29/03/2011

Marvel Girl #1

Josh Fialkov (argumento)
Nuno Plati Alves (desenho e cor)
Marvel Comics (EUA, 16 de Fevereiro de 2011)
170 x 210 mm, 32 p., cor, comic-book, $2,99 US

Resumo
Recolhida pelo professor Xavier quando os seus poderes se começaram a manifestar, após a morte acidental da sua melhor amiga, Jean Grey revela dificuldades em controlá-los, especialmente no seu relacionamento com os outros mutantes.
Por esse motivo, é aconselhada a deixar a escola temporariamente e a procurar no seu passado as razões para o que se está a passar com ela.

Desenvolvimento
Este é mais um dos comics assinado por um autor português para a Marvel.
Curiosamente – ou talvez não… - é uma história mais europeia do que de super-heróis, puros e duros… Ou escrito de outra maneira, é uma história com menos acção e mais introspecção. Com menos “efeitos especiais”, combates grandiosos ou batalhas épicas com destruição a rodos, e mais diálogos (interiores…) e recordações pacatas (mas marcantes).
O que não implica obrigatoriamente menos interesse, pelo contrário – pelo menos para mim, embora reconheça que possa ser penalizador para os habituais consumidores do género super-heróis.
A história, embora linear, está bem construída, muito embora a razão para os problemas da mutante sejam – praticamente… - revelados logo à partida, o que lhe retira uma dose do interesse que poderia ter. Independentemente disso, tem alguns aspectos interessantes, nomeadamente a comparação entre os sonhos dos adolescentes amigos de Jean Grey e a sua realidade adulta.
Curiosamente, de novo – ou, de novo, talvez não – Plati Alves mostra-se menos à vontade no desenho dos confrontos entre Jean Grey e os seus amigos mutantes, logo no início, do que quando trabalha as cenas mais calmas. Aliás, é nestas que melhor se destacam a sua técnica, o seu estilo e a boa aplicação da cor que revela, conseguindo mesmo algumas vinhetas e pranchas muito interessantes, enriquecidas por uma planificação diversificada. E, quando retrata Jean Grey, consegue mostrá-la não só muito bonita mas também revelar os sentimentos que a possuem apenas pelas suas expressões. Terá sido por isso, até, possivelmente, que a escolha do desenhador desta BD recaiu nele.

A reter
- Algumas expressões da protagonista.


Menos conseguido
- Mais habituado à banda desenhada europeia, faz-me impressão encontrar na revista 10 páginas de publicidade – quase todas à própria editora – deixando-a com apenas 22 páginas (úteis) de banda desenhada…

6 comentários:

  1. Gosto muito da primeira e terceira imagem! muito bem conseguidas!
    Da segunda... nem por isso!
    Ainda não li, mas estou com muita vontade!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Bongop,
    Concordas, então, comigo... Nas (poucas) cenas de acção, o Plati mostra pouco à vontade; no resto, está bastante (ou mesmo muito) bem.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Sim, concordo nesse ponto de vista!
    :D
    Quando fiz o comentário atrás nem estava a pensar nisso!
    Acho que a ruiva está mesmo muito expressiva naquelas imagens que referi, na cena do meio... acho que estão todos um pouco estranhos!
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Pois...
    Aliás acho que o Plati já tinha demonmstrado as mesmas qualidades na história do Homem de Ferro "Killer Commute" que saiu na colectãnea "Iron Man Titanium" (http://asleiturasdopedro.blogspot.com/2010/11/iron-man-titanium-1.html).
    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Belíssimas imagens que nos deixam água na boca. E, por aquilo que pude ver aqui, também concordo que a expressividade dos "bonecos" é de facto um dos pontos fortes do Nuno Plati.

    ResponderEliminar
  6. Bem-vindo João!
    Um dos factores que mais me tem agradado nos super-heróis do Plati, é o aspecto "europeu" que ele lhes transmite, graças à forma como retrata a figura humana. Estou ansioso por ver o Spiderman em que ele está a trabalhar...
    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...