05/11/2010

Leituras diversas

Libri Impressi

Dot & Dash
Cliff Sterrett (argumento e desenho)
À espécie quase extinta dos que ainda compram livros de papel e ao número ainda mais reduzido dos que ainda gostam de banda desenhada, Manuel Caldas tem o prazer de comunicar que já está impressa e acabada a sua última edição: “Dot & Dash”, de Cliff Sterrett.
Criada em 1926-1928 para os jornais americanos, trata-se da obra-prima absoluta do celebrado autor de “Polly and Her Pals”. Esta edição apresenta-a na sua integralidade, completamente restaurada e com o seu deslumbrante colorido original. Ainda que menos conhecido pelo público em geral, Cliff Sterrett foi um génio ao nível de George Herriman e Winsor McCay.
O livro tem o tamanho de 30x21,3cm, 64 páginas a cores e um preço de 16,50 Euros. Aparecerá em breve nas livrarias, mas se o pedir directamente ao editor (sem pagar despesas de correio, claro), receberá um poster de tiragem limitada reproduzindo uma enorme página de jornal de 1928 com “Dot & Dash” e “Polly and Her Pals”.
Caso esteja interessado na edição e em contribuir para a sobrevivência de um editor que continua a não se render, faça de imediato o seu pedido, de um ou mais exemplares (para poder oferecê-los).



Devir

The Walking Dead - Dias passados
Robert Kirkman (argumento
Charlie Adlard, Cliff Rathburn e Tony Moore ( desenho)

"Num mundo governado pelos mortos, somos obrigados a começar a viver." Em conjunto com o lançamento mundial da série na Fox a Devir disponibiliza o primeiro volume da série inteiramente em Português!
Desde o seu lançamento em Outubro de 2003, The Walking Dead de Robert Kirkman transformou-se num dos campeões de vendas da Image Comics nos Estados Unidos. Agora a Fox em conjunto com a AMC apostam na serie e a Devir lança o primeiro volume totalmente em Português.
Com argumento de Robert Kirkman e arte de Charlie Adlard, Cliff Rathburn e Tony Moore, este primeiro volume é uma história de 144 páginas vencedora de um prémio Harvey e um Eisner como a melhor série contínua.


Sin City – Valores familiares
Frank Miller (argumento e desenho)
Dwight McCarthy e Miho estão atrás de alguns assassinos que cometeram um crime que seria considerado hediondo, se o mesmo não tivesse ocorrido nas ruas sujas de sangue e pecado de Sin City. Quem são esses criminosos e o que fizeram eles de tão grave será revelado numa aventura cheia de traição, balas... e vingança!




Kingpin Comics

Off Road
Sean Murphy (argumento e desenho)

Greg está a ter um dia em cheio! O pai ofereceu-lhe um jipe amarelo, novinho em folha, e Trent, um dos seus amigos mais antigos, acaba de voltar da faculdade para uma breve visita. Trent, por sua vez, anda mal de amores e desanimado. Está novamente sozinho, depois de traído e abandonado por mais uma namorada. O amigo comum, Brad, também já viu melhores dias. Anda em guerra aberta com o pai – e por guerra aberta, entenda-se andarem literalmente ao soco.
Brad e Greg estão convencidos que uma festa é a solução ideal para se abstraírem dos seus males. Mas Trent tem outra coisa em mente - partir numa aventura, mato adentro, com o novo todo-o-terreno de Greg! Mas será que os três amigos estão realmente preparados para o que os espera para lá do asfalto? Nem por sombras!
Publicado originalmente em 2005 pela Oni Press, Off Road foi o álbum de estreia de Sean Gordon Murphy, que ilustrou entretanto, para a DC Comics, Batman: Scarecrow – Year One, John Constantine: Hellblazer e Joe, The Barbarian, este último escrito pela super-estrela escocesa, Grant Morrison.


Booksmile

Scott Pilgrim na boa vida (vol. 1)
Scott Pilgrim contra o mundo (vol. 2)
Bryan Lee O'Malley (argumento e desenho)

Chama-se Scott Pilgrim, tem 23 anos e está feliz com a vida pacífica que leva. Divide os dias entre o ócio do desemprego voluntário e os ensaios da banda de rock, os Sex Bob-Omb.
No entanto, a rotina diária dividida entre videojogos, a banda e o tempo dedicado à preguiça, vai sofrer um abalo sísmico. A culpada é Ramona Flowers, uma norte-americana recém-chegada ao Canadá, a única estafeta da empresa Amazon na região.
Esta é apenas uma introdução à inacreditável história de Scott Pilgrim. Um universo caracterizado pela mistura elementos de videojogos, manga, filmes de kung fu, música e cinema e que se une às questões do amor jovem e do início da vida adulta.
Uma BD de culto criada por Bryan Lee O'Malley.




Como Desenhar Manga Passo a Passo



A influência da cultura japonesa tem vindo a crescer nos útimos anos em Portugal, muito por culpa do interesse que o anime e manga têm despertado entre miúdos e graúdos.
Manga (ou Mangá) é a palavra usada para designar a banda desenhada feita no estilo japonês. É, muitas vezes, considerada uma forma artística de contar histórias, pois as suas criações têm características únicas no que respeita à cor e dinâmica das ilustrações.
A nova colecção já lançada pela Booksmile, Como Desenhar Manga Passo a Passo - à venda desde 21 de Outubro - está concebida para dois públicos distintos: amadores com interesse por este estilo de animação e com desejo de aprender mais sobre o tema, e profissionais que pretendam alimentar o seu gosto e aprofundar conhecimentos.
Explicam de forma fácil e intuitiva todos os passos que são necessários para desenhar Manga, desde a concepção do esboço, passando pela utilização da palete de cores até à criação de sombreados e outros recursos de estilo. Contêm dezenas de personagens diferentes para recriar nos estilos Chibi e Lolita Gótica, os mais conhecidos e reproduzidos no universo Manga.

Lolitas Góticas
As Lolitas Góticas são uma subcultura nascida no Japão há pouco mais de uma década, caracterizada pela combinação invulgar de elementos da moda ocidentais.
Mas o que as define? Que peças e acessórios costumam utilizar? Como se representam? Este livro ensina, passo a passo, a desenhar manga nos principais tipos de Lolitas Góticas.


Chibis
Chibi é a palavra japonesa utilizada no mundo da manga e anime para descrever versões disformes, infantis e humorísticas de personagens famosas. Este livro é um guia detalhado que o ensina a desenhar manga na forma de monstros chibis ou seres “superdeformados”. Inclui as técnicas e truques essenciais para desproporcionar uma pessoa ou animal sem alterar a sua personalidade.

Vitamina BD

Bernard Prince – Ameaça sobre o rio
Yves H. (argumento)
Hermann (desenho)

Bernard Prince e os seus amigos Jordan e Djinn regressam nesta aventura que começa com a chegada do Cormoran a Quirtos, um porto de rio na América Latina. Aguarda-os um encontro com um homem chamado Ramirez, um velho conhecido regressado ao país em circunstãncias misteriosas.
Mas há mais alguém muito interessado nos três heróis e o seu objectivo é… vingança!
Com Djinn refém a bordo, o Cormoranparte rumo a um destino desconhecido que levará Prince e Jordan a uma intensa perseguição pela selva amazónica e a um dramático final.

Jeremiah – O gatinho morreu
Hermann (argumento e desenho)
A VitaminaBD tem mais um álbum de “Jeremiah” pronto para satisfazer os coleccionares da série e fãs de Hermann. Sob o inocente título “O gatinho morreu”, Hermann apresenta um álbum carregado de tensões e dúvidas que poderão abalar a relação entre os protagonistas da série, Kurt e Jeremiah.

(resumos da responsabilidade das respectivas editoras)

04/11/2010

Attila – L'Intégrale

Maurice Rosy e Kornblum (argumento)
Derib (desenho)
Dupuis (Bélgica, Outubro de 2010)
218 x 230 mm, 240 p., cor, cartonado


Resumo
Attila é um cão que, por ter sido objecto de experiências científicas adquiriu a capacidade de falar e de andar erecto. Transformado em agente dos serviços secretos suíços, haveria de viver cinco aventuras longas e duas curtas.
Os quatro primeiros álbuns – “Un métier de chien”, “Attila au chateau”, “Le mystère Z14” e “La merveilleuse surprise d’Odée” – publicados entre 1967 e 1973, e as duas histórias curtas, datadas de 1969 e 1970, estão incluídas no presente volume. Ou seja, todas as desenhadas por Derib. De fora ficou apenas “Bak et Flak étonnent Attila”, desenhado por Didgé, muito mais tarde, em 1987.

Desenvolvimento
Série menor – pode dizer-se, pela duração e pela importância - dos anos de ouro da revista Spirou, “Attila” tem mesmo assim motivos de sobra que justifiquem a sua leitura, ainda para mais numa bela edição como esta.
Correspondendo à imagem gráfica que geralmente se associa à revista – o traço semi-realista de Derib só surgiria anos depois – com personagens simpáticas, agradáveis e de narizes grandes, privilegia o relato misto de aventura e humor (maioritariamente baseado nas situações causadas pela dupla condição de Attila: cão/quase humano e pelas trapalhadas de Bourrilon), com bastante acção e sem momentos mortos. O seu tom inicial, aconselha-o maioritariamente para um público infanto-juvenil (de quem fez as delícias na altura da sua publicação), pela forma como consegue apelar ao seu imaginário rico e diversificado, mas a consistência das histórias e o bom ritmo narrativo possibilitam um bom par de horas de leitura leve e descontraída a qualquer apreciador de BD.
Na história inicial, de apresentação do herói e de alguns dos seus companheiros e adversários habituais, Attila surge na peugada de espiões que pretendem roubar documentos secretos da Suíça. No entanto, rapidamente a sua indisciplina e a sua capacidade de iniciativa levam-no para outro tipo de confusões e para aventuras mais quotidianas, em especial protegendo o pequeno Odée, que conhece por acidente, herdeiro de um castelo que desperta muitos interesses.
Ao lado de Attila, actua normalmente o trapalhão Bourrilon, que teoricamente lhe deve servir de cobertura, tendo o protagonista várias vezes à ajuda e cobertura de um coronel do exército suíço; mais tarde – anunciando o declínio da série e a derrapagem para o tom de ficção-científica – aparecerá Z14, outro cão falante e o responsável por esse facto, o inventor e cientista Professor Comant. Todos juntos terão que fazer frente a Grismouron, o interesseiro tutor de Odée, e a Labouf e Lerazé, os seus pouco dotados cúmplices.
Curioso é notar como os quatro álbuns (e, mais tarde, também o quinto), publicados com meses ou anos de intervalo, funcionam como um todo, com cada nova aventura a começar exactamente no mesmo momento e no local onde a anterior terminara, o que permite lê-las como se de um todo se tratasse, o que é reforçado pelo (re)aparecimento constante daqueles que pareciam protagonistas menores.

A reter
- Mais uma vez a qualidade desta edição integral: o papel, o preço, o dossier inicial que conta a história e o percurso do herói e dos seus autores.
- O humor e a simplicidade do relato – apesar disso bem escrito e desenvolvido – reflexo de um outro tempo e de outra maneira de fazer BD.

Menos conseguido
- A forma como o tom dos relatos vai mudando ao longo do volume, afastando-se progressivamente das “histórias de fadas” que Odée tanto aprecia e transformando-se (quase) em pura ficção-científica, com laboratórios secretos, engenhos voadores e improváveis viagens à Lua, desenquadrados do traço utilizado por Derib. Não admira que este tenha decidido abandonar a série após o quarto álbum.
- Sei que editorialmente estes volumes – talvez por razões funcionais ou práticas – costumam ser limitados a 240 (suculentas) páginas, mas foi pena que o 5º tomo das aventuras de Attila não tenha sido incluído na edição, mesmo tendo sido desenhado 14 anos depois por outro autor e sem conhecimento dos argumentistas (!), uma vez que a história existia desde o final do tomo 4 e surge na sequência das anteriores.

Curiosidades
- Este é um trabalho dos primórdios da carreira do grande Derib – saído do estúdio de Peyo onde trabalhava nos Schtroumpfs (!) – bem longe ainda do estilo e da temática western que o faria notado com “Buddy Longway”, “Celui qui est né deux fois” ou “Red Road”.
- A primeira história de Attila foi publicada em Portugal, no suplemento Quadradinhos, do jornal A Capital, na sua segunda série, entre 1972 e 1974. Foi em bicromia e sob o título “Ofício de cão”, como mostra a prancha aqui reproduzida.
- “Attila no castelo”, foi um dos títulos que integrou a revista Spirou (2ª série), em 1979.

03/11/2010

Leituras ASA

New Born – 10 Dias no Kosovo
Ricardo Cabral (argumento e desenho)
“O Kosovo do Ricardo não é o mesmo país que encontramos nas notícias e nos títulos dos principais órgãos de comunicação ou nos relatórios e telegramas diplomáticos de Bruxelas, Nova Iorque, Moscovo e Washington.
Munido de lápis e câmara fotográfica, Ricardo vê para lá da superficialidade do estereótipo político, e capta a vida linda que as pessoas comuns levam no seu dia-a-dia.”

Lucky Luke contra Pinkerton
Pennac e Benacquista (argumento)
Achdé (desenho)
(livro disponível com 3 capas diferentes: edição geral, edição com o jornal Público, edição FNAC)
Regressado de uma missão no México, Lucky Luke descobre que um novo herói conquistou o Oeste: Allan Pinkerton. Este, adepto de métodos de investigação revolucionários e da tolerância zero, quer “pôr na reforma” o justiceiro solitário, com a finalidade de ganhar importância e consequentemente os favores do presidente Lincoln. Será que vai conseguir?

Blake e Mortimer - A Maldição dos Trinta Denários, vol. 2
Jean Van Hamme (argumento)
A. Aubin (desenho)

Há cerca de 2000 anos, o Apóstolo Judas vendeu Cristo aos Romanos por trinta dinheiros de prata. Blake e Mortimer devem encontrá-los antes que originem mais uma sangria. De facto, o antigo SS Von Stahl tenta apoderar-se dessas malditas moedas, convicto de que o seu poder maléfico lhe permitirá controlar o mundo. Para isso, recorre aos préstimos de Olrik, depois de o ter libertado de uma prisão americana. Mais do que nunca, o ambicioso "coronel" está decidido a vingar-se dos seus velhos adversários.

O Escorpião #6 - O Tesouro do Templo
Desberg (argumento)
Marini (desenho)
O Escorpião, a cigana Méjai e Ansea, conseguiram libertar-se da gruta de Capadócia na qual julgavam poder encontrar a verdadeira Cruz de S. Pedro e o fabuloso Tesouro dos Templários. Uma inscrição numa espada parece indicar uma pista que conduz à última fortaleza dos Templários... Será o Escorpião, Méjai ou Ansea a levar até Roma a verdadeira Cruz de Pedro?

Dilbert - Atitude Positiva Dilbert
Scott Adams (argumento e desenho)

Para provar que os CEO das empresas são realmente ignorantes, que as apresentações em PowerPoint são, na melhor das hipóteses, inúteis, e que o maior inimigo do escritório é uma força omnipresente a enfrentar, o criador de Dilbert, Scott Adams, oferece-nos um novo livro, desta vez integralmente a cores. Dibert continua a ser a voz do homem comum, lutador e residente em cubículos. Com o seu dúbio melhor amigo Dogbert e um elenco de personagens de escritório tão reconhecíveis para aturar, Dilbert tenta sobreviver no marasmo que é o mundo empresarial.

Astérix & Companhia
Uderzo (desenhos)
“Muitos leitores estão convencidos de que os personagens das aventuras de Astérix o Gaulês são estrelas! Mas os nossos heróis, que entendem por bem não levar isto nada a sério, decidiram brincar com este vedetismo, Assim, um a um, os gauleses, os romanos, os piratas e outros, expuseram-se pessoalmente, posando sob os holofotes, para tirarem um retrato à maneira das estrelas dos tempos áureos de Hollywood.”

Dragon Ball #2 – O fim da busca
Continuam as aventuras de Son Goku e dos seus amigos na busca das Bolas de Dragão; após várias peripécias, as mesmas são reunidas mas acontece que depois de o desejo pedido ser concedido, as bolas transformam-se em pedras e espalham-se pelo planeta, não podendo ser usadas e detectadas durante um ano…



As Aventuras de Tintin
Hergé (argumento e desenho)
(nova tradução e novo formato: 160 x 220 mm)


A Ilha Negra
“Ao ajudar um avião com problemas, Tintin leva um tiro. Encontra pistas dos agressores e os indícios levam-no até Inglaterra onde um certo Dr. Müller tenta matá-lo. Após conseguir escapar, Tintin persegue-o. Encontra vestígios do agressor na Ilha Negra, conhecida por ter uma "besta". É lá que descobre o esconderijo de uma quadrilha: Müller e seus comparsas, que são falsificadores de dinheiro. Tintin consegue prendê-los e revela a verdadeira natureza da besta: um gorila.
A primeira versão da Ilha Negra data de 1938 e a colorida de 1943. Em 1965, Hergé redesenhou inteiramente o álbum a pedido dos seus editores ingleses, que julgavam a representação da Grã-Bretanha ultrapassada. Pode observar-se um certo desequilíbrio entre o desenho moderno e Tintin, que continua o dos anos 30. De facto, A Ilha Negra é o único álbum da série que tem três versões diferentes.

O Ceptro de Ottokar
Tintin, acompanhando um velho professor, chega a um pequeno país do Leste da Europa, chamado Sildávia. Descobre que outro país, a Bordúria, quer apoderar-se do controle do reino, roubando o Ceptro de Ottokar. Este é venerado pelo povo e o imperador deve usá-lo no desfile de São Vladimir, festa nacional da Sildávia, caso contrário perderá o direito ao trono. Tintin descobre isto e tenta avisar o imperador, mas é impedido de entrar no palácio real, o castelo de Kropow, que está fortemente protegido por tropas imperiais. Apesar disso, o espião da Bordúria, Mustler, consegue roubar o Ceptro e tenta fugir do reino. Tintin consegue recuperar o Ceptro e retorna ao palácio, mesmo antes do começo do desfile. Assim a Sildávia mantém a independência.
▻ Nesta aventura é apresentada a personagem Bianca Castafiore.
▻ O nome Mustler é uma paródia com os nomes Mussolini e Adollf Hitler;
▻ Os habitantes da Bordúria assemelham-se aos nazis, devido aos aviões e aos uniformes.

O Caranguejo das Tenazes de Ouro
O caso da morte de um marinheiro investigado por Dupond e Dupont, está relacionada com o que parece ser uma lata de caranguejo. Tintin embarca num cargueiro chamado Karaboudjan, onde é capturado por um bando de criminosos que escondem droga dentro de latas iguais. Tintin consegue escapar num bote, juntamente com o capitão do navio, Haddock, que completamente alcoolizado acaba por afundar o bote. Entretanto, um hidroavião tenta matá-los, mas os nossos heróis conseguem apoderar-se dele, acabando por se despenhar no deserto. São salvos pela legião estrangeira francesa que os leva até um porto em Marrocos, onde o capitão Haddock reconhece o seu navio. Tintin e a polícia conseguem capturar a quadrilha.

(Resumos da responsabilidade da editora)

02/11/2010

Fernando Bento, as aventuras de uma vida

Chamava-se Fernando Bento e foi um dos mais notáveis autores portugueses de banda desenhada, no tempo em que esta ainda era (apenas) histórias aos quadradinhos. O centenário do seu nascimento comemorou-se no passado dia 26 de Outubro.
Em Fevereiro último fez 10 anos que nos foi servido um dos últimos tesouros coloridos por Fernando Bento. Foi nas páginas da revista “Selecções BD” (II série) e era uma vinheta do seu (inacabado) “Regresso à Ilha do Tesouro”, uma sequela do clássico de Stevenson, que o mestre português dos quadradinhos adaptou com argumento de Jorge Magalhães. Nele, o jovem Jim Hawkins, enquanto desce por uma amarra de um barco encalhado, afirma: “a aventura correu melhor do que eu esperava!”. O mesmo se pode dizer, sem dúvida, da vida e da obra de Fernando Carvalho Trindade Bento, nascido em Lisboa a 26 de Outubro de 1910.
Com os seus heróis fez “A Volta ao Mundo em 80 dias”, levando muitos leitores ao longo de várias gerações a dar consigo “A Volta a Portugal em Bicicleta”, conhecer “Histórias da nossa história”, partilhar uma “Viagem ao centro da Terra”, percorrer “Vinte mil léguas submarinas”, subir “A Montanha do Fim do Mundo” ou avançar pelo espaço “Da Terra à Lua”, em companhia de “Um herói de 15 anos”, “34 macacos e eu”, “Beau Geste”, “Matias Sandorf” ou “Quintino Durward, até à “Ilha do Tesoiro”, tudo em “Mil e uma noites” maravilhosas e mágicas. Vividas, sentidas, sofridas em constantes sobressaltos, sem sair de casa, descobertas nas fantásticas, vibrantes e envolventes páginas aos quadradinhos que delineou com um traço elegante, único e personalizado, vivo, ágil e dinâmico, se bem que fosse (ou porque era) autodidacta, apenas com um curso de desenho por correspondência, obtido na escola parisiense ABC.
Na sua formação “prática”, no entanto, encontram-se também longos períodos nos movimentados bastidores teatrais do Coliseu dos Recreios, local de trabalho do pai, onde, quem sabe, foi beber o sentido dos diálogos, a noção de movimento, a agilidade na composição das pranchas, a técnica de picado e contra-picado, o ritmo narrativo, a legibilidade e a eficácia da narrativa sequencial que o viriam a distinguir como um caso único na 9ª arte nacional. No entanto, nada parecia dirigi-lo para a BD, pois foi no mundo do teatro, na concepção de figurinos e cenários (muito elogiados) para “A última maravilha” e “O fim do mundo” que se fez notado, tinha apenas 25 anos. E só três anos depois, surgiriam os primeiros quadradinhos, na secção infantil do jornal “República”.
Estava longe de saber, certamente, mas muitos seriam as revistas que se lhe seguiriam – “Pim-Pam-Pum!”, “Diabrete”, “Cavaleiro Andante” foram as mais significativas – onde, a par da BD, espraiou também a sua arte por capas, ilustrações, caricaturas e desenhos humorísticos, como maquetista e director gráfico… Tudo feito em serões e tempos livres pois, “profissionalmente” foi sempre funcionário de escritório da BP.
A sua bibliografia – em que muitas vezes teve ao lado argumentistas como Helena Neves, Maria Amélia Bárcia ou Adolfo Simões Müller – é feita especialmente da adaptação de episódios da História pátria e de clássicos infantis, da literatura ou de aventuras (especialmente Jules Verne, mas também Robert Louis Stevenson, Herman Melville, Enid Blyton…), que soube recriar como poucos, em verdadeiras versões em quadradinhos, que patenteavam o espírito e todas as qualidades dos originais no novo suporte e que faziam igualmente sonhar. Foram cerca de três décadas de redobrado labor, até aos anos 1970, vividos mais longe das páginas desenhadas, às quais só regressaria de forma pontual.
Até ao tal “Regresso à Ilha do Tesoiro”, corria a década de 1990 e tinha Fernando Bento ultrapassado já a barreira dos 80 anos, em que (re)encontrou energia e mestria para, num traço com todas as qualidades que lhe eram (re)conhecidas mas renovado na forma, duma surpreendente modernidade, voltar a fazer vibrar todos os que leram as novas pranchas de reencontro com Jim Hawkins, Ben Gunn ou o pirata Long John Silver!
A morte – invejosa da sua arte? – levá-lo-ia a 14 de Fevereiro de 1996, pondo um ponto final na(s) sua(s) aventura(s), impedindo-o de terminar esta obra e de ver impressos os seus últimos desenhos.
Estivéssemos num país mais capaz de apreciar e acarinhar os seus criadores (também) de quadradinhos, e a obra de Bento estaria reunida numa bela e luxuosa edição. Como estamos em Portugal, para lá do (difícil) recurso às revistas onde as histórias foram publicadas originalmente, sobram meia dúzia de álbuns dispersos por várias editoras, alguns dos quais há muito esgotados.
Este ano a propósito de um centenário que o Amadora BD 2010 (que hoje se inicia) também assinala com uma exposição, mas que merecia maior projecção, duas câmaras, enquadrando uma mostra que também esteve na Sobreda, substituíram-se às editoras: a de Moura, que recuperou a versão que Fernando Bento fez de “Moby Dick, a baleia branca” (publicada originalmente no “Cavaleiro Andante”, em 1960), e a de Viseu, com “Um campeão chamado Joaquim Agostinho” (“A Capital, 1973), a biografia aos quadradinhos do ciclista luso.

(Versão integral do texto publicado no dia 30 de Outubro na revista NS, distribuída aos sábados com o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias)

01/11/2010

As Melhores Leituras de Outubro

Atilla, L’Intégrale (Dupuis), de Rosy e Kornblum (argumento) e Derib (desenho)

Baron Samedi (Treize étrange), de Dog Baker

Dragon Ball #1 e #2 (Edições ASA), de Akira Toriyama

John Cullen Murphy’s Big Ben Bolt Dailies Volume One – Feb 20, 1950 to May 24, 1952 (Classic Comics Press), de Elliot Caplin (argumento) e John Cullen Murphy (desenho)
Local (Delcourt), de Brian Wood (argumento) e Ryan Kelly (desenho)

Os meninos Kin-Der (Libri Impressi), de Lyonel Feininger

Tintin - Os Charutos do Faraó (Edições ASA, nova tradução), de Hergé

War Songs (Drugstores), de Ivan Brun

Ric Hochet #78 – A la Poursuite du Griffon d'or (Lombard), de Duchateau (argumento) e Tibet (desenho)

31/10/2010

Amadora BD 2010 (III) - Prémios Nacionais de BD 2010

Melhor Álbum Português
Asteroid Fighters Tomo 1 O Início, Rui Lacas, Edições ASA

Melhor Argumento de Autor Português
Filipe Melo, As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e PizzaBoy, Tinta da China

Melhor Desenho de Autor Português
Filipe Andrade, BRK Tomo 1, Edições ASA

Melhor Álbum de Autor Português em Língua Estrangeira
Celibataires, Nelson Martins, Joker Editions

Melhor Álbum de Autor Estrangeiro
Os Passageiros do Vento Tomo 6 A Menina de Bois-Caiman Livro 1, Bourgeon, Edições ASA

Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
Zits Paixão e outros usos para Hormonas em excesso, Jerry Scott e Jim Borgman, Gradiva

Melhor Ilustração para Livro Infantil
Richard Câmara, O Homem que ia contra as Portas, Everest Editora

Prémio Clássicos da 9ª Arte
Corto Maltese - Mü A Cidade Perdida, Hugo Pratt, Edições ASA

Melhor Fanzine
Cadernos Moura BD - Fernando Bento, Carlos Rico e Luiz Beira, Câmara Municipal de Moura

Troféu de Honra
António Gomes de Almeida

30/10/2010

Ric Hochet #78 – À la poursuite du griffon d’or













André-Paul Duchateu (argumento) Tibet (desenho) Éditions du Lombard (Bélgica, Outubro de 2010) 222 x 295 mm, 48 p., cor, cartonado 

 Se geralmente um álbum de banda desenhada é valorizado pela sua história – seja pela sua originalidade, seja pela forma como está escrito - e/ou pelo seu desenho – a sua qualidade gráfica, a sua originalidade mais uma vez, as técnicas e estilos adoptados – este 78º tomo das aventuras de Ric Hochet vale mais como um documento.

29/10/2010

Nas bancas

Títulos que já estão ou estarão em breve nas bancas portuguesas:

Panini Brasil

DC Comics
Batman #88
Superman #88
Liga da Justiça #87
Superman & Batman #56
Este é o último número da revista “Superman & Batman” que chegou a ter o mix mais interessante de todas as que são distribuídas em Portugal. O seu fim está incluído nas diversas trabsformações (alteração do número de páginas, do preço e dos conteúdos) que as revistas Panini sofreram na sua origem, no Brasil, há poucos meses, como em breve poderemos comprovar nas nossas bancas.
Para já, na lista de edições previstas para o próximo mês o desaparecimento deste título não foi compensado pelo inclusão de nenhum outro.

Marvel
Homem-Aranha #99
Os Novos Vingadores #74
X-Men #99
Avante Vingadores #38
Universo Marvel #56
Wolverine #63






Turma da MónicaMônica #40
Cebolinha #40
Cascão #40
Chico Bento #40
Magali #40
Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica #40
Turma da Mônica – Uma aventura no parque #40
Almanaque da Magali #20
Almanaque do Chico Bento #20
Almanaque do Penadinho #7
Turma da Mônica – Clássicos do Cinema #19 – Magalice no País das Melancias
Maurício Apresenta #9 – Turma da Mônica em todas as Copas do Mundo – parte 1
Turma da Mónica – Saiba mais #31 – Páscoa
Turma da Mônica Jovem #22



Mythos EditoraTex 460
Tex Colecção #252
Os Grandes Clássicos de Tex #22
Almanaque Tex #35
Tex Gigante – Reedição #1
Zagor Especial #25
Zagor Extra #73
Zagor #109
J. Kendall - Aventuras de uma criminóloga #66
Mágico Vento #95
Conan o Bárbaro #76
(último número)

Editora Europa
Mundo dos Super-Heróis #20
X-Men, 1988-2000, Joe Kubert , Fantasma de A a Z, Gavião Negro, Rom, Exterminador, Entrevista: Will Conrad , Heróis BR: a carreira do editor Minami Keizi , Clássicos da Era de Ouro: Stardust










Panini PortugalEspetacular Homem-Aranha #4

28/10/2010

J. Kendall #66

Giancarlo Berardi, Giuseppe De Nardo e Lorenzo Calza (argumento) 
Mario Janni (desenho) 
Mythos Editora (Brasil, Maio de 2010) 
135 x 178 mm, 132 p., pb, brochado, mensal

Resumo O cadáver de um jovem, encontrado no apartamento que partilhava com um amigo, leva a polícia de Garden City a recorrer mais uma vez aos préstimos da criminóloga Julia Kendall.

27/10/2010

Baron Samedi - L'enfant de la mort

Dog Baker (argumento e desenho)
(Treize étrange) (França, Outubro de 2010)
170 x 250 mm, 144 p., cor, cartonado


Resumo
Tudo começa num pequena aldeia, algures na América do Sul, num dia ensolarado, quando um casamento, cujas festividades decorrem ao som do tango, é interrompido pela chegada de mercenários ao serviço do governo francês. O seu objectivo é expulsar os moradores para explorarem uma mina de urânio no local. A recusa de saída provoca um massacre com um único sobrevivente, um rapazinho de 5 ou 6 anos.

26/10/2010

A Fórmula da Felicidade Vol. 2 de 2

Nuno Duarte (argumento)
Osvaldo Medina (desenho)
Gisela Martins (cor, com Ana Freitas, patrícia Furtado, Sara Ferreira e Filipe Teixeira)
Kingpin Comics (Portugal, Março de 2010)
210 x 297 mm, cor, 48 p., brochado com badanas

Resumo

Após descobrir a fórmula da felicidade instantânea, que faz efeito imediato em quem o ouvir lê-la, Victor, apesar da aparente realização pessoal e da fama que conseguiu, mergulha numa espiral descendente, cada vez mais sozinho apesar da multidão (desejosa…) que o rodeia.
Ao mesmo tempo, o planeta caminha a passos largos para uma guerra entre católicos e muçulmanos que o poderá destruir e para a qual Victor parece ser a única solução.

Desenvolvimento
Se o primeiro tomo de A Fórmula da Felicidade foi uma das maiores surpresas da banda desenhada do final de 2008 (e dos últimos anos), este segundo tomo, se por um lado era muito aguardado, por outro era também receado. No primeiro caso, como resultado natural da expectativa que a boa qualidade de argumento e desenho do volume inicial criaram. No segundo, por se temer que a continuação (e conclusão) não estivesse à altura da primeira parte.
E a primeira constatação, é que os receios se revelaram sem fundamento e que as expectativas se cumpriram. Possivelmente porque a (re)solução encontrada por Nuno Duarte para a história se, por um lado, era a mais óbvia, por outro era também a mais coerente. Até porque a solução oposta (em termos de final) seria uma traição ao tom apesar de tudo realista desta fábula dos tempos modernos, narrada com animais antropomórficos e belas imagens, apesar do seu tom maioritariamente negro.
O “novo” Victor, transformado em guru da moda e milagreiro de trazer por casa, com todos os tiques de vedeta (mediática) daí recorrentes, devidamente explorado por uma sociedade com fins lucrativos, se por um lado se tornou o centro das atenções, por outro está cada vez mais só, procurando no sexo pago e na violência sobre as companheiras ocasionais, respostas e a felicidade (ilusória) que a sua fórmula não lhe transmite. Sexo pago e violência que se revelam apenas o equivalente à droga que a mãe consumia e ele condenava, apenas um substituto temporário e cada vez menos eficaz das suas verdadeiras necessidades: amizade, compreensão, amor. Mais, Victor afasta aqueles que, de alguma forma, ainda lhe propõem uma amizade desinteressada e isenta ao recusar-se a ouvir as (incómodas) verdades que eles têm para lhe dizer.
Com estes pressupostos, Nuno Duarte traça para Victor o inevitável percurso descendente cujo resultado só poderia ser a perda completa, se pelo meio não surgisse uma hipótese de redenção. Redenção que Victor vai ter que procurar no fundo de si próprio, não em palavras (ocas ou não) de outros. Redenção que vai ter que encontrar nas suas recordações, nos seus sentimentos, nas suas origens, mas que só vai conseguir (tarde demais?) quando consegue finalmente relacionar-se com aqueles que, de alguma forma, sempre procurou afastar, seja o pai desconhecido, os amigos ou a bela Cláudia, paixão de infância que evoca quase tantas recordações boas quanto más.
Redenção que encontra quando revela ao mundo que a felicidade não está ao alcance de todos num simples papel, livro ou pessoa – uma carapuça bem grande que tantos deveriam enfiar… - mas tem que ser conquistada, através das decisões que – consciente e responsavelmente - vamos tomando ao longo da vida.

A reter
- A forma como o argumento de Nuno Duarte correspondeu às expectativas geradas pela boa primeira parte da história.
- O excelente desenho de Osvaldo Medina, bonito no traço e na cor, eficaz na forma.

Menos conseguido
- A mudança de papel da capa da edição em relação ao primeiro tomo. O papel de gramagem superior e com textura rugosa dá uma outra consistência ao objectivo livro, valorizando-o e tornando-o até mais credível.
- Eu sei que o mercado é pequeno, que a distribuição é a praga que mata os editores, que cada vez mais há mais gente que não paga o que deve (entenda-se os livros que recebe e vende), mas uma tiragem de apenas 400 exemplares parece-me demasiado curta. Ainda para mais, numa obra com tudo o que é necessário - boa história, boa arte, boa edição - para ser comercialmente viável.
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