15/06/2024

Maia BD 2024 - Fotos e Autógrafos

Encerro aqui as entradas sobre o Maia BD de 2024, com mais (algumas) fotos e os autógrafos que trouxe do evento, relembrando que as exposições podem - e devem! - ser visitadas até amanhã, dia 16 de Junho.

13/06/2024

Admirável Mundo Novo

Pessimismo e desencanto


Lido há décadas - como o tempo passa! - algures entre o final da adolescência e a juventude, Admirável Mundo Novo foi um dos romances que mais me marcou, pelo seu tom pessimista e desencantado e pela versão nada romântica que traçava do futuro da humanidade.
Reencontrei-o agora, na versão de Fred Fordham, na 'febre' pelas adaptações literárias que tem grassado nestes últimos anos pelos mercados de banda desenhada.

12/06/2024

A Norte de Sul Nenhum

A música como refúgio e esperança


"Muitas vezes, o paraíso está mesmo à nossa frente, e em coisas muito simples , como um delicioso prato de peixe."

In A Norte de Sul Nenhum

A questão dos migrantes que atravessam o Mediterrâneo em condições muito precárias, em busca de melhores condições de vida, de sonhos ou tão só para fugirem da sua realidade, já foi objeto da banda desenhada portuguesa em mais que uma ocasião, a diferentes níveis. Foi o caso de Pitanga: O colega de Sevilha (edição da Arcádia, 2019), de Arlindo Fagundes, como pretexto para uma aventura de tom humano, ou de Porra...voltei! (Insónia, 2023), de Álvaro Santos, numa abordagem em que o humor agressivo se combina com uma crítica social feroz.
Agora, surge A Norte de Sul Nenhum (A Seita, 2024), em que João Mascarenhas, sobre poemas de Fernando Cabrita, constrói uma história poética, de tom esperançoso, narrada a dois tempos.

Lançamento: Erva

Penguin Random House/Iguana


11/06/2024

Maia BD 2024 - Apontamentos

O ano da afirmação


Com o ponto alto no fim-de-semana de 24 a 26 de Maio, o Maia BD continua a decorrer ou, melhor, as exposições que o integraram continuam patentes no Fórum da Maia até ao próximo dia 16.
Pretexto, desnecessário, para voltar ao temavoltar ao tema, com alguns apontamentos.

06/06/2024

Reckless #4: O fantasma em ti

Dar a volta ao leitor


Em entrevista recente, Luís Louro manifestava a sua preferência por séries porque permitem "ir conhecendo (...) as personagens de um modo mais consistente". Se essa familiaridade dos protagonistas com o leitor se torna real e possibilita uma identificação total ao ponto de antecipadamente sabermos o que nos espera e como as personagens irão actuar nas situações que terão de enfrentar, por vezes os autores gostam de dar a volta - o que só enriquece as séries e as suas galerias de protagonistas.
É o caso desta quarta entrega de Reckless em que, de repente, tudo o que dávamos por certo e seguro parece ausente, forçando-nos a entrar na história como pela primeira vez.

Lançamento: H-alt #13

H-alt

05/06/2024

História de Jerusalém

História e histórias


Por vezes o acaso faz bem as coisas e o sucesso - ou não - de uma obra fica também ligado ao momento da sua publicação. É o caso deste História de Jerusalém, edição recente da Levoir que em França foi publicada em 2022, beneficiando mais tarde do conflito em curso entre israelitas e palestinanos para chegar aos tops de venda francófonos. Mas, se a sua temática está na ordem do dia, será redutor limitar a isso o seu sucesso, pois os autores conseguem resumir quatro milénios da História da cidade, de uma forma bastante isenta, interessante e apelativa, conseguindo cativar e sustentar a atenção do leitor.

Lançamento: Quaresma, o Decifrador -A Morte de Dom João

Edição de Autor

04/06/2024

03/06/2024

O regresso de Lagaffe

Eu, preconceituoso





O ser humano é preconceituoso. Eu, pelo menos sou. Por vezes mais do que imaginava. Por isso, custou-me imenso abrir este livro. A leitura, não iludiu o espírito com que a iniciei.

Lançamento: Presas Fáceis - Abutres

Ala dos Livros


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...