05/06/2023

E agora?

Sem interesse


A vida da Raquel sem Interesse tem algum interesse?
Esta pergunta - aqui personalizada - surge sempre que me deparo com uma obra (auto-)biográfica. A resposta é sim, mas... numa de três situações (que podem ser acumulativas):
- quando a vida do (auto-)biografado é/foi especialmente relevante;
- quando a forma como está narrada a torna relevante;
- quando espelha a vida de pessoas que experimentaram o mesmo tipo de situações.
Posto isto, volto a perguntar: A vida da Raquel sem Interesse tem algum interesse?

A primeira resposta que ocorre, possivelmente, é que a vida de Raquel sem Interesse é realmente sem interesse.

É uma vida igual à de tantas outras. Jovem, com as dificuldades inerentes à idade, entre os estudos, a entrada na vida adulta, as primeiras experiências laborais, os problemas crescentes de relacionamento dos pais e as primeiras experiências a dois, a sua vida não nos traz nada de novo - muitos de nós até passámos/passamos por isso, num ou noutro papel.

Mas a verdade, é que essa mesma vida (começa a) ganha(r algum) interesse pela forma sincera e desprendida - ou pelo menos assim soa - com que se nos apresenta e nos cativa, despojada e sem defesas, quando nos narra as suas memórias desde pequenina até quase à publicação deste livro, com as consequências incontornáveis de uma pandemia pelo meio.

E por outro lado - principalmente, atrevo-me a escrever - pela forma com essa vida espelha, retrata, mostra a vida de tantos outros jovens da mesma geração de Raquel, que passaram por alegrias e dificuldades, sonhos e desilusões, similares às dela, fazendo assim da sua vida mais do que uma experiência particular.

Mas na verdade, para além disso, E agora? apresenta outro motivo de interesse: poder comprovar o enorme salto qualitativo que a autora deu relativamente à sua estreia em livro, há cerca de dois anos e meio, com Vida de Adulta

Se graficamente, apesar da simplicidade do traço, esta obra se apresenta muito mais homogénea e consistente - contribuindo a passagem de um registo de gag/história curta para o relato longo - é ao nível da narrativa que Raquel sem Interesse se revela muito mais interessante, com uma história bem construída, consistente, com boa fluidez e legibilidade e com a credibilidade que lhe advém do realismo da sua auto-exposição.


E agora?
Raquel sem Interesse
Iguana
Portugal, Maio de 2023
171 x 241 mm, 136 p., cor, capa cartão com badanas
17,45

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nesta ligação para ver mais ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...