07/03/2011

Portugueses na Marvel

Lançados em meados de Fevereiro nos Estados Unidos, chegam no início desta semana, às lojas nacionais especializadas em banda desenhada importada, dois comics de super-heróis com participação portuguesa na sua autoria.
Um deles é o primeiro dos quatro números previstos de “Onslaught Unleashed”, que fica como a primeira mini-série desenhada por um artista português, no caso Filipe Andrade. Esta narrativa de Sean McKeever, um argumentista de primeira linha, que reúne o Capitão América, a Mulher-Aranha e alguns dos X-Men em novo confronto com o vilão Onslaught, conta com outro português na sua ficha técnica, Ricardo Tércio, como responsável pelas cores da publicação. Como é normal em projectos de alguma relevância da Marvel, foram feitas tiragens com capas alternativas, desenhadas por dois grandes autores da Casa das Ideias, Humberto Ramos e Rob Liefeld.
Ao mesmo tempo, chegará também “Marvel Girl #1”, uma história completa de Josh Fialkov, desenhada e colorida por Nuno Plati Alves, que narra como os poderes psíquicos da mutante Jean Grey se manifestaram após o seu namorado falecer num acidente automóvel, sendo necessária a intervenção do professor Xavier, dos X-Men, para a ajudar a controlá-los.
Entretanto, Nuno Plati Alves que, tal como Filipe Andrade, tem multiplicado as suas colaborações com a Marvel, terminou recentemente uma história curta do Homem-Aranha, estando agora a trabalhar num one-shot com o mesmo herói. A BD, de 8 páginas, será incluída na revista “Amazing Spider-Man” #657, em que, na sequência do recente desaparecimento do Tocha Humana e a sua substituição pelo Homem-Aranha, várias personagens evocam episódios que partilharam com aquele membro fundador do Quarteto Fantástico.
A participação de autores portugueses em revistas Marvel, que tem vindo a crescer nos últimos anos, geralmente leva a uma maior procura desses títulos nas lojas portuguesas, como aconteceu na Mundo Fantasma, no Porto, com “Onslaught Unleashed” e Marvel Girl #1, revelou ao JN Vasco Carmo.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 27 de Fevereiro de 2011)

4 comentários:

  1. Fico muito contente por ver que, finalmente, começam a dar (mais) valor aos artistas portugueses. Sou um fã do Filipe Andrade e acredito que ele vai ser um dos maiores desenhadores da actualidade. Tenho de encomendar o quanto antes estas revistas, porque acredito que vão esgotar.

    Excelente artigo como sempre Pedro.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Lucaimura,
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Realmente alguns desenhadores portugueses, pela dedicação e persistência que têm manifestado, estão a conseguir publicar com regularidade na Marvel.
    E os próximos meses vão trazer mais exemplos...
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. É bom ver trabalho de portugueses entre os melhores do mundo e ainda por cima trabalho que só posso qualificar de excelente.

    ResponderEliminar
  4. Bem vindo João Amaral!
    Concordo consigo.
    E seria bom que alguém se atrevesse a publicar estes trabalhos por cá, até para incentivar outros artistas com valor.
    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...