24/03/2011

Elizabeth Taylor (1932-2011)

Nos quadradinhos
Diva do cinema, ontem falecida, Elizabeth Taylor teve passagem fugaz pela banda desenhada, onde se inclui uma biografia na colecção “Mujeres Celebres”.
Apesar disso, ficou imortalizada como uma das mais célebres personagens femininas de Astérix, a rainha Cleópatra, a quem serviu – involuntariamente – de modelo. Aliás, mais tarde, Goscinny e Uderzo revelaram que a ideia para o livro, cuja capa original de 1965 é decalcada do cartaz do filme de Mankiewicz, surgiu exactamente após o visionamento da película, durante o qual se fartaram de rir. De Elizabeth Taylor, a Cleópatra de Astérix não herdou apenas o visual (incluindo “o nariz muito bonito”!), mas também os modos da actriz.
O sucesso da Cleópatra do celulóide, em 1963, interpretada por Elizabeth Taylor, deu origem a uma adaptação aos quadradinhos, feita na Argentina por autores desconhecidos, e a colagens ao tema mais ou menos evidentes, nos meses (e mesmo nos anos) seguintes, em histórias aos quadradinhos (e/ou nas capas) de títulos conhecidos como “Archie’s girl Betty and Veronica” #88, “Tales of Suspense" #44 (protagonizado pelo Iron man), “Adventure Comics” #291, "80pp Giant Lois Lane" #14, “Wonder Woman” #161 ou ”Rip Hunter Time Master”, este último um viajante do tempo que na edição #21 se cruza com a (também actriz) Lyz Traymore...
Mas, seria na BD que Elizabeth Taylor, casada oito vezes com sete homens diferentes, encontraria o homem dos seus sonhos, Herbie Popnecker, uma criação de Shane O’Shea e Ogden Whitney, em 1958, que foi estrela da revista “Forbidden Worlds”.

Feio, baixo e gordo, Herbie, que podia voar, tornar-se invisível ou falar com animais, entre muitos outros poderes que obtinha lambendo um chupa-chupa mágico (!), conquistou o coração da actriz na edição #116 mas deixou-a a suspirar por si, como ela fez a muitos homens ao longo da vida.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 24 de Março de 2011)

2 comentários:

  1. Pronto... é oficial! Sempre gostei (adorei) a Cleopatra do Asterix!
    Só nunca liguei a Liz Taylor à referida personagem!
    Agora que falaste nisso parece-me óbvio!
    :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Olá Bongop!
    Sim, a Cleópatra é genial (como quase tudo que Goscinny fez em Astérix)!
    E a série tem muitos outros pormenores do género...
    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...