20/06/2023

Michel Vaillant - Histórias Curtas #1

As primeiras corridas de Michel Vaillant



Cronologicamente, O grande desafio (originalmente datado de 1959) é considerada a primeira aventura de Michel Vaillant, mas a verdade é que antes desse conjunto de corridas por vários continentes e em diferentes competições, em que defronta Steve Warson, o futuro campeão do mundo já tinha protagonizado pequenas narrativas.

A História dessas histórias, é agora contada neste Michel Vaillant - Histórias Curtas #1 - Origens, que a ASA acaba de fazer chegar às livrarias portuguesas. O arranque faz-se em 1956, quando o autor, Jean Graton, decidiu trocar a revista Spirou pela Tintin, para poder escrever as suas próprias histórias, propondo as aventuras de um piloto automóvel, algo original na altura.

De um jovem algo inconstante e imaturo às primeiras vitórias nas estradas e pistas, este álbum permite conhecer a génese do mais famoso piloto dos quadradinhos, em paralelo com o desenvolvimento do seu mundo familiar e profissional, com destaque para o relato em que nos é dado a conhecer o nascimento do seu filho, Patrick, que décadas depois viria a ser um dos protagonistas dos actuais álbuns de Michel Vaillant. E permite igualmente ver aparecer as famosas onomatopeias que ficaram como uma das imagens de marca das bandas desenhadas assinadas por Graton.

Este álbum é aconselhável para os fãs de Michel Vaillant, pois nele irão (re)encontrar histórias inéditas e outras já publicadas em diversas revistas, mas todas eram inéditas em álbum em Portugal até hoje.

Por outro lado, esta edição também irá satisfazer aqueles que gostam de ir mais além da simples leitura das bandas desenhadas, para saberem um pouco mais sobre a génese dos seus heróis e sobre a forma de trabalhar dos seus autores preferidos, pois nela podemos descobrir a remontagem de pranchas para uniformização de formatos na publicação em álbum, narrativas criadas especificamente para publicidade a marcas e histórias diversas em torno da família e da marca Vaillant.

Se gráfica e tematicamente há diferenças assinaláveis entre os primeiros relatos do álbum, em que Jean Graton ainda tacteava à procura do caminho para o seu piloto, e os que encerram a edição, nestes últimos o autor explana já a sua visão das corridas automóveis, explorando as provas bem conhecidas, dos circuitos de Fórmula 1 aos ralis, passando pelas provas de resistência, sob um olhar a um tempo realista e apaixonado, que o faz salientar um código de conduta ideal, apesar das características bem humanas das suas personagens.


Nota final

Sei que há coisas que não são imputáveis à edição portuguesa mas, numa edição de grande formato, óptima impressão e acabamentos, é pena não terem sido mantidas as cores originais e utilizado um papel menos brilhante. Por outro lado, é incompreensível que seja deixada uma página em branco no final do livro, que no mínimo até poderia servir para publicitar as outras edições de Michel Vaillant da editora. Ao preço a que está o papel...


Michel Vaillant - Histórias Curtas #1 - Origens
Jean Graton
ASA
Portugal, Junho de 2023
320 x 240 mm, 64 p., cor, capa dura
17,50 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online a 16 de Junho de 2023 e na edição em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nesta ligação para ver mais ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

3 comentários:

  1. Mais uma excelente edição fora da normal série!
    E há uma outra série que irá ter 3 livros, sendo que o primeiro já saiu e não sei se irá ser publicado em Portugal, tenho a edição francesa, que relata a história de vida de Henri Vaillant e como criou a Vaillante. Muito bom!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/7/23 16:06

    Na página 11, 2ª vinheta refere-se que o Vailante azul capotou no fim da noite quando MANSART o pilotava. Na página 13 afinal é o MICHEL que vai ao volante. Erro crasso. Da edição original ou da portuguesa ?

    ResponderEliminar
  3. Erro do original: https://2img.net/h/michelvaillant.free.fr/fofofan/24h4.jpg
    A minha experiência como tradutor diz-me que seria difícil ser um erro da versão portuguesa... e também que não seria fácil detectar a incongruência durante a respectiva revisão.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...