28/06/2023

Black Crow #4-#6

Tudo chega ao fim...

...e finalmente terminei a leitura de Black Crow, lendo de uma só vez o tríptico que encerra a coleção de seis volumes que a ASA disponibilizou com o jornal Público há poucas semanas
Apesar do facilitismo de algumas soluções que abreviaram a narrativa, estes três livros de uma forma geral confirmaram a boa impressão que o início da série tinha deixado.

É verdade que, comparativamente, os três primeiros me soaram mais fortes e originais - em parte naturalmente - pois algumas das situações acabaram por se tornar quase recorrentes, nomeadamente a necessidade de o protagonista salvar sucessivamente os seus companheiros.

Mas, no geral, confirmou-se estarmos perante uma série de aventura sólida, com cenários e elementos cénicos exóticos e desafiadores, escrita à medida dos pontos mais fortes de Dellite; o desenho dos barcos e das cenas marítimas, com que nos enche sucessivamente as medidas, muitas vezes em páginas duplas.

Sobre a narrativa, apetece escrever que o protagonista continua mais a reagir do que a tomar as decisões que fazem as coisas acontecerem, num enredo que começa com intrigas de corte pelo controlo de um sultanato com bom acesso ao oceano, cobiçado por franceses e ingleses, envolvidos em obscuras tramas de bastidores e sucessivas traições.

Num périplo longo, tortuoso e não desprovido de perigos, Black Crow e os seus companheiros mais próximos - pois mais alguns irão falecer ao longo do trajeto… - passará de Port Said às Canárias e depois ao Brasil, sempre com três objectivos em vista: permanecer vivo, vingar-se e encontrar finalmente o mítico Eldorado.

Numa história que se desenrola a bom ritmo, como que à velocidade de um navio com as velas enfunadas pelo vento, o final chega depressa demais - como depressa demais foram resolvidas algumas das situações mais periclitantes que foram ocorrendo durante o relato - e em aberto fica, aparentemente, uma continuação - ou seria antes conclusão? - que tanto, quanto pude averiguar, Delitte não chegou a contar, embora tenha regressado a este universo em três álbuns de mais forte pendor histórico.


Black Crow
#4 A conspiração de Satã
#5 Vingança
#6 O Eldorado
Jean-Yves Delitte
ASA/Público
Portugal, Maio de 2023
245 x 325 mm, 48 p. (cada), cor, capa dura
10,90€ (cada)

(imagens disponibilizada pela ASA; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

1 comentário:

  1. Concordo com a tua análise, a trama do El Dorado podia ter sido melhor desenvolvida, existe tanto material à volta deste mito que eu teria gostado de ver explorado, não sei se por ter visto o desenho animado das Misteriosas Cidades de Ouro quando era puto, mas acabou por saber a pouco.
    Mas há que louvar esta iniciativa da ASA, foi uma lufada de ar fresco, assim como foi a série "RIO", por Corentin Rouge e Louise Garcia.
    Espero que apareça mais material do género no futuro pois gosto bastante desta vertente mais adulta.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...