10/02/2021

Stumptown #2

Quadradinhos sem TV



Stumptown, enquanto série televisiva, teve apenas uma temporada. A sua proximidade ao original em banda desenhada, como foi sublinhado na altura da sua exibição, leva a lamentar esse cancelamento prematuro, pelo menos a avaliar pelo segundo volume em BD, O Caso da Bebé no Estojo de Veludo, já editado em português pela G. Floy, que revela uma evolução e maior consistência narrativa.

Sem a vertente auto-destrutiva vincada que Cobie Smulders exibia na TV no papel da detective privada, a Dex Parios da BD vê-se agora a braços com o desaparecimento de uma guitarra, pertencente a uma das estrelas rock de Portland, acabando por se ver envolvida com tráfico de droga - e consequentemente a D.E.A. -, um gang de cabeças rapadas e o líder mafioso local, Hector Marenco, de quem ela deseja manter a maior distância possível.

A localização da acção em Portland não é de menor importância, porque o retrato de uma cidade decadente e com graves problemas de criminalidade traçado pelo argumentista Greg Rucka, serve como ponto de partida ideal para o tom desencantado que caracteriza a série e para os problemas sociais que potenciam muitas das situações ilegais que estão na sua génese, bem como para os problemas de relacionamento que Parios apresenta e a forma como vive o seu dia-a-dia limitada ao presente, tentando esquecer o passado e não traçando planos para o futuro.

O traço agreste e duro de Matthew Southworth, bem complementado pelos tons maioritariamente escuros e sombrios de Lee Loughridge e Rico Renzi, é o veículo ideal para transportar Parios através do submundo de Portland e para acentuar o lado negro de muitos dos intervenientes.

Duas notas finais para mais um belo título nesta série e para a longa e movimentada perseguição automóvel que culmina um relato dividido entre a introspecção e as cenas de acção.


Stumptown #2: O Caso da Bebé no Estojo de Veludo
Greg Rucka (argumento)
Mathew Southworth (desenho)
G. Floy
Portugal, Agosto 2020
180 x 265 mm, 160 p., cor, capa dura
14,90 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 23 de Janeiro de 2021; imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...