Longo
relato mudo, com mais de 250 pranchas, em
formato italiano, Sabre
surpreende a dois tempos: por se apresentar quase como um
documentário sobre a vida animal na Pré-História, centrado numa
‘família’ de tigres dentes-de-sabre, e pelo inusitado
protagonista que (de alguma forma) serve de guia ao leitor.
Entre
os milhares de páginas publicados em centenas de números na revista
O
Falcão,
cujo objectivo principal era proporcionar um entretenimento ligeiro
aos seus leitores nas décadas de 1960 a 1980, é possível mesmo
assim encontrar algumas histórias que mereciam algum relevo mas que
possivelmente passaram despercebidas.
Se
O Falcão #1015
ostentava (anonimamente!) uma aventura do Major Alvega desenhada por
Hugo Pratt, no caso presente a história é de Eduardo Teixeira
Coelho. Ou nem tanto assim…
Fosse
outro o contexto e a dimensão a que (pode) aspira(r) uma edição de
BD em Portugal e quase nos atreveríamos a dizer que as notícias
recentes do avistamento de um urso no Gerês mais não foram que um
truque de marketing - ou um evento provocado! - para preparar o
lançamento deste livro.
Soa
como um contra-senso mas uma das melhores definições desta obra
de
estreia do Agente Sommos, uma sátira às histórias de espionagem, é
a que lhe é dada no prefácio por Reinaldo Figueiredo: uma ‘HQ
[banda desenhada] engraçada’.
Porque
esse é um dos grandes problemas de muitas edições supostamente
humorísticas: não têm piada. Nenhuma.
Um
dos grandes atractivos
das edições integrais, actualmente tão em voga - sejam elas os
integrales
francófonos ou os omnibus
americanos, depois replicados noutros países - são os dossiers que
geralmente - devia ser sempre! - incluem, que ajudam a contextualizar
as obras na sua época, na carreira dos seus autores ou no percurso
das editoras que as acolheram.
Lançado pela Polvo no final de Abril último, para aproveitar a
presença do seu desenhador, Bruno Brindisi, na 6.ª Mostra do Clube
Tex Portugal, na Anadia, Os Predadores do
Deserto
tem uma particularidade que o liga à obra de um dos nomes maiores da
banda desenhada, como podem descobrir a seguir, no texto que escrevi
como introdução à edição portuguesa.