14/03/2011

Tex em 4 rodas

Aberto ao público até ontem, dia 13, o Salão Automóvel de Genebra 2011, um dos mais impor-tantes do género, teve como principais novidades diversos modelos eléctricos e com motorizações ecológicas, entre os quais está o Volkswagen Tex, um protótipo da marca alemã dedicado a Tex Willer, o mais antigo western da BD em publicação.
A viatura em questão, uma criação da Italdesign para o maior fabricante europeu de carros, é um coupé que utiliza a tecnologia Blue e-motion e o sistema de direcção Twin Drive, pois trata-se de um modelo híbrido que tanto pode funcionar a gasolina (com o seu motor de 1.4) como a electricidade (com a bateria de 85 kw). Com uma trans-missão de sete veloci-dades sequen-ciais, atinge a velocidade máxima de 220 km/h, tendo uma autonomia de 35 km quando utiliza apenas o motor eléctrico.
Giorgetto Giugiaro, o estilista que apostou na combinação entre ecologia e desportivismo, afirmou que o Volkswagen Tex “é a nossa interpretação dos carros do futuro, pensados especialmente para a cidade”. E acrescentou: “Além dos automóveis, eu e Fabrizio (o patrão da Italdesign), partilhamos outra paixão: o ranger Tex Willer, herói dos quadradinhos italianos. O Volkswagen Tex é uma homenagem aos homens que escreveram e desenharam uma página importante da nossa cultura popular”.
No caso Giovanni Luigi Bonelli (argumento) e Aurelio Galleppini (desenho), que em 1948 imaginaram o ranger, duro e com um sentido de justiça muito próprio, que fre-quente-mente o transforma em juiz e carrasco dos malfeitores que persegue. E que é um caso ímpar de popula-ridade em Itália, tendo chegado a vender mais de um milhão de exemplares mensalmente, estando na base do sucesso da editora Bonelli, que em 2007 encetou a reedição a cores das suas aventuras, com o jornal “La Reppublica” e a revista “L’Espresso”, numa colecção que, prevista para 50 números, já ultrapassou os 200 volumes.
Em Portugal, onde dispõe de um bom número de fãs, Tex está presente nos quiosques quase ininterruptamente desde a década de 1970, através de edições brasileiras de pequeno formato, que actualmente têm a chancela da Mythos Editora que, mensalmente, disponibiliza diversos títulos de Tex, entre novas histórias e reedições.
Resta saber se, em aventuras futuras, Tex Willer e o seu amigo Kit Carson vão trocar os fogosos cavalos de sempre pelo novo Volkswagen Tex! Com a certeza de que tanto eles como os seus fãs, terão que esperar até 2018, para verem o carro ser produzido em série, se tal vier a suceder.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Março de 2011)

2 comentários:

  1. Mon fils vivait autrefois à Genève et j'ai eu la chance de me rendre avec lui à plusieurs reprises à ce salon... On y voit de très belles voitures!
    Bises

    ResponderEliminar
  2. Bonjour Martine,
    Je ne connais pas Genève, mais c'était une surprise découvrir une voiture Tex!
    Bisous!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...