15/04/2025

Hoka Hey!

Em frente, para o abismo


"Os brancos não se compreendem uns aos outros, como é que queres que nos compreendam a nós? "
In Hoka Hey!

Na renovação do western que a banda desenhada tem sabido fazer em tempos recentes - de que Undertaker ou Bouncer são exemplos, sem de forma alguma pôr em causa séries intemporais como Comanche, Blueberry, Buddy Longway, Jerry Spring ou, num outro contexto, Tex - surge também este Hoka Hey ("em frente", em linguagem lakota) que a ASA acaba de colocar no mercado nacional.
A forma como o leitor o abordar, proporcionará leituras diferentes e uma maior ou menor fruição de uma obra notável.

14/04/2025

Une petite tentation

Tentações...

"Discutir com a tentação, é estar já a ponto de ceder."
Miguel de Unamuno
In Une petite tentation

Calista é babysitter em casa de um casal bem na vida 
Como jogo ou simples extensão do seu modo de vida, a sua amiga Anna lança-lhe um desafio: ambas, cada uma por seu lado, vão tentar seduzir o marido, Jean, e levá-lo a deixar a esposa para ficar com a vencedora da competição. Seria uma forma de ganharem anos de vida no seu desejo de subida social. E financeira.

10/04/2025

Cisco Kid #11 - La balada de Banjo

Fora das normas


O leitor de banda desenhada é a espécie mais irritante que existe. Em termos de heróis, fauna que lhe é especialmente querida, exige constância, características bem definidas, perenidade e a certeza de saber - sempre - com o que conta. Mas delira - no bom ou no mau sentido - quando o(s) autor(es) se atrevem a alterar isso.

08/04/2025

A Trilogia Nikopol

O presente visto 40 anos antes


Pode - e deve - ser um dos destaques deste ano em BD: o lançamento pela Devir de uma colecção que recupera oito das obras distinguidas com o Grande Prémio de Angoulême.
Pela inegável qualidade das obras em si - quatro das quais inéditas em português; as outras há muito esgotadas no mercado - e pela maior aposta da editora neste segmento.
Mas nem tudo são rosas.

02/04/2025

Radium Girls

Humedecer, alisar, mergulhar, pintar

O crescimento da banda desenhada, das narrativas iniciais de humor e de aventura, para uma forma narrativa plena e diversificada tematicamente, contribuiu também para a assunção da sua consciência cívica. Da reportagem em zonas de guerra às abordagens ecologistas, da denúncia de situações sociais à recuperação de temáticas históricas fundamentais para o mundo de hoje, a banda desenhada tem-se afirmado, conseguindo chegar a outros leitores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...