12/06/2023

Helter Skelter

Gargalhadas e gritos




Continuando a expandir o seu catálogo de manga alternativo, a Sendai propóe desta vez Helter Skelter uma narrativa trágica e dramática sobre a ascensão e queda (e não o contrário…) de uma top-model esculpida ao gosto das multidões.
Literalmente.

Tivesse sido contada hoje, Helter Skelter seria sobre uma influencer, mas como foi criada por Kyôko Okazaki em 1996, narra o quotidiano de Lilico, ‘a maior modelo que Tóquio já viu’, lê-se na contracapa do livro.

Só que - todos o sabemos, mas poucas vezes nos foi exposto de forma tão desabrida e chocante - os corpos esculturais, os lábios carnudos, as poses sensuais, os belos cabelos… dão trabalho, exigem dedicação e pagam-se. Caro. Literal e figuradamente.

Nascem de dietas, exercício físico, cirurgias, privações. E pagam-se com sexo, dinheiro, favores, mentiras ou meias-verdades.

É com esta base - que passa também pela investigação de mortes de pacientes de uma clínica especializada em cirurgia estética - que Kyôko Okazaki nos mergulha numa história violenta e trágica, orquestrada por alguém que da sombra projecta os seus sonhos em Lilico, num percurso de excessos, humilhações dos que lhe são próximos, submissão aos que lhe podem ser úteis e um enorme sentimento de perda, de vazio e de despojamento, que irão conduzir a jovem ao seu ocaso antecipado e a uma perturbante decomposição física e moral, depois de na sua época dourada ter sido o alvo de todas as atenções.

Sem surpreender no seu âmago, mas surpreendendo pela pormenorização e pela denúncia realista dos excessos, Helter Skelter apresenta como principal senão, a mentira que a capa constitui, exibindo o que o traço que se encontra no interior não sustenta, numa história que merecia e justificava outro apuro gráfico (mesmo tendo em conta o acidente que a autora sofreu e a impediu de fazer os ajustes necessários entre a publicação em revista e a chegada a livro).


Helter Skelter
Kyôko Okazaki
Sendai Editora
Portugal, Junho de 2023
145 x 210 mm, 320 p., pb, capa cartão
14,90€

(imagens disponibilizadas pela Sendai;clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; carregar nos texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...