06/06/2023

O Árabe do futuro #5

Longa se tornou a espera




Cerca de três anos depois do lançamento do volume #4, numa espera que se tornou longa, finalmente a Teorema fez chegar às livrarias nacionais O Árabe do Futuro #5 - Ser Jovem no Médio-Oriente (1992-1994), penúltimo tomo da auto-biografia de Riad Sattouf, filho de mãe francesa e pai líbio.

O livro arranca onde o anterior terminou, logo após o rapto de Fadi, irmão mais novo de Riad, levado pelo pai para a Síria, na sequência dos desentendimentos crescentes entre os progenitores. Este acontecimento marca toda a narrativa com um tom depressivo e um sentimento de perda, com a mãe completamente siderada por ele, a viver apenas em função das recordações e das tentativas desesperadas para reaver o filho.

Evidentemente, este não é o melhor clima para se viver quando se tem 14 anos, a idade de Sattouf no início deste volume. Mais a mais, quando sempre se sentiu deslocado na Síria e em França, olhado de soslaio em ambos os países como estrangeiro, o que o levou a criar uma série de anti-corpos interiores, com o seu lado sírio a condenar as liberdades ocidentais e o seu lado francês a não perceber as limitações da vida dos muçulmanos, com Sattouf a representar muito bem graficamente esta duplicidade. Com as pulsões próprias da adolescência, a situação vai agravar-se com os primeiros amores e paixões platónicos, as descobertas revolucionárias na música e na banda desenhada e o surgimento de bandos de skinheads, com o consequente agravar do racismo, numa combinação explosiva na mente e no corpo de um adolescente tímido e introvertido.

O resultado, é um relato servido por um humor ingénuo e desarmante, a um tempo terno e sincero que o tornam cativante, mesmo que resultante do olhar retrospectivo sobre a sua vida adolescente, já condicionado pelas vivências que enquanto adulto experienciou.

Ao mesmo tempo, O Árabe do Futuro proporciona também uma visão desencantada, mesmo que parcial e subjectiva, sobre os problemas inerentes a uma sociedade francesa multi-cultural onde convivem - ou pelo menos co-existem - os nascidos no continente, os naturais das ex-colónias ou as segundas e terceiras gerações oriundas delas, numa mescla que nem sempre se revela saudável de religiões, crenças, hábitos, costumes e culturas.


O árabe do Futuro #5
Riad Sattouf
Teorema
Portugal, Maio de 2023
174 x 234 mm, 176 p., cor, capa cartão com badanas
22,90

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online a 26 de Maio de 2023 e na edição em papel do mesmo dia; imagens disponibilizadas pela Teorema; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

4 comentários:

  1. E esperaremos mais 3 anos pelo 6 e último volume? E para quando uma edição decente dos "Cadernos de Esther" ("assassinada" localmente pela Gradiva...)? E perspectivas para a nova e excelente série do autor "Le jeune acteur" e outras obras do autor ainda inéditas por cá? No geral péssima curadoria da série pela Teorema, lamentavelmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O volume #6 foi anunciado pela editora para o próximo ano, bem como a reedição dos volumes esgotados.
      E concordo que a Esther merecia melhor edição.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Um único reparo : o pai do autor é sírio e não líbio.
    De resto, excelente análise. E faço minhas as palavras do anterior comentador : esta série magnífica merecia melhor tratamento por parte da editora.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...