25/12/2025

Lucky Luke por toda a parte?


Há nestas vinhetas, de Godard e Swolfs, um Lucky Luke (e na primeira também um Dalton) ou são os meus olhos que, influenciados por múltiplas leituras de BD, já não conseguem ver mais do que heróis de banda desenhada por toda a parte?



(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

24/12/2025

Feliz Natal

© Larcenet

As Leituras do Pedro desejam a todos os que passam por aqui, um Feliz Natal, na companhia dos que mais amam, pleno de paz, saúde e harmonia, uma boa refeição (!) e todos os livros que desejam!

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

23/12/2025

MSP 90 - Maurício de Sousa por 90 artistas

Dupla vitalidade 





A vitalidade da banda desenhada brasileira - histórias em quadrinhos… - e a vitalidade recorrente das criações de Maurício de Sousa.
Passo a desenvolver.

22/12/2025

El Diablo

Aquém






Lewis Trondheim é um dos autores mais importantes deste século e até de um pouco antes. Como co-fundador da hoje agónica e falida editora L'Association e como autor completo e/ou argumentista.

19/12/2025

Blake e Mortimer - A dupla exposição

Extremos





Comecei a leitura curioso, fui perdendo o interesse, acabei razoavelmente satisfeito.
Desenvolvo já a seguir.

17/12/2025

Anaïs Nin no mar das mentiras

A vertigem das paixões como base criativa





Diz-se que a capa de um livro é a sua porta de entrada, por isso deve ser chamativa. A de Anaïs Nin no mar das mentiras, sexto volume da colecção que a Devir dedicou a obras premiadas em Angoulême, cumpre plenamente esse propósito.

16/12/2025

Butterfly Chronicles

Novos temas, velhas questões





Nascidas em formato digital, online, em 2013, em português, inglês e japonês, as Butterfly Chronicles têm finalmente edição em papel - para mim, nada o substitui... - pela Escorpião Azul.

15/12/2025

As Leituras do Pedro - 40 anos de boas leituras - Apresentação na Livraria Exclamação

Escorpião Azul

Depois do Amadora BD e da Bedeteca (com fotos abaixo), a seguir será na Livraria Exclamação, no Porto, dia 20 de Dezembro, às 17 horas, que terá lugar nova apresentação do livro As Leituras do Pedro - 40 anos de boas leituras, uma edição da Escorpião Azul que reúne textos que escrevi em diversos locais ao longo das últimas quatro décadas.

Há mas para ler e ver já a seguir, mas fica o convite e o desejo de que passem por lá para conhecer algumas histórias por detrás destes textos

Lançamentos: Coração das Trevas + Dune 3

Relógio D'Água


11/12/2025

Astérix en Lusitanie

E agora algo completamente diferente...




Acalmada a poeira mediática, feitas juras de amor assolapadas e destilados ódios e preconceitos, é a altura para mim de voltar a Astérix na Lusitânia. Ou, melhor, a Astérix en Lusitanie, na imponente versão de luxo.

09/12/2025

A cor das coisas

Uma tragicomédia dos nossos dias




Costuma dizer-se que o importante não é a história que se conta mas sim a forma como é contada. E, em A cor das coisas, de Martin Panchaud, que a Levoir editou no recente Amadora BD, com a presença do autor em Portugal, sem dúvida o destaque é a forma como ele narra.

08/12/2025

A bela casa do lago 2

Copo meio cheio



Aceite o pressuposto que balizou o meu texto sobre o primeiro volume de A bela casa do lago - que é como quem diz, lido (com prazer) esse desafiador tomo inicial - o segundo volume apresenta-se como um passo em frente, com sucessivas revelações. Obviamente, podemos olhar para ele como um copo meio cheio ou meio vazio. A nossa sensibilidade de leitores - e as nossas expectativas - ditarão o nosso olhar.

04/12/2025

Maurício & Companhia

O(s) vário(s) Maurício(s)


Conheço (a obra de) Maurício de Sousa possivelmente desde que comecei a ler. [O meu pai, comprava para mim o Mundo de Aventuras e, para a minha irmã, a Mônica e outras revistas da Turma.]

Conheci Maurício de Sousa em 2006, quando tive oportunidade de o entrevistar aquando de uma passagem pelo Amadora BD. Descobri então o homem por detrás da obra. Uma pessoa simples e acessível, afável e de enorme simpatia, mas também um visionário e um grande empreendedor.

02/12/2025

Sou um anjo perdido

Um longo passeio pela memória


Sou um anjo perdido, em edição portuguesa da Arte de Autor, é um belo e longo passeio pela memória. Na sua origem e a terminar, pela memória, as memórias, do autor, Jordi Lafebre. A terminar, porque é no posfácio que Lafebre confessa os seus medos de infância e adolescência na sua Barcelona natal, que lhe serviram de ponto de partida para este relato que tem aquela cidade como cenário e personagem de relevo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...