28/03/2011

Peanuts – Obra completa – 1961-1962

Charles Schulz (argumento e desenho)
Afrontamento (Portugal, Outubro de 2010)
215x175 mm, 328 p., pb, cartonado com sobrecapa, 23,21 €


Resumo
Sexto volume da compilação integral dos Peanuts, inclui as tiras diárias e as pranchas dominicais publicadas originalmente nos anos de 1961 e 1962.
O arranjo gráfico é de Seth e a introdução da cantora Diana Krall (que curiosamente invoca mais as suas memórias dos Peanuts da animação do que da banda desenhada…).


Desenvolvimento
Escrever recorrentemente sobre um mesmo tema é (quase) sempre complicado.
É o que me tem acontecido – felizmente! – em relação aos Peanuts e a Schulz, seja por motivo de efemérides ou de novas edições, como é agora o caso. Escrevi felizmente, contrariando o que exprimi na primeira frase, mas não me enganei, porque isso me tem obrigado a debruçar uma e outra vez, com redobrada atenção, sobre uma das obras-primas que o século XX nos legou.
Correspondente aos anos 11 e 12 da vida da tira, este volume mostra os Peanuts em velocidade de cruzeiro, com a estrutura da série mais do que estabelecida e a personalidade dos intervenientes bem definida.

Nada que significasse estagnação ou repetição, longe disso, pois Schulz, então num dos seus períodos de maior criatividade, continuou a introduzir novas personagens e situações e a fazer experiências (gráficas, narrativas…). Foi assim que surgiu Frieda (com os seus caracóis naturais…!) e o seu gato Faron, que Linus (e por arrastamento Snoopy!) usou óculos durante cerca de um ano, que Sally teve um crescimento acelerado, que Snoopy começou a receber repetidas visitas de uns passarinhos, antepassados do
 (mais tarde) indispensável Woodstock... E se a maior parte destas inovações se mantiveram nos anos seguintes, outras desapareceram tão naturalmente como tinham aparecido, sinónimo da sua ineficácia – na óptica do autor ou dos leitores… - mas também da vitalidade e da personalidade da própria série.
Por outro lado, a leitura cronológica de um período alargado – dois anos, no presente caso – de uma tira diária como os Peanuts, extremamente rica a vários níveis, permite ver como Schulz abordava temas da actualidade (de então, claro!) ou recorrentes (mais evidentes uns do que outros): Natal, o aniversário de Beethoven, o regresso à escola, a queda das folhas no Outono, a época do basebol, as estações do ano, o Dia das Bruxas/Grande Abóbora… E como conseguia, inovar e renovar a cada nova abordagem - mesmo que por vezes as diferenças sejam apenas subtis… e por isso mesmo ainda mais conseguidas - quer de uns anos para os outros, quer na sucessão de piadas em torno de um mesmo tema, que se podiam suceder ao longo de vários dias ou poucas semanas.
Pesem embora as inovações referidas, estes Peanuts são aqueles a que os leitores já se tinham habituado, encontrando por isso exactamente o que esperavam deles: os sucessivos falhanços de Charlie Brown, com o papagaio, as cartas ao correspondente, no basebol ou perante os outros – embora haja também uma das raras respostas à altura que ele deu a Lucy; a dependência… de Linus em relação ao cobertor; a crueldade crescente das tiradas de Lucy, quer como psiquiatra, quer sendo ela própria (!); a (inexistente) relação de Lucy com Schroeder; a paixão platónica de Linus por miss Othmar, a sua professora; o protagonismo crescente de Snoopy – assumindo outras personalidades, a sua relação com a casota; as referências à rapariguinha ruiva por quem Charlie Brown se apaixona mas com quem nunca falará…
Em resumo, mais uma sublime oportunidade de descobrir os Peanuts de sempre de uma forma nova, renovada. Aproveitem!


A reter
- Ao longo da leitura fui assinalando as tiras e pranchas dominicais de referência ou que me pareceram mais conseguidas. Acabei o livro com umas quantas dezenas seleccionadas… Mais uma prova da genialidade de Schulz! Ou da sua coerência!
- A qualidade da edição, em tudo fiel à original. E onde se destaca o grafismo sóbrio, cuidado e atraente de Seth.
- A tradução de Gabriela Rocha, com conta, peso e medida.

Menos conseguido
- O tempo (excessivo) que tem mediado entre a edição de cada um dos volumes.

Curiosidades
- Logo nas páginas iniciais, Lucy enterra o cobertor de Linus, num episódio que serviu de base à primeira graphic novel dos Peanuts, a editada nos EUA por estes dias.
- Os “famosos” – do cinema, da BD, da música… - que têm assinado cada introdução, mostrando a universalidade da obra de Schulz.

Sugestão

- Comercializar à parte a caixa para guardar cada dois volumes da colecção. Ou incluir nos volumes respectivos um vale que permita depois obtê-las. O sistema actual, convida a esperar pela edição conjunta dos dois volumes em lugar de os ir comprando á medida que são publicados, o que é penalizador para a editora.

2 comentários:

  1. Sabes dizer em qual livraria, no Brasil, já estão vendendo esse volume? Já procurei e não achei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Obrigado pela visita.
      Este texto diz respeito à edição portuguesa.
      No Brasil, tanto quanto pude pesquisar, a edição feita pela L&PM Editores apenas vai no volume dedicado aos anos 1959/1960.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...