07/06/2023

Qui est ce Schtroumpf?

Que schtroumpfaste?




Tem chapéu de schtroumpf, calças de schtroumpf, é azul como os schtroumpfs, mas não schtroumpfa a ponta de um schtroumpf do que os schtroumpfs schtroumpfam.
Esta é a base de Qui est ce Schtroumpf?, o primeiro (?) One-shot Schtroumpfs par…, que tem assinatura de Tebo.

Face ao recém-aparecido schtroumpf na aldeia mdos schtroumpfs, as opiniões dividem-se: é mais um estratagema de Gargamel para os capturar ou trata-se apenas do Schtroumpf Amnésico, Atordoado ou pura e simplesmente Estúpido, face à absoluta incompreensão que revela sobre a língua schtroumpf?

Esta última acaba por estar mesmo na base do bem conseguido humor que perpassa por todo o álbum, por um lado pelo sotaque ridículo que o novo anãozinho azul apresenta e que proporciona bem conseguidos trocadilhos, por outro pela forma como na prática se revela impossível ensiná-la e traduzi-la, apesar de todos os esforços do Schtroumpf de Óculos.

A resposta à pergunta inicial vai originar uma expedição de busca, enquanto o Grande Schtroumpf tenta, sem grandes resultados, criar uma poção para resolver o problema.


Tebo, já com um divertidíssimo
Disney by Glénat - La Jeunesse de Mickeyna bibliografia, revela-se uma escolha do schtroumpf para esta primeira abordagem ao universo de Peyo, numa perspectiva autoral que já tem dado tão bons resultados com outras personagens.

Assim, Tebo apresenta mais uma vez um traço dinâmico e muito expressivo, aqui e ali de enganadora simplicidade, faz um bom aproveitamento de vinhetas de grande dimensão que insere na sua planificação para obeter planos de conjunto ou ritmar a acção, e aplica uma dose generosa do seu bom humor ao relato, em que cabem menções a outras séries, a schtroumpfástica explicação para os barretes dos protagonistas e uma bela utilização de personagens de referência da origem dos schtroumpfs, demonstrando assim um bom conhecimento da série, imprescindível para concretizar esta paródia/homenagem do schtroumpf.


Qui est ce Schtroumpf?
One-shot Schtroumpfs par…
Une aventure des Schtroumps d’aprés Peyo
Tebo
Le Lombard
Bélgica, Maio de 2023
222 x 295 mm, 56 p., cor, capa dura
11,50

(imagens disponibilizadas pela Le Lombard; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

2 comentários:

  1. João Gordinho10/6/23 12:13

    Adoro Tebo, pena não ser tão fácil assim de o encontrar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...