15/03/2011

Manual Zits® para Viver com Eles

Jerry Scott (argumento)
Jim Borgman (desenho)
Gradiva (Portugal, Fevereiro de 2011)
160 x 160 mm, 80 p., cor, cartonado,

12 €

Em publicação desde Julho de 1997, Zits é uma das mais divertidas tiras diárias dos últimos anos, publicada diariamente em centenas de jornais de todo o mundo, entre os quais o Jornal de Notícias (que infelizmente não publica as pranchas dominicais).
Baseadas no (tenebroso) mundo da adolescência, têm como protagonista a família Duncan: Connie, a mãe, pró-activa, Walter, o pai, passivo, e Jeremy, o adolescente de serviço, que alterna entre a preguiça extrema e a hiperactividade - existe ainda um irmão, Chad, (quase) sempre ausente na faculdade.
Do seu núcleo duro fazem igualmente parte Sara Toomey, a namorada de Jeremy, Hector Garcia, o seu melhor amigo, e Pierce, o amigo “esqui-sóide” (não o são quase todos os adolescentes?).
Actuais, divertidas, desconcertantes, certeiras, as tiras diárias têm como pressuposto os inevitáveis choques entre as duas gerações em confronto (e guerrilha permanente): a dos pais de Jeremy e a deste e dos seus amigos. Como principais motivos de choque estão as diferenças de ritmo e de ambições, a (proverbial) incapacidade dos pais para lidarem com as novas tecnologias, a (conhecida) incapacidade do filho para respeitar regras e horários, manter conversas com mais de meia dúzia de monossílabos ou compartilhar problemas e aspirações.
Regularmente editada pela Gradiva em português, que conta já com quinze títulos no seu catálogo (catorze volumes anuais e uma antologia), Zits surge agora num formato diferente. Desde logo no suporte físico: tamanho inferior (mais manu-seável), mais luxuoso (a cores, capa dura). E também na forma, uma vez que esta edição, baptizada de “manual”, compila – em formato aumentado - algumas tiras recolhidas ao longo dos tempos, acrescentando-lhes comentários – na forma de lições de vida ou sugestões para momentos específicos - que explicam (tentam explicar) como lidar com os adolescentes (como se tal fosse de alguma forma possível ou viável).
Objecto derivado, portanto, sinónimo (?) do sucesso da tira (também) em português, é de leitura mais rápida que o habitual e indicado especialmente para quem não conhece Zits ou é normalmente resistente a leituras aos quadradinhos. E, claro, para todos os (pobres) pais de adoles-centes, presentes ou futuros.
Até porque é uma súmula do (muito bom) humor que perpassa diariamente por Zits – quer a nível do texto, quer a nível gráfico pois Borgman frequentemente ajuda o leitor a visualizar emoções, reacções, acções - e, por isso, um excelente cartão de apresentação de uma série de leitura francamente recomendável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...