AmadoraBD 2012 - Autobiografia
26Out-11Nov
23º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora 2012
Câmara Municipal da Amadora
A Festa da BD em Portugal
Entre os dias 26 de
Outubro e 11 de Novembro, o Fórum Luís de Camões, na Amadora, é o ponto de encontro
internacional da Banda Desenhada.
Fórum Luís de Camões
Núcleo Central de
Exposições
Destaques
A Autobiografia na Banda Desenhada
Exposição central
Estaremos pois dispostos a entrar nesse jogo,
a perceber o que subjaz à calma
aparência da chamada realidade das coisas,
a discernir o que envolve um eu
e o seu ensejo auto-biográfico?
Pedro Santos Maia
Da Autobiografia. Em torno
de Luigi Pirandello e Manuel Gusmão,
(…) depois de ter enviado os seus heróis para Marte
ou ter empregue até ao limite os ingredientes do romance de aventuras
para a infância,
a banda desenhada apraz-se, nos nossos dias, a colocar em cena a vida
daqueles, e mais raramente, enfim, daquelas que a produzem.
Jan Baetens
Autobiografias e bandas
desenhadas
Nota
do editor: título e edição original,
“Autobiographies et bandes dessinées” in Belphégor,
Littérature Populaire et Culture Médiatique, Vol. IV, no. 1,
2004
(disponível online; URL:
http://etc.dal.ca/belphegor/vol4_no1/articles/04_01_Baeten_autobd_fr.html).
Tradução portuguesa de Pedro Moura, autorizada pelo autor e pelo editor da
revista, Vittorio Frigerio.
Os
nossos agradecimentos a ambos.
O
tema central da 23ª edição do AmadoraBD é a Autobiografia.
Este
assunto será, devidamente, abordado no catálogo oficial do Festival e objeto de
uma exposição comissariada por Pedro Moura, no Fórum Luís de Camões, o núcleo
central do evento.
Na
exposição serão apresentadas documentos, publicações, pranchas e ilustrações
originais dos vários autores que têm trabalhado este tema e que foram
gentilmente cedidas
por
museus, galerias de arte e coleccionadores particulares.
Por
isso um agradecimento especial ao Museu de Banda Desenhada de Angoulême
(França), aos Achives Szukalski, Los Angeles (EUA), à Fantagraphics e a Bernard
Mahé (França).
A Autobiografia
por Pedro Moura
A autobiografia é um
género que no modo de expressão da banda desenhada se consolidou por volta dos anos
1960, quer nos Estados Unidos, sobretudo com os autores afectos ao movimento
dos underground comix, quer em França com pequenas experiências pelo humor
irrisório de Gotlib, Mandryka, Gire ou mesmo Jean Giraud.
Existem exemplos que
podem ser colhidos ao longo da história da banda desenhada, e no caso português
a menção de Rafael Bordalo Pinheiro não seria, como sempre, descabida. Contudo,
enquanto género próprio, ou até possibilidade de criação,
apenas emerge na
contemporaneidade. Autores como Justin Green, Robert Crumb, Aline Kominsky,
Edmond Baudoin, Carlos Giménez, Keiji Nakazawa e Harvey Pekar
são fundamentais e
influentes na abertura dessa possibilidade.
Os anos 1990, mais
uma vez nos três pólos principais da produção de banda desenhada global (França,
Estados Unidos e Japão) marcariam uma viragem e exposição substancial: aí
poderíamos destacar nomes tais como Seth, Chester Brown, David B., Julie
Doucet, Jean-Christophe Menu, James Kochalka, Fabrice Neaud, Debbie Drechsler,
Howard Cruse, Marjane Satrapi, Craig Thompson, Alison Bechdel,
entre tantas outras
possíveis referências num universo muito alargado.
Portugal, por todas
as vicissitudes e especificidades da sua história particular da banda
desenhada, tem uma presença no campo da autobiografia mais tímida, mas não
seria errado pensar nos nomes de Fernando Relvas, Alice Geirinhas e Ana
Cortesão nesse balanço. Mais recentemente, autores como Marcos Farrajota e
Marco Mendes
exploram esse
território de um modo explícito e criativo.
Tendo em conta que a
história da banda desenhada, sobretudo no século XX, foi ocupada sobretudo por
géneros infanto-juvenis e associados a géneros fantasiosos, escapistas ou
delimitados por regras de expectativas mercantis, a autobiografia foi um dos
géneros que mais e melhor contribui para uma sua abertura e desenvolvimento
cultural.
Quer dizer, a
paulatina mas assegurada consolidação da banda desenhada como uma arte ou modo
de expressão passível de ser empregue para quaisquer fins, narrativos,
artísticos, estilísticos, políticos ou filosóficos, que sejam desejados pelos
autores, encontrou nesse género em particular uma das vias de expansão. É aí
que encontramos um contributo decisivo para o aparecimento de editoras
alternativas dedicadas à produção não apenas de revistas mas de livros (a
canadiana Drawn & Quarterly e a francesa L'Association poderão servir de
exemplos maiores), e que influenciariam igualmente editoras mais tradicionais,
assim como é graças a esses novos autores e essas obras que a banda desenhada
ganha um espaço mais digno e crítico na recepção crítica cultural, levando
mesmo à sua inclusão em prémios literários prestigiados, bolsas de
desenvolvimento artístico, residências, convites aos autores para participarem
em encontros transdisciplinares, já para não falar do enorme ímpeto que deram
aos estudos académicos de banda desenhada.
A mostra que o
AmadoraBD agora leva a cabo tentará fazer um retrato do desenvolvimento deste
género, dar conta da sua diversidade interna, revisitar alguns dos seus nomes
principais e revelar alguns dos novos artistas. Sendo um dos principais campos
da banda desenhada contemporânea, o Festival apresenta assim, a um só tempo, um
balanço do que se passou e um relançar das questões para o futuro.
Spiderman
O Homem Aranha faz 50
Anos e a capital da Banda Desenhada recebe mais um super-herói
e seus amigos. Uma
exposição que não vai querer perder.
Co-produção: Marvel,
Fundação Franco Fossati e Museo del Fumetto, dell’illustrazione
e dell’immagine
animata, Milão.
Paulo Monteiro
AUTOR DA ILUSTRAÇÃO
ORIGINAL DO AMADORABD
O autor de O Amor Infinito que te Tenho premiado em 2011 com o troféu Melhor Álbum Português do
AmadoraBD foi o convidado do Festival para criar a ilustração original que
serve de base à imagem global da edição deste ano.
Paulo Monteiro é
assim o autor em destaque do 23º AmadoraBD 2012 com uma exposição sobre a sua
obra e sobretudo com álbum vencedor do troféu.
Para que fique a
conhecê-lo melhor aqui fica uma breve biografia.
BIOGRAFIA
Paulo Monteiro nasceu
em Vila Nova de Gaia em 1967. A partir dos 13 anos começou a ilustrar fanzines
de poesia, cartazes e murais. Depois de desistir da admissão às Belas-Artes,
matriculou-se em Letras, na Universidade de Lisboa, em 1987. Durante esse
período estudou Pintura e Cenografia para Teatro. Quando se licenciou, em 1991,
foi viver para Beja, onde ainda vive. Tem um filho: Manuel.
Teve (e tem)
interesses e actividades muito diferentes: trabalhou nas vindimas, passou
filmes de Buster Keaton e Charlot de terra em terra, escreveu para a rádio e
para os jornais, trabalhou no Cais Marítimo de Alcântara, compôs músicas, tocou
guitarra em lares, foi professor de Geografia e Ciências da Natureza, fez
cenários e figurinos para teatro, fez teatro de sombras chinesas e teatro de
fantoches, participou em escavações arqueológicas, etc., etc. Também fez a
curadoria de dezenas de exposições de escultura, ilustração, pintura antiga e
contemporânea, etc.
Escreveu e publicou
três fanzines de poesia: Poemas (1988), Poemas a andar de carro (2003) e Poemas
Japoneses (2005).
Viaja regularmente
pelo Sul de Portugal visitando escolas em pequenas vilas e cidades para falar
de banda desenhada.
Desde 2005 que faz a
direcção da Bedeteca de Beja e do Festival Internacional de Banda Desenhada de
Beja, por onde têm passado alguns dos mais excitantes autores de banda
desenhada da actualidade como Craig Thompson, Dave McKean, David B., Gipi,
Lorenzo Mattotti ou Miguelanxo Prado, entre muitos outros.
Foi também a partir
de 2005 que se começou a dedicar essencialmente à banda desenhada, como autor…
A partir dessa altura
publicou várias bandas desenhadas curtas em Portugal, no Brasil, na Colômbia e
em Espanha. Realizou e participou em várias exposições de banda desenhada,
essencialmente em Portugal, mas também no Brasil, Espanha, França, Itália e
Roménia.
O seu primeiro livro,
O Amor Infinito que te tenho, publicado pela Polvo em 2010, ganhou o Prémio
Melhor Álbum Português Amadora BD 2011, e o Prémio Melhor Publicação
Independente Central Comics 2011.
O Amor Infinito que
te tenho será publicado em 2013 pela Blank Slate Books, no Reino Unido e na
Irlanda, pela Balão Editorial, no Brasil, e pela Timof, na Polónia.
Neste momento
encontra-se a trabalhar no segundo livro, que deverá estar concluído no final
de 2015.
Ricardo Cabral
O livro Newborn 10
Dias no Kosovo,
que conquistou o
troféu para Melhor Desenho de Álbum Português, em 2011,
será o ponto de
partida para esta exposição que apresenta o processo criativo
deste livro e uma
retrospetiva da sua obra.
Ana Afonso
Uma nova geração de
autores portugueses, com trabalhos publicados em Portugal
e no Estrangeiro,
espera por si no Fórum Luís de Camões. Apareça.
Cyril Pedrosa
O álbum Portugal
deste autor com ascendência portuguesa foi prémio FNAC em França.
O lançamento da obra
em português,
com a chancela das
Edições ASA/Leya terá lugar no AmadoraBD.
A primeira vez que
Pedrosa visitou o país de seus pais foi em 2006 a convite de Luís Beira,
Director do Salão de
BD da Sobreda da Caparica.
Mais tarde, e já em
fase de produção do álbum “Portugal”,
o autor fez parte
importante da sua pesquisa sobre BD portuguesa no CNBDI.
Em França Portugal
foi prémio FNAC e no AmadoraBD será lançada a versão portuguesa, com a chancela
das Edições ASA.
O autor estará presente
nos dias 26 e 27 de Outubro.
Victor Mesquita
Eternus 9
Um dos decanos da BD
Portuguesa, Victor Mesquita, viu o seu álbum Eternus 9 A Cidade dos Espelhos ser premiado
em 2011 com o troféu Melhor Argumento de Álbum Português.
Em exposição estará,
naturalmente, este seu último trabalho assim como o anterior
Eternus 9 Um Filho do
Cosmos.
Distando 30 anos
entre os 2 álbuns,
esta mostra permite
ver como se mantém a identidade de uma série
com métodos de
trabalho completamente diferentes.
Ana Afonso
O Lobo Prateado
A Melhor Ilustração
de Livro Infantil de Autor Português, foi atribuída a O Lobo Prateado, de Ana Afonso com texto
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Ana Afonso tem um
currículo artístico onde se incluem o desenho, a ilustração, a pintura e a
gravura e é um pouco de todos estes trabalhos que será possível conhecer nesta
exposição.
José Carlos Fernandes
Agencia de Viages
Lemming
Premiado com o troféu
Melhor Álbum de BD de Autor Português Editado no Estrangeiro,
A Agencia de Viages
Lemming é um exemplo notável de talento e versatilidade,
uma inspiração nascida
em plena silly season.
Feita para alegrar o
Verão de um jornal,
libertou-se das
amarras do calor e condensou em livro.
As suas portas estão
agora abertas a todos os que através dela
quiserem continuar a
viajar, pela vida fora.
Infante Portugal
Deriva de um fascínio
pessoal de José de Matos-Cruz pelas histórias em quadradinhos que, liado ao
apelo da escrita acabou por gerar um universo múltiplo e peculiar.
Conjugando fenómenos lúdicos
e fantasistas com matrizes heróicas e simbólicas
da qual se evidencia
uma alusão crítica e irónica à sociedade vulnerável mas global.
Participam neste
projecto um conjunto tão vasto quanto
diverso de
ilustradores e desenhadores de BD.
ZEP
Titeuf e Happy Sex
É um autor suiço, de
seu nome Philippe Chapuis. Como apaixonado que é pela música em geral e o rock
em particular, adoptou o seu nome artistico em homenagem à banda Led Zeppelin.
No AmadoraBD apresenta-se no com duas das suas obras mais emblemáticas Titeuf,
dedicado aos mais jovens e Happy Sex para um público adulto.
Ano Editorial Português
Apresentação de todas
as edições de banda desenhada de autores portugueses em 2012
AmadoraBD Júnior
Sábados e Domingos de
manhã, no Fórum Luís de Camões.
Oficinas
Pinturas Faciais
É só escolher a
pintura que mais gostas e o resto fica por nossa conta.
Todos os produtos são
adequados e anti-alérgicos.
Modelagem de Balões
De todos os tamanhos
e feitios em forma de flores, espadas, cães, chapéus, corações…
para distribuir às
crianças.
Cinema de Animação
Vem conhecer e
experimentar os jogos ópticos e as técnicas do cinema de animação.
Vais ver como é
divertido fazer um filme.
Música Digital
Para criar os sons
dos filmes de animação.
Com recurso a um
computador e aparelhos electrónicos, os mais novos podem compor a música que
dará vida aos filmes.
Oficina de Origami
A partir de uma folha
de papel podes criar as figuras que quiseres.
Vem conhecer o
origami, uma arte ancestral japonesa.
Fórum Luís de Camões
Núcleo Central de
Exposições
Rua Luís Vaz de
Camões – Brandoa — T (+351) 214 948 642
Coord GPS: LAT 38°45’52.84”N / LONG
9°12’49.60”O
Seg a Qui, Dom e
Feriado — 10:00h-20:00
Sex e Sab —
10:00-23:00
Autores Nacionais e
Estrangeiros
Sessões de Autógrafos
Exposições
Debates e Colóquios
Feira do Livro
Novidades Editoriais
Espectáculos Musicais
Animação Infantil
O Festival pela Cidade
Para além do núcleo
central do AmadoraBD, no Fórum Luís de Camões, existem outros espaços
expositivos na Amadora e que são de acesso gratuito.
— Na Amadora
Maria João Worm
Prémio Nacional de Ilustração 2011
Constelations
Os dez anos da Maison des Auteurs, em Angoulême
Casa Roque Gameiro
Largo 1º de Dezembro
54 — Venteira — T (+351) 214 369 058
Seg a Sab 10:00-12:30
e 14:00-17:30 / Encerrado Dom e Feriados.
A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto
Centro Nacional de
Banda Desenhada e Imagem
Av. do Brasil 52 A —
Falagueira — T (+351) 214 369 057
Seg a Sex —
9:30-12:30 e 14:00-18:00 / Sab e Dom — 14:00-19:00
A Pintura de Vitor Mesquita
Galeria Municipal
Artur Bual
Av. MFA – Edifício
dos Paços do Concelho — Mina — T (+351) 214 369 059
Ter a Sex —
10:00-12:30 e 14:00-18:00 / Sab, Dom e Feriados 15:00-18:00
Amadora Cartoon
Recreios da Amadora
Av. Santos Matos 2 —
Venteira — T (+351) 214 927 315
Ter a Dom —
14:00-17:30 / Encerrado Seg
— Em Lisboa
Comic-Transfer
UrbanSketches Till Laßmann e Ricardo Cabral
ORG: Goethe Institute
Campo dos Mártires da
Pátria 37 — 1169-016 Lisboa — T (+ 351) 218 824 510
BDs Autobiográficas Francesas
Cyril Pedrosa e Mathieu Sapin
Instituto Francês em
Portugal
Avenida Luís Bívar 91
— 1050-143 Lisboa — T (+ 351) 213 111 400
Intervenções de grafiters e artistas de BD Amadora e Lisboa
Galeria de Arte
Urbana da C. M. Lisboa
(Texto da responsabilidade
da organização)