elas foram - são - importantes no meu percursor de leitor de banda desenhada.

Havia no entanto um problema: se a nova versão do cartaz era uma mais-valia a manter, tinha desaparecido o Calendário BD. A solução foi 'apertar' o título do blog e colocá-lo à esquerda da ilustração.

E já com uma letragem manual mais de acordo com o estilo geral, chegou a versão seguinte.



O passo seguinte foi a introdução da cor. E que cor! Para além de dar vida ao cabeçalho, ajudou também a tornar mais facilmente identificáveis os álbuns nele representados. Entre eles e as figuras do topo, há um ponto comum, a diversidade de propostas e estilos.



Estava quase aprovada a ilustração final, havia pequenos pormenores a limar. Descubram as diferenças!



Um dos meus pedidos originais, era que o desenho pudesse ser 'desconstruído' para que os seus elementos ilustrassem algumas entradas recorrentes aqui no blog: o Calendário BD, os Lançamentos mensais, as minhas Leituras.


Foi o ponto final de um percurso cujo magnífico resultado está à vista aqui em As Leituras do Pedro desde o dia 24 de Janeiro.


Obrigado Paulo J. Mendes e... boas leituras!

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

10 comentários:

  1. Simplesmente BRUTAL!!!!!
    Parabéns... um cabeçalho com muita história por detrás do pano... que identifica muito bem este riquíssimo blogue e o seu responsável, o Pedro Cleto!!!!
    Por fim, uma agradável, embora esperada, surpresa... a presença do TEX!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Principalmente pela riqueza da leitura.

    ResponderEliminar
  3. Está fantástico; mas pergunto se não vai voltar a incluir o cronômetro com as entradas dos leitores ao blog, era sempre uma coisa entresante de se ver.
    Qualquer mudança que acha que deva fazer é bem vinda, mas nunca nos abandon Senhor Pedro!
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mudou de lado, está no topo da coluna à direita...
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Caro amigo Pedro Cleto, mestre destas andanças há muito tempo, parabéns pelo CABEÇALHO e pela sua evolução elaborada. Um cabeçalho de blogue, é como o titulo de um livro, precisa mostrar o que contém, sem desvendar tudo. Porque no seu conteúdo há sempre muito para descobrir. Em frente, meu amigo, com SAÚDE!
    Abraço José Ruy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José Ruy, muito obrigado pelas suas palavras.
      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Ah-ha! Conforme comentei na altura, acertei em cheio ao dizer qual era a revista nas mãos do Pedro. O que diz muito da precisão do Paulo e do facto de eu e o Pedro sermos da mesma geração, do mesmo país e de leituras semelhantes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, em cheio!
      Pensei em diversos títulos diferentes, mas a minha escolha acabou por recair na revista que mais contribuiu para o leitor de BD que sou hoje.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...