08/06/2023

Denise + Chainsaw Man #1 + Let’s Play #1

Outras leituras ou leituras para outros?

Viciado em leituras desde que me lembro… de saber ler (!), considero-me também um leitor de gostos variados e que gosta de experimentar novas abordagens e de ser desafiado - talvez um pouco menos nestes últimos anos, em que opto com mais frequência pela(s) minha(s) zona(s) de conforto.
Como divulgador, sinto-me na obrigação de sair dela(s) regularmente, embora por vezes tenha a sensação de que esta ou aquela leitura não são para mim - JÁ não são para mim?
Aconteceu com as que vos trago hoje.


Denise, a ‘fofoqueira’ da Turma da Mônica não está entre as minhas referências principais (nem secundárias) daquele universo. Ao ler Denise: Arraso, de Cora Ottoni (Panini, Brasil, 2022), actualmente distribuída em algumas bancas portuguesas. senti que não faço parte do público alvo a que se dirige, por isso foi, até hoje a Graphic MSP que menos prazer me proporcionou [e li-as quase todas].

No entanto reconheço a importância do tema: o excesso de visibilidade e de influência dos… influencers digitais, muitas vezes apenas correias de transmissão de interesses de marcas ou locais, sem que na verdade a sua vida espelhe o que parecem desfrutar nos seus conteúdos.

No entanto, e apesar da abordagem simplificada e linear de Denise: Arraso, servida por um traço atractivo e bastante legível, este poderá ser um dos títulos que melhor cumpre aquele que foi desde sempre um dos propósitos da linha editorial de Maurício de Sousa: educar, a nível pessoal e social.


De algum modo, senti o mesmo com Let’s Play volume #1, de Leeanne M. Krecic (Iguana, Portugal, Maio de 2023), pois a sua temática, o mundo dos vídeojogos, youtubers e programadores, passa-me bastante ao lado.

Reconheço à obra uma boa planificação, atendendo até a que foi publicado inicialmente como Webcomic, e um bom ritmo narrativo, com a trama centrada na relação de amor-ódio (sem ainda ter chegado a qualquer dos dois no final deste primeiro volume) entre os protagonistas, uma programadora de jogos e um influencer que o acaso fez vizinhos, que, pelo seu carácter romântico, a direcciona mais para jovens leitoras.


Termino esta trilogia ‘datada’ com Chainsaw Man #1, de Tatsuki Fujimoto (Devir, Portugal, Maio de 2023), a nova aposta forte da principal editora portuguesa de manga. Ritmo acelerado, grandes surpresas, sangue e violência a jorros são alguns dos ingredientes que fazem dele um dos grandes lançamentos do ano, dentro do género.

No entanto, já não me sinto desafiado a leituras protagonizadas por um adolescente pobre que vai conseguir um cão que se transforma em serra (ou vice-versa), antes de possuir o seu corpo, passando então os seus membros a transformarem-se em serras.


Relendo o que escrevi, sinto necessidade de um esclarecimento: nenhuma destas obras é menor ou menos apelativa, ou merece ser colocada de lado. E ainda bem que são publicadas, sinónimo que os leitores de banda desenhada são cada vez mais diversificados.

Apenas me sinto excluído do público-alvo de nenhuma delas… sinais da idade, talvez...


(capas disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

7 comentários:

  1. Relativamente ao Chainsaw Man não li o Manga apenas vi o anime o qual está excecional... Quanto á história e o fato de estar relacionado com a idade, é muito subjetivo e algo que felizmente está a mudar na sociedade (devagar claro...), isto só para dizer que já não sou novo tenho 55 anos e no entanto gosto deste género. Isto não é obviamente nenhuma critica é apenas uma contestação... boas leituras

    ResponderEliminar
  2. escrevi a mensagem anterior por lapso como anónimo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A idade é quase a mesma, os gostos são diferentes. É saudável e ainda bem que actualmente há oferta editorial para muitos gostos.
      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Obrigado pela partilha/opinião, Pedro!

    Das Graphic MSP, quais seriam as suas principais recomendações de leitura?

    Já agora, existe alguma mais infantilizada/ adequada a ler a uma criança de 4 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas suas palavras.
      Relativamente às Graphic MSP, considero que quem conhece as personagens originais, pode aproveitar melhor a sua leitura. Nesta ligação: https://outrasleiturasdopedro.blogspot.com/ encontra a minha opinião sobre muitas delas. Apesar de tudo, para uma criança de 4 anos, talvez aconselhasse as três versões da Turma da Mônica assinadas pelos irmãos Vítor e Lu Cafaggi: Laços, Lições e Lembranças.
      Neste momento, em Portugal, existe alguma oferta para leitores mais novos; algumas delas estão referidas neste texto: https://outrasleiturasdopedro.blogspot.com/2023/08/nova-bd-infantil-fala-portugues-e.html
      Acima de tudo convém não esquecer que cada leitor é um leitor diferente e, principalmente, que as crianças de hoje não são iguais às crianças que nós fomos, por isso o que nós lemos com 4, 6, 10 anos dificilmente servirá para as crianças de 4, 6, 10 anos de hoje lerem.
      Sendo que é extremamente louvável querer que uma criança de 4 anos dê já os primeiros passos na leitura e na banda desenhada. Quanto mais cedo começar, mais facilmente se deixará 'apanhar' por este belo 'vício'!
      Boas leituras... para os dois!

      Eliminar
    2. Muito obrigado!

      Eliminar
    3. Já agora, para quem está interessado. Há colecções de bandas desenhadas mudas para crianças a partir dos três anos . Por exemplo a puceron da Dupuis e a Mamut comics

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...