05/02/2011

Selos & Quadradinhos (22)

Stamps & Comics / Timbres & BD (22)
Tema/subject/sujet: 200 anos do nascimento de Rudolphe Töpffer / 200 years of the birth of Rudolphe Töpffer / 200 ans de la naissance de Rudolphe Töpffer - Les Amours de M. Vieux Bois
País/country/pays: Suiça, Switzerland, Suisse
Data de Emissão/Date of issue/date d'émission: 1999

04/02/2011

Tif et Tondu

#2 – Sur la piste du crime
Les Intégrales Dupuis
Tillieux (argumento)
Will (desenho)
Dupuis (Bélgica, Setembro de 2007)
218 x 286 mm, 160 p., cor, cartonado, 19,95 €

Resumo
Segundo tomo da reedição integral temática de Tif et Tondu, reúne os primeiros álbuns que tiveram argumento de Maurice Tillieux, “L’ombre sans Corps” (1968/69), “Contre le Cobra” (1969/1970) e “Le Roc Maudit” (1970/71), respectivamente os 16º, 17º e 18º da cronologia da série, e também a história curta “À 33 pas du mystère” (1970).

Desenvolvimento
Entre as histórias do primeiro integral e estas transcorreram cerca de 15 anos e mais 10 álbuns, mas a verdade é que a grande diferença entre umas e outras é a mudança de argumentista.
Depois de Rosy ter tutelado os dois heróis, Tondu, o barbudo, e Tif, o calvo, levando-os para aventuras de tom cada vez mais fantástico, resolveu abandonar a banda desenhada, sendo substituído na escrita das histórias por Tillieux, autor – entre muitos outros – do notável Gil Jourdan.
E a mudança fez-se notar de imediato, com os heróis a voltarem aos relatos de carácter policial, com um pouco de mistério à mistura. Dessa forma fez crescer de novo o interesse (e a qualidade da série), sendo as três narrativas agora reunidas, excelentes exemplos do melhor que a revista Spirou publicou na época.
Assim, “L’Ombre sans corps”, leva Tif e Tondu até Londres, numa visita ao seu amigo inspector Ficshusset, da Scotland Yard, acabando envolvidos na descoberta de um misterioso ser, invisível e de força sobre-humana, votado a vingar-se em nome de um bandido morto por Ficshusset. Embora a explicação do fenómeno seja algo ingénua – se encarada à luz dos nossos dias – a verdade é que Tillieux mantém o leitor cheio de curiosidade ao longo de quase toda a história, doseando bem a acção e o mistério envolvidos.
Quanto a “Contre le Cobra”, marca a estreia da bela condessa Amélie d’Yeu, aliás Kiki, que será depois presença recorrente, transformando num trio o duo de protagonistas. Nesta primeira aparição, ela é o motor da acção, enquanto possuidora de um castelo, aparentemente assombrado, para o qual convida Tif e Tondu. As coisas precipitam-se e quando os heróis acordam estão a centenas de quilómetros do castelo, dentro de um carro que acaba de mergulhar no mar. Nesta história, ao contrário da anterior, a acção tem predominância sobre o suspense, mas o conjunto está bem imaginado.
Finalmente, “Le Roc Maudit”, apesar da forma algo forçada como o episódio inicial é encaixado na explicação final, é um belo exemplo de um policial passado em local fechado, no caso um farol isolado no meio do mar, onde as mortes se sucedem. Mais uma vez, Tillieux vai semeando as pistas ao longo do relato, permitindo ao leitor descobri-las – e interpretá-las – ao mesmo tempo que os heróis de papel.
Uma palavra final para o trabalho gráfico de Will, numa linha clara de traço arredondado, com destaque para a concepção das pranchas pela legibilidade e dinamismo que apresentam.

A reter
- Mais uma bela edição integral.
- O dossier inicial, profusamente ilustrado, que se debruça em especial sobre o trabalho de Tillieux na série.
- A qualidade das três histórias longas apresentadas.

Menos conseguido
- A obrigação de esperar pelo final desta reedição temática, para poder fazer uma leitura cronológica da série e perceber melhor a sua evolução.

Curiosidades
- Este volume reúne duas das quatro aventuras de Tif e Tondu publicadas em Portugal: “Contra o Cobra”, publicada pela primeira vez em 1979 na revista “Spirou” (2ª série) e depois no “Jornal da BD” (1984); “O Rochedo Maldito”, que ficou incompleta no “Jacaré” (1974) e na “Spirou” (2ª série), sendo finalmente publicada na íntegra no “Jornal da BD”.
- Antes disso, Tif e Tondu tinham feito a sua estreia no “Cavaleiro Andante” #540, de 5 de Maio de 1962, com “A Bomba” (informação do site BDNostalgia que não consegui confirmar na prática), tendo também passado pela “Spirou” (1ª série) em “A Matéria Verde” (1971), depois também republicada no “Jornal da BD” (1985).

03/02/2011

Quim e Manecas 1915-1918

Stuart Carvalhais (argumento e desenho)
João Paulo de Paiva Boléo (organização, introdução e glossário)
Tinta da China (Portugal, Dezembro de 2010)
245x305 mm,

232 p., cor, cartonado, 44,00€

Resumo
Na sequência da exposição que esteve patente no 21º Amadora BD 2010 e ainda integrada na comemoração dos 100 anos da República em Outubro último, foi editado este volume que reúne cerca de duas centenas de pranchas com as aventuras e traquinices de dois miúdos lisboetas, sem dúvida os primeiros verdadeiros heróis da BD nacional, que foram animados por Stuart Carvalhais entre 1915 e 1918, nas páginas d’O Século Cómico.
Da responsabilidade da Tinta-da-China, esta edição cartonada de grande formato, tem prefácio e coordenação de João Paulo Paiva Boléo, um dos maiores especialistas em BD portuguesa.

Desenvolvimento
Ler clássicos – para mais “tão” clássicos como Quim e Manecas – tem sempre um risco associado: sendo hoje a concepção da banda desenhada (bem) diferente da que existia à data da sua publicação – há quase um século…! – as marcas deixadas pelo tempo podem tornar (algo) penosa a leitura, desmotivando mesmo quem busque apenas uma fruição imediata e não a descoberta dos “antepassados” dos heróis que agora admira ou os primeiros passos da arte que combina texto e ilustração.
Serve este longo intróito, apenas, para dizer que esse não é o caso de Quim e Manecas que, tendo obviamente (algumas d)as marcas da época em que foram criados, mantêm uma frescura, uma legibilidade, um humor e um espírito que permitem uma leitura francamente agradável nos nossos dias.
Essa é, aliás, a razão para este texto só surgir agora aqui, em As Leituras do Pedro, pois este volume obrigou-me a uma leitura (e releituras) atenta(s) e compassada(s), com múltiplos avanços e recuos, para poder desfrutar dele o mais possível.
Por isso, também, o meu agradecimento ao João Paulo Paiva Boléo, pela selecção e organização do seu conteúdo, pelo glossário, que ajuda a situar na época e a compreender referências e alfinetadas, e pela magnífica e completa introdução, recheada de pequenas (e grandes) chamadas de atenção para pormenores (e “pormaiores).
Dito isto, entremos na banda desenhada propriamente dita, geralmente mais conhecida como a história de dois traquinas amantes de partidas ao próximo, mas que vai muito além disso. Porque se aquela faceta é a que predomina de início (sendo retomada a espaços), rapidamente Quim e Manecas – umas vezes irmãos, outras primos – se transformam em heróis, nacionais e internacionais, combatendo criminosos, participando na Primeira Guerra Mundial (com resultados espantosos!) contra os alemães. Para isso demonstram grande inventividade (criando engenhocas e máquinas espantosas), muita coragem, enorme sangue-frio mesmo nas situações mais delicadas e uma total falta de compaixão pelo inimigo, enxovalhado sempre que a oportunidade surge ou, quando necessário, reduzido a “trapos imundos, ossos, terra, cinza e nada”.
O que, na prática, (também) vem contrariar a ideia de que Quim e Manecas eram essencialmente uma banda desenhada infantil, pois este tipo de atitudes bem como uma amputação a sangue frio (!) feita por Manecas ao irmão a aprticipação na guerra em curso ou os trocadilhos em torno da gripe “hespanhola” e das “hespanholas” de carne e osso apropriavam-nas bem mais para adultos. O mesmo se passando, aliás, com os textos em que abundam referências a personalidades da época, críticas às políticas vigentes ou reparos ao estado do país em geral que, de certeza, passariam ao lado dos mais novos, numa colagem à actualidade que raramente a banda desenhada consegue, mesmo nos nossos dias.
O que, no entanto, não contradiz a ideia de que os mais novos poderiam desfrutar de igual modo das bandas desenhadas de Stuart cujo legibilidade e expressividade do traço, ritmo, dinâmica e modernidade continuam a espantar.
Isto é verdade em especial nas primeiras três dezenas de pranchas, cujo texto surgia integralmente em balões, numa altura em que estes eram quase uns ilustres desconhecidos. Depois, seriam substituídos por texto descritivo e alguns diálogos sob as vinhetas, o que retirou ritmo à leitura e dinâmica à composição das pranchas que mesmo assim, nalguns casos, funcionariam melhor sem qualquer texto escrito. É verdade que posso até concordar com J. P. P. Boléo quando escreve que, “literariamente” a obra ficou a ganhar e que estes textos são mais ricos e expressivos do que os iniciais, mas vendo Quim e Manecas sob o prisma deformador da minha actual cultura aos quadradinhos, assente em obras e autores que na altura nem sequer eram nascidos, não posso deixar de preferir a forma das primeiras peripécias dos dois miúdos lisboetas. O que só vem provar, mais uma vez, se tal fosse necessário, a modernidade da obra de Stuart.

A reter
- Se tenho elogiado diversas vezes neste blog algumas edições integrais, especialmente francófonas, é de toda a justiça fazer o mesmo em relação a esta edição da Tinta-da-China. Desde logo pela sua qualidade gráfica e editorial, com um único senão: a capa deveria ter mais consistência, pois tende a abaular ligeiramente com o tempo…
- Depois, claro, pela importância da obra recuperada, um clássico com quase 100 anos Legível, divertido, mordaz, moderno…
- …sobre o qual muito bem escreve (como é seu timbre…) João Paulo Paiva Boléo, no excelente ensaio que nos introduz às pranchas de Stuart.
- Falta algo para roçar a perfeição? À parte alguns pormenores de somenos importância, o anúncio de um segundo volume, com as restantes aventuras do Quim e do Manecas…!

Curiosidade
- Quim e Manecas foram escuteiros uma década antes de Totor, foram ao País dos Sovietes uma década antes de Tintin…

- Quim e Manecas protagonizaram um dos selos de correio da emissão filatélica "Heróis Portugueses de Banda Desenhada".

02/02/2011

As Melhores Leituras de Janeiro

Coeur de glace (Dargaud), de Marie Pommepuy (argumento) e Patrick Pion (desenho)

O Grupo do Leão (Museu do Chiado), de Rui Zink (argumento) e António Jorge Gonçalves (desenho)


O Oeste segundo Civitelli (Mythos Editora)


Onírica (Glénat Ediciones), de Beroy


Spaguetti - Intégrale #1 (Le Lombard), de René Goscinny (argumento) e Dino Attanasio (argumento e desenho)

Tintin – A Orelha Quebrada, A Ilha Negra, O Ceptro de Ottokar (ASA), de Hergé

Under Siege - Primeiro encontro (Seed Studios), de Filipe Pina (argumento) e Filipe Andrade (desenho)

01/02/2011

Grande Prémio de Angoulême para Art Spiegelman

Concluída no passado domingo, a 38ª edição do Festival de Banda Desenhada de Angoulême, França, distinguiu o norte-americano Art Spiegelman com o Grande Prémio, pelo conjunto da sua obra, reconhecendo em especial o seu contributo para o reconhecimento da BD de autor.
Nascido na Suécia, a 15 de Fevereiro de 1948, Spiegelman começou nos quadradinhos no movimento underground norte-americano das décadas de 60 e 70, sendo fundador da revista Raw.
Em 1986 publicou “Maus I – A história de um sobrevivente” (que tem edição portuguesa da Difel), uma obra autobiográfica em que aborda o mau relacionamento com o pai a par da experiência deste como prisioneiro do campo de concentração de Auschewitz, durante a II Guerra Mundial, utilizando animais como personagens. Cinco anos mais tarde, “Maus II – E Assim começaram os meus problemas”, valeu-lhe uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e um Prémio Pulitzer especial, em 1992.
Autor interveniente e crítico, Spigelman, considerado pela “Times” um dos americanos mais influentes de 2005, trabalhou para a revista The New Yorker, de onde saiu após o 11 de Setembro, em protesto contra “o conformismo dos media americanos”. Da sua bibliografia constam também obras como “In The Shadows of no Tower”, sobre o atentado às Torres Gémeas, e “Breakdowns”, entre experimentalismo gráfico e a necessidade de não deixar apagar as memórias dos seis milhões de judeus assassinados pelos nazis.

Quanto ao restante palmarés do festival, este ano bastante eclético, eis as obras distinguidas:

- Fauve d’Angoulême - Prix du Meilleur Album: Cinq mille kilomètres par seconde, de Manuele Fior (Atrabile)

- Fauve d’Angoulême - Prix Spécial du Jury: Asterios Polyp, de David Mazzucchelli (Casterman)

- Fauve d’Angoulême - Prix de la série: Il était une fois en France T4, de Fabien Nury et Sylvain Vallée (Glénat)

- Fauve d’Angoulême – Prix Révélation, ex-aequo: La Parenthèse, d’Élodie Durand (Delcourt) et Trop n’est pas assez, de Ulli Lust* (Editions çà et là)

- Fauve d’Angoulême – Prix Regards sur le Monde: Gaza 1956, en marge de l’histoire, de Joe Sacco (Futuropolis)

- Fauve d’Angoulême – Prix de l’Audace: Les Noceurs, de Brecht Evens (Acte Sud BD)

- Fauve d’Angoulême – Prix Intergénerations: Pluto, de Naoki Urasawa d’après Osamu Tezuka (Kana)

- Fauve d’Angoulême – Prix du Patrimoine: Bab-el-mandeb, d’Attilio Micheluzzi (Editions Mosquito)

- Fauve d’Angoulême – Prix du Public Fnac-SNCF: Le Bleu est une couleur chaude, de Julie Maroh (Glénat)

- Fauve d’Angoulême – Prix Jeunesse: Les Chronokids T3, de Zep, Stan & Vince (Glénat)

- Fauve d’Angoulême – Prix de la Bande Dessinée Alternative: L’Arbitraire (Volume 9)

* Autora já publicada no fanzine Gambuzine

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 1 de Fevereiro de 2011)

31/01/2011

J. Kendall #69/#70





Giancarlo Berardi, Maurizio Montero (argumento)
Laura Zuccheri (desenho)
Mythos Editora (Brasil, Agosto e Setembro de 2010) 
135 x 178 mm, 132 p., pb, brochado, mensal, 4,00 € 

Resumo Julia Kendall desloca-se à pequena cidade de Wylmeth, no Texas, por motivos que só mais tarde nos serão relatados, sendo recebida com desconfiança e pouca hospitalidade pelos habitantes locais. Começa assim mais uma delicada investigação da criminóloga, que a levará a enfrentar situações limite que nunca viveu.

30/01/2011

Selos & Quadradinhos (21)

Stamps & Comics / Timbres & BD (21)

Tema/subject/sujet: O 3º Milénio / The 3th Millennium / Le 3e Millenaire
Autor/author/auteur: Jean-Claude Mezières
País/country/pays: Terras Austrais e Antárcticas Francesas / French Southern and Antarctic Lands / Terres Australes et Antarctiques Françaises
Data de Emissão/Date of issue/date d'émission: 2000

29/01/2011

Zaneta Jasaityte na Mundo Fantasma

Data: 29 de Janeiro a 6 de Março de 2011
Local: Galeria Mundo Fantasma, loja 510, Centro Comercial Brasília, Porto
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 20h: Domingo das 15h às 19h


A galeria Mundo Fantasma inaugura hoje às 17 horas, a sua primeira exposição de 2011. Intitulada The True Story of Dite, é composta por ilustrações originais da lituana Zaneta Jasaityte, que estará presente na inauguração e teve participação activa na sua concepção.
Possuindo um Mestrado em Artes Plásticas da Universidade da sua cidade natal, depois de uma passagem pela ESAD - Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, ao abrigo do programa Erasmus, Jasaityte revela nos seus trabalhos um experimentalismo e uma multidisciplinaridade que reflectem o seu interesse por diversas áreas como moda, pintura, design, fotografia ou ilustração.
Para além da parti-cipação em exposições colectivas e individuais na Lituânia, Polónia, Alemanha, Portugal, Grã-Bretanha, Itália, Eslováquia, França, Hungria, Áustria, Espanha, e tendo algumas das suas obras sido integradas no espólio de colecções institucionais e privadas desses países, a artista lituana tem visto trabalhos seus publicados em revistas como a brasileira Zupi, a espanhola Index Books ou a portuguesa Search.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 29 de Janeiro de 2011)

28/01/2011

Au Nom du Fils (Ciudad Perdida)

Première Partie
Serge Perrotin (argumento)
Clément Belin (desenho)
Futuropolis (França, 5 de Janeiro de 2011)
215 x 290 mm, 48 p., cor, cartonado, 15,00 €

Resumo
Trabalhador num estaleiro naval, Michel Garandeau ouve na rádio a notícia de que uma das organizações terroristas da Colômbia acaba de raptar um grupo de turistas ocasionais. Exactamente na zona onde o seu filho Étienne esteva…
Chegado a casa, o cerco (o circo…) montado pelos media dá razão aos seus piores temores. E, face aos parcos esclarecimentos do Ministérios dos Assuntos Estrangeiros, decide deixar tudo e partir à procura do seu filho.

Desenvolvimento
Mas desenganem-se desde já aqueles que adivinham no resumo que atrás ficou escrito uma grande aventura no melhor estilo franco belga, a la Greg ou a la Charlier. Apesar do resumo poder dar essa ideia, este é antes de mais um relato humano, até intimista. Sobre amor paternal, laços familiares, sentimentos, a própria concepção do mundo (do mundo de Garandeau, pelo menos…).
Desde logo, porque Garandeau não é um aventureiro de chapéu à cowboy na cabeça e chicote ou pistola à cinta, é sim um homem simples, que nunca se afastou mais de umas (poucas) dezenas de quilómetros da sua cidade natal, nunca andou de avião e não fala línguas estrangeiras. Um homem de trabalho, com uma vida dedicada ao estaleiro onde passa os dias e à família (a mulher, o filho, Étienne), que por isso, também por isso, não pode deixar de atender ao apelo urgente que sente dentro de si de deixar tudo e partir em busca do filho.
Mesmo que, nunca tenha compreendido o desejo de viajar de Étienne, agora com 23 anos - que facilmente se percebe ser o seu) que, após concluir os estudos feitos em paralelo com o seu trabalho no estaleiro, decidiu gastar os cinco anos de salário recebidos num longo périplo de um ano pelas terras da América do Sul com que sonha desde a infância, desde a(s muitas re) leitura(s) de… «Tintin no Templo do Sol».
Parte, apesar da (ou devido à?) pressão dos media, sempre ávidos de situações trágicas e pungentes, que rejeita; parte, principalmente, porque compreende ocas e vazias as falinhas mansas e lindas palavras que as autoridades francesas lhe dizem.
Por tudo isso, ainda, Garandeau parte sozinho, entregue a si próprio – à sua ignorância, à sua simplicidade, à sua crença nos outros (e são vários aqueles que o vão ajudar no início – quase tantos quantos os que se vão aproveitar dele…) – narrando nas notas que vai escrevendo, à mulher e a nós, leitores, o que lhe vai acontecendo, as situações por que vai passando. De forma simples, às vezes ingénua, às vezes ele próprio não compreendo (toda a dimensão, todas as razões, todas as implicações do que lhe acontece).
Nessa busca, sem dúvida dolorosa, também iniciática, vai descobrindo um mundo diferente que desconhecia (até existir), percebendo um pouco - percebendo aos poucos - o que moveu o seu filho, as razões da sua ida, da sua viagem. Na sua peugada, percorre os mesmos caminhos, cruza-se com algumas das mesmas pessoas, estabelece aos poucos o seu itinerário, ansiando estar assim a aproximar-se de Étienne.
Ao longo dessa busca, vai questionando tudo : a si próprio, a educação que deu ao filho, como se relacionou come ele, a forma (limitada) como viu sempre o mundo… Um pouco à deriva, à medida da mudança dos sentimentos que vai experimentando: medo, desespero, angústia, cólera, desânimo, culpabilidade, respeito, força, crença, perseverança…
No final deste primeiro tomo, a meio do díptico previsto, não sabe ainda o destino filho – tão pouco, sequer, se ainda está vivo… -, não sabe ainda – possivelmente nem nisso pensou – como o vai encontrar, onde o vai encontrar, se o vai encontrar, como o vai recuperar…
Mas os autores, com um relato sentido, emotivo e credível, com textos equilibrados e contidos – que mais do que expor levam o leitor a intuir. Muitas vezes questionando-se a si próprios… - já conquistaram os leitores, já os fizeram partilhar a dor com aquele pai, já os encheram de simpatia pela sua busca algo louca, algo ingénua.
O traço de Belin, submetido ao omnipresente verde da selva colombiana, algo agreste, por vezes próximo do caderno de viagens, se é verdade que não deslumbra, é de uma grande legibilidade, funciona muito bem no conjunto das pranchas, acabando por se tornar agradável no conjunto e é suficientemente expressivo para nos mostrar, nos fazer sentir o que sente – vai sentindo – Garondeau.

A reter
- A força e a emoção contida que emanam do relato.
- A sua originalidade.

Menos conseguido
- Este é o tipo de obra que dá vontade de ler de uma só vez, num só livro, que custa ter que aguardar alguns meses (ou mais) pela sua conclusão…

27/01/2011

Angoulême 2011

Começa hoje, decorrendo até domingo, a 38ª edição do Festival de Banda Desenhada de Angoulême, o mais importante evento europeu do género, ultrapassadas que foram algumas dificuldades relacionadas com o seu financiamento.
O evento - uma experiência obrigatória e única para quem gosta de banda desenhada - vai decorrer sob a égide de Baru, galardoado com o Grande Prémio no ano transacto, cuja obra será objecto de uma mostra antológica. Do seu vasto programa de exposições salientam-se ainda “Parodies”, que aborda a forma como a BD tem parodiado artes como a pintura, a literatura ou o cinema, “Génération Spontanée”, que apresenta a nova geração de autores belgas e “Peanuts, 60 anos”, com uma montagem lúdica a apelar a visitas familiares.
A programação do Festival (que pode ser consultada na íntegra aqui), que durante quatro dias duplica a população da cidade, transformando-a numa imensa festa dos quadradinhos, inclui encontros com autores, concertos musicais, um ciclo de Cinema e BD e diversas outras exposições, de todos os géneros e para todas as idades, espalhadas pelos locais tradicionais e também por outros mais improváveis, como cafés e hotéis.
Quanto à presença portuguesa, que em anos recentes tem sido relevante com vários autores a rumarem a Angoulême para apresentarem os seus portefólios aos editores, este ano deverá estar reduzida à editora independente El Pep, que mais uma vez terá um stand no espaço dedicado à BD alternativa, onde apresentará as suas edições mais recentes: os colectivos “Setan Seitan Scum” e “The Lisbon Studio Mag #2”, “Março Anormal”, de Tércio de Vina, e “Mocifão, dia a dia com azia”, de Nuno Duarte. Este último estará presente em Angoulême, bem como Miguel Falcato e o editor Pepedelrey.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 27 de Janeiro de 2011)

500

Esta é a quingentésima (!) mensagem que coloco neste blog.
Ao longo de quase 2 anos - 21 meses, 619 dias - sucederam-se aqui (diversas) centenas de livros e revistas, dezenas de exposições, algumas entrevistas, alguns desabafos. Uns textos mais inspirados que outros (sem dúvida), uns mais motivadores que outros também (para quem escreve, para quem lê).
Ao longo deste tempo tentei partilhar aqui a paixão pelos quadradinhos que tenho desde a infância e que há muitos anos me move. Como estímulo, tenho quase uma centena de seguidores e (bastantes) mais visitas diárias. Gostaria, é verdade, de ter mais reacções (mais comentários) de quem me lê, mas, confesso, que também falho (muito) neste aspecto quando visito outros blogs.
Ao longo destes 21 meses, As Leituras do Pedro tornaram-se para mim um (agradável) vício diário, obrigando-me a ser um leitor mais atento e a regrar e disciplinar a minha escrita.
Quanto a esta nota serve apenas para dizer que As (minhas) Leituras do Pedro vão continuar, com as inflexões e reflexões que os livros me inspirarem.

26/01/2011

Terceto Fantástico

O Quarteto Fantástico, o mais conhecido super-grupo da banda desenhada, acaba de perder um dos seus membros, mais exactamente Johnny Storm, o Tocha Humana.
A morte, há muito anunciada pela Marvel que fez dela um acontecimento mediático, aconteceu na revista Fantastic Four #587, ontem posta à venda nos EUA. A edição, que chegará no final do mês às lojas especializadas nacionais, onde as encomendas têm sido superiores ao habitual, foi posta à venda um dia mais cedo do que o previsto, dentro de um saco plástico preto, para que ninguém pudesse antecipar qual dos elementos do Quarteto iria falecer. Isso não impediu que a editora, que já garantira que não haverá reimpressões deste número, desvendasse o segredo aos principais órgãos de informação dos Estados Unidos, que ontem deram destaque ao acontecimento.
Criado em 1961 – completará 40 anos em Novembro próximo – por Stan Lee e Jack Kirby, o Quarteto Fantástico, formado por Reed Richards (o sr. Fantástico), a sua esposa Sue Storm (Mulher Invisível), o seu irmão Johnny Storm (Tocha Humana) e Bem Grimm (Coisa), tinha como aspecto distintivo, apesar dos seus poderes, ser uma família com problemas comuns: desentendimentos internos, contas para pagar, etc. Ao longo da sua existência, alguns dos seus elementos foram pontualmente substituídos por outros super-heróis, mas a equipa original voltou sempre a unir-se.
Agora, o futuro está em aberto. Após a conclusão da actual saga “Three”, escrita por Jonathan Hickman e desenhada por Steve Epting, a revista Fantastic Four terá ainda mais um número em Fevereiro, dando lugar a “FF #1”, a lançar em Março, que alguns interpretam como”Future Foundation”, uma referência à fundação que Reed Richards tem vindo a construir. Hickman, que também escreverá “FF”, disse “agora, vamos elevar os outros três e a família em geral e continuar com a história que queremos contar”.
Quanto a Joe Quesada, editor chefe da Marvel, abriu já a porta a um eventual regresso do Tocha Humana,: “Se o Tocha Humana vai regressar ou não, isso é algo que só o tempo poderá dizer. Não sei dizer se ele vai voltar ou quando vai voltar mas posso garantir que, se acontecer, vai ser muito interessante e diferente do que todos esperam”.
E, de certeza, mais um acontecimento mediático para ajudar às vendas da Marvel, que alguns adivinham para o já próximo número 600 da revista, cujo futuro exacto no entanto se desconhece, pois Tom Brevoort, vice-presidente da Marvel disse que o “#588 será o número final de Fantastic Four. Depois disso, ainda não estamos preparados para dizer o que vamos fazer ao certo. Mas não haverá a revista 589”.


(Versão revista e aumentada do texto publicado no JN de 26 de Janeiro de 2011)

25/01/2011

Captain America – A Little Help

Tim Ursiny (argumento)
Nick Dragotta (desenho)
Marvel -
Digital Comics Unlimited (EUA, Janeiro de 2011)
11 p., cor


A Marvel anunciou a 12 de Janeiro uma nova história do Capitão América que trata de um tema delicado e que, infelizmente tem estado em destaque nos Estados Unidos, o suicídio.
Trata-se de “Captain America – A Little Help”, uma banda desenhada de 11 páginas, praticamente sem qualquer texto, escrita pelo psicólogo Tim Ursiny e desenhada por Nick Dragotta.
Quando a história começa, conhecemos um jovem que, deprimido pela morte do pai, as fracas notas, as frequentes ausências da mãe e o abandono da namorada decide acabar com a vida, lançando-se do alto de um prédio.
Só que, no momento em que vai saltar, o edifício é abalado por um enorme estrondo. Ao levantar-se, ainda aturdido, vê o capitão América a defrontar um grupo de inimigos, entre os quais um robot gigante. No decurso do confronto, o super-herói apenas consegue levar de vencida os seus adversários graças à ajuda providencial do potencial suicida que, caindo em si, decide ligar para a Linha de Prevenção de Suicídios.
Quando anunciou a história, Tom Brevoort, vice-presidente da Marvel afirmou: “Os super-heróis travam muitas batalhas, mas poucas são mais importantes do que combater o suicídio”. E acrescentou, “se pelo menos uma pessoa ligar para este número, em vez de tentar algo trágico, então já teremos sido bem sucedidos.”
A banda desenhada pode ser lida gratuitamente no site da Marvel, em Digital Comics Unlimited, e também está disponível em aplicações para IPAD, iPhone e iPod Touch. Para além disso, foi incluída na antologia “I Am An Avenger #5”, esta semana posta à venda nos EUA.
Esta não é a primeira vez que a Marvel disponibiliza os seus heróis para combater problemas sociais. Há alguns anos, por exemplo, o Homem-Aranha e o Quarteto Fantástico protagonizaram “Hard Choices”, uma banda desenhada, de tom mais juvenil, que visava prevenir o uso de álcool por adolescentes.
Para além disso, anualmente, os mais famosos personagens da Marvel juntam-se aos “verdadeiros heróis, os homens e mulheres do exército norte-americano” nos seus locais de combate, em missões narradas em revistas que são distribuídas gratuitamente aos soldados americanos destacados noutros países.

(Texto publicado no Jornal de Notícias de 16 de Janeiro de 2011)
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