13/08/2011

Do esboço ao giclée na Mundo Fantasma

Data: 13 de Agosto a 4 de Setembro de 2011
Local: Galeria Mundo Fantasma, loja 509/510, Centro Comercial Brasília, Avenida da Boavista, 267, Porto
Horário: de 2ª a sábado, das 10h às 20h: Domingos e feriados, das 15h às 19h

Quase três anos após a sua abertura – que ocorreu a 29 de Novembro de 2008 – a galeria Mundo Fantasma antecipa a data com uma mostra retrospectiva das 20 exposições (ver lista no final deste texto) que apresentou desde então, por onde passaram alguns nomes grandes da banda desenhada mundial, como os norte-americanos James Sturm e Craigh Thompson, o galego David Rubin ou os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, a par de alguns dos maiores ilustradores e criadores de BD nacionais.
Na base da mostra, intitulada “Do Esboço ao Giclée”, que será inaugurada hoje, pelas 17 horas, estão os giclées editados a propósito de cada exposição. Um giclée é uma impressão de alta qualidade em papel especial, de tiragem limitada, numerada e assinada pelo autor, que pode reproduzir obras já conhecidas ou desenhos criados especialmente para o efeito, e a sua compra representa uma forma de investimento numa época em que os originais de banda desenhada são cada vez mais valorizados e se “conservam, valorizam, transaccionam, recuperam, classificam... tornando-se peças de museu”.
Nascida na loja homónima, especializada em banda desenhada importada, situada no Centro Comercial Brasília, no Porto, a galeria Mundo Fantasma surgiu como uma continuidade lógica do trabalho desenvolvida e da experiência adquirida pelos seus responsáveis na organização do Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto e na edição da revista Quadrado. Desde a sua génese, os seus principais objectivos são “provocar o encontro do público com o autor e a sua obra na exposição dos seus originais”, “valorizar a Banda Desenhada como Arte maior” e “incentivar o gosto e o apreço por uma Arte que nunca cessa de evoluir e crescer”.

29-Nov-08 a 04-Jan-09
"Kaleidoscope City" de Marcellus Hall

07-Fev-09 a 06-Mar-09
As Lições de Salazar de João Paulo Cotrim e Miguel Rocha

11-Mar-09 a 12-Abr-09
"América" de James Sturm

02-Mai-09 a 24-Mai-09
"Diário Rasgado" de Marco Mendes

20-Jun-09 a 12-Jul-09
Craig Thompson

18-Ago-09 a 13-Set-09
David Rubin

19-Set-09 a 04-Out-09
The Nan

10-Out-09 a 01-Nov-09
Some People Can't Draw! Mr Esgar's Art Show de Esgar Acelerado

14-Nov-09 a 11-Dez-09
"Moscas e Fórmulas" A Arte de de Osvaldo Medina e Cª

19-Dez-09 a 24-Jan-10
"Mistério e Alquimia" Exposição de Regina Pessoa

30-Jan-10 a 07-Mar-10
"Mosaicos Suburbanos" a BD de Pedro Brito e João Fazenda

13-Mar-10 a 25-Abr-10
"Má Raça" de Alex Gozblau

01-Mai-10 a 30-Mai-10
"A Alma do Negócio" Ilustrações de Ana Madureira

01-Jun-10 a 11-Jul-10
Gabriel Bá e Fabio Noon

16-Out-10 a 14-Nov-10
"Memórias Topográficas" de Diniz Conefrey

20-Nov-10 a 02-Jan-11
"Sinfonia Quadripolar" de Pepdelrey, Ricardo Venâncio, Nuno Duarte e João Tércio

29-Jan-11 a 06-Mar-11
"The True Story of Dite" de Zaneta Jasaityte

12-Mar-11 a 01-Mai-11
"Seduce and Destroy" Ilustração de Rui Ricardo

07-Mai-11 a 12-Jun-11
"Disco voador et Al" BD e Ilustração de Rui Duarte

18-Jun-11 a 10-Jul-11
Canivete esquisito no extraordinário equilíbrio
Finalistas do Curso de Licenciatura em Artes / BD / Ilustração - Escola Superior Artística do
Porto – Guimarães

16-Jul-11 a 07-Ago-11
Voyager – Colectiva de BD

12/08/2011

Schtroumpfs contra a guerra

A UNICEF tem a decorrer até 30 de Abril de 2006*, a campanha "Deixem as crianças em paz!", que inclui um desenho animado protagonizado pelos Schtroumpfs, criados na BD, por Peyo, em 1958.O filme começa como todas as aventuras dos pequenos seres azuis, com uma imagem idílica da aldeia onde todos vivem em paz. De súbito, começam a cair do céu bombas que causam a destruição total e matam todos menos o bebé Schtroumpf, miraculosamente poupado pelas bombas, mas que fica só, com a sua roca partida, no meio de cadáveres e ruínas a arder.
Este filme, destinado às televisões, passará apenas em horários em que os mais novos já estão a dormir, para os poupar ao choque que estas imagens fortes e violentas poderiam constituir. E chocar é realmente o objectivo da UNICEF, que optou pelo ataque a um dos símbolos da infância, para tentar questionar as consciências que parecem indiferentes às imagens de guerra reais e às suas consequências sobre os mais novos e indefesos.

(*Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 15 de Novembro de 2005)

11/08/2011

L’Univers des Schtroumpfs

Tome 1: Gargamel et les Schtroumpfs
Peyo (argumento e desenho)
Le Lombard (Bélgica, 1 de Julho de 2011)
225 x 295 mm, 48 p., cor, cartonado
10,45 €


Resumo
Recolha de diversas histórias curtas oriundas do universo dos Schtroumpfs, tendo todas como figura central o feiticeiro Gargamel.


Desenvolvimento
Aos leitores de hoje pode parecer banal, mas no tempo em que as revistas – semanais! – eram o principal – quantas vezes o único – local de publicação de histórias aos quadradinhos, era normal os autores fazerem historias curtas com os seus personagens – numa primeira fase para os testarem junto dos leitores, mais tarde para explorarem aspectos particulares dos seus universos. E, não havendo o hábito a publicação em álbum, muitas vezes ficavam esquecidas.
É o caso destas histórias curtas – entre 4 e 8 pranchas cada – dos Schtroumpfs, agora reunidas em álbum, que mais não são que pequenas explorações ou desvios do seu universo, todas centradas em torno da figura de Gargamel, o feiticeiro que é inimigo jurado dos pequenos seres azuis, que nelas se vê a braços com um crocodilo, um irmão gémeo (bom), um ogre esfomeado, um urubu, três sobrinhos traquinas e um rival, trazendo-lhe todos complicações, desfeitas e insucessos. E sorrisos divertidos a nós, leitores.
Da leitura – nostálgica, agradável, simples e divertida – deste álbum, fica a certeza de que Peyo, caso ainda estivesse entre nós, gostaria pouco (ou nada) do que a TV e o cinema (o filme Os Smurfs estreia hoje em Portugal, depois dos surpreendentes resultados obtidos nos EUA) fizeram às suas personagens originais.
Terminada a leitura, Gargamel surge sobre outra aparência – quase simpatizamos com ele sem dar por isso – a de um pobre coitado que, por mais que tente, por mais que faça, por mais que invente, nunca conseguirá o seu objectivo porque quando o (seu) criador (na BD) distribuiu os papéis, a ele saiu-lhe a fava, o papel de mau da fita (mas pouco..).


A reter
- A recuperação destas pequenas histórias, que ajudam a desenvolver e compor o universo dos Schtroumpfs e proporcionam um novo (re)encontro com eles.
- O humor simples mas eficaz da maior parte delas.


Menos conseguido
- A ausência de dados sobra a data e local original de publicação de cada uma das bandas desenhadas, informações que, possivelmente, até não eram assim tão difíceis de obter.

10/08/2011

Wolverine – Inimigo do Estado

Volume 1
Mark Millar (argumento)
John Romita Jr. (desenho)
Kalus Janson (arte-final)
Pauls Mounts e Jose Villarrubia (cor)
Devir (Portugal, Junho de 2011)
168 x 257 mm, 144 p., cor, brochado
14,99 €

Resumo
Capturado e controlado pela Hidra, Wolverine transforma-se numa máquina de matar nas mãos erradas que nem todos os super-heróis do planeta parecem conseguir deter.

Desenvolvimento
Compreendo – com excepção do referente à lula - as palavras de Garth Ennis no prefácio: “Na maior parte das vezes, prefiro pregar uma lula raivosa na minha cara do que ler uma banda desenhada de super-heróis. Não é a minha onda, nunca foi. Os poderes, os fatos, os discursos, as atitudes, os nomes que dão às personagens. Não estou para me incomodar com tudo isso”.
Para mim, pessoalmente, os super-heróis também não são a minha onda. Nem a minha praia. O que não impede, confesso, que leia regularmente bandas desenhadas por eles protagonizadas. Por obrigação profissional, se assim posso escrever. O que se transforma em prazer, por vezes.
Como no caso deste Wolverine – Inimigo do Estado. Para cuja leitura tive de partir pondo de parte alguns preconceitos, aceitando alguns pré-conceitos. Após o que li um relato divertido – sem ligações a cronologias hiper-complicadas - e diversificado – muito por culpa da sucessiva aparição dos maiores heróis Marvel como Elektra, Quarteto Fantástico, Demolidor, Capitão América… - que consegue prender e cativar, mesmo um não-fã de super-heróis como eu. Porque enquanto vai sabotando, matando, ameaçando, atentando, Wolverine tem que se bater com muitos dos seus ex-aliados, ao mesmo tempo que luta consigo mesmo, tentando quebrar o domínio com que a Hidra o mantém controlado.
E se nisso Millar tem uma boa quota-parte da responsabilidade – apesar de algumas fraquezas argumentais inerentes ao género (desculpem, não consegui deixar de o escrever) – a ela também não é alheio o belo traço de Romita Jr., um dos meus desenhadores de comics preferidos, pela sua linha clara detalhada e bonita, excelente (quase sempre) no tratamento da figura humana, em especial ao nível dos rostos (femininos), e com a dinâmica necessária para retratar as (muitas e muito) preenchidas cenas de acção, das quais destaco a sequência do combate de Elektra com os ninjas ou o confronto entre Wolverine e o Demolidor.
Ao terminar o volume, se é verdade que o relato pouco avançou – algo usual nos super-heróis… - pois para além da “troca” de Wolverine por alguém que me abstenho de nomear, pouco mais aconteceu, após um tempo que considero bem empregue, reconheço que fiquei suspenso da sua continuação, com vontade de ler o resto de imediato. Fica o pedido à Devir que não esqueça os leitores que nela acreditarem comprando esta edição, para que seja célere na publicação do tomo seguinte com a sua conclusão.

A reter
- O regresso da Devir à edição, simultaneamente em banca e livraria. Com o desejo que não seja apenas (mais) um intervalo nas suas intermitências, mas o início de um (novo) ciclo de edições regulares.
- A distinção – com o selo “em português” – presente nas edições distribuídas nas bancas, que poderá cativar alguns leitores.
- A forma como a narrativa de Millar cativa e arrasta o leitor.
- O traço magnífico de Romita Jr., com pormenores magníficos – como a cena em que Wolverine abate o tubarão - embora…

Menos conseguido
- … a bela e delicada Sue Storm pareça anoréxica..
- … e o Capitão América que esmurra Wolverine quase no final tenha uma expressão pouco feliz, o que, sei, pode ser devido à arte-finalização de Janson.

09/08/2011

Tex Gigante #23

Patagônia
Mauro Boselli (argumento)
Pasquale Frisenda (desenho)
Mythos Editora (Brasil, Outubro de 2009)
182 x 277 mm, 242 páginas, preto e branco, capa brochada
9,00 €

Resumo
A pedido de Mendonza, um antigo ajudante de Montales, Tex e o seu filho Kit deslocam-se à Argentina para servirem de intermediários entre o governo e os índios locais, tentando manter a paz numa zona conturbada.

Desenvolvimento
Fosse a bibliografia de Tex constituída apenas pelas edições gigantes (os italianos Textone) e o mais antigo western da BD mereceria igualmente um lugar de destaque na História das histórias aos quadradinhos, embora por motivos diferentes.
Apresentando um retrato (algo) diferente do ranger em cada número, não só graficamente mas também pela adequação (contida…) do herói ao estilo – gráfico, narrativo, temático - do autor convidado, esta colecção reúne algumas das suas melhores histórias e também algumas excelentes bandas desenhadas.
É o caso deste “Patagônia” – convém dizê-lo pois a introdução já vai longa – que se inicia com uma das melhores sequências a preto e branco que vi nos últimos meses: o ataque nocturno a um posto fortificado, com os intervenientes muitas vezes apenas silhuetas, mergulhadas numa neblina que os torna quase invisíveis, com a tensão crescente que vai culminar logo de seguida com a aparição atroadora dos cavaleiros e no massacre de uma aldeia indígena.
Mas, se este início é, a um tempo, surpreendente, pela localização da acção – a pampa argentina -, e prometedor para o resto do relato, de imediato vem o que eu considero o ponto mais fraco da história: o motivo para Tex deixar o seu território habitual para se deslocar ao outro lado do mundo, o que soa pouco credível, seja qual for o ângulo pelo qual se considere.
Mas, ultrapassada esta questão (que não é só de pormenor numa BD de tanta qualidade), mergulhamos num épico magnífico e intenso, no qual vamos assistir à luta de um povo pela sua sobrevivência, à custa de muita tenacidade, determinação, heroísmo, vontade de viver livre, sacrifício, sangue e (muitos) mortos.
Um épico – com uma forte componente histórica e realista - no qual Tex, embora tendo um papel importante, é muito menos interveniente do que é habitual, lutando contra forças superiores às suas, mesmo que para vencer elas utilizem métodos menos limpos e estratagemas pouco sérios, quando a sede de glória (?) se sobrepõe à justiça e quando os imperativos militares são mais fortes do que a amizade e a honra.
E se é verdade que nada disto é novidade em BD, nem sequer em Tex, a força, o carácter, a determinação que Boselli conferiu aos índios das pampas faz a diferença, transformando mais um western – porque o é, apesar da sua deslocalização! – num western diferente e marcante cuja leitura, com toda a certeza, não deixará ninguém indiferente.
Até porque, a o seu final – a batalha contra as tropas governamentais mas estreitas gargantas andinas atravessadas pelos indígenas na sua fuga pela liberdade rumo ao Chile - apresenta, de novo, páginas notáveis, passíveis de entrar em qualquer galeria de quadradinhos a preto e branco ao mesmo tempo que são das páginas mais violentas que eu já vi em Tex, pese o facto – ou exactamente por isso – de não conterem qualquer texto.

A reter
- A força do relato.
- A caracterização dos índios argentinos: fortes, determinados, dispostos a tudo pelos seus ideais.
- O limitado protagonismo de Tex, que deixa à narrativa tempo para respirar e desenvolver-se (quase) à sua revelia.
- O traço de Frisenda, soberbo nas sequências inicial e final, muito bom em quase todos os restantes episódios.

Menos conseguido
- O pretexto que leva Tex e Kit até à Argentina.
- O facto de a sua fama o ter precedido junto dos índios locais.

A ter em atenção
- Este álbum está actualmente disponível nas bancas e quiosques nacionais. Aconselho seriamente a sua compra. Aos fãs de Tex e – principalmente – aos que não o são.

(Texto publicado originalmente no Tex Willer Blog)

08/08/2011

Leituras de Banca

Agosto de 2011
Revistas periódicas de banda desenhada este mês disponíveis nas bancas portuguesas.


Mythos
TEX 470
Dez Anos Depois
Texto: Claudio Nizzi – Desenhos: Rossano Rossi

TEX COLEÇÃO 262
Linchamento
Texto: G. L. Bonelli – Desenhos: Erio Nicolò

OS GRANDES CLÁSSICOS DE TEX 27
Além do Deserto/A Horda Selvagem
Texto: G. L. Bonelli – Desenhos: A. Galleppini

TEX GIGANTE 23
Patagónia
Texto: Mauro Boselli – Desenhos: Pasquale Frisenda

ZAGOR 119
Escolta Militar
Texto: Moreno Burattini – Desenhos: Marco Verni

ZAGOR EXTRA 83
Ladrão de Sombras
Texto: Mauro Boselli – Desenhos: Mauro Laurenti

ZAGOR ESPECIAL 30
O Sepulcro do Feiticeiro
Texto: Paolucci – Desenhos: Chiarolla

Fugindo do Inferno
Texto: Gianfranco Manfredi – Desenhos: Perovic

AVENTURAS DE UMA CRIMINÓLOGA 75
O Julgamento de Hipócrates
Texto: Giancarlo Berardi & L. Calza – Desenhos: Mario Janni


Panini
Turma da Mónica
Almanaque Piteco & Horácio #2

Almanaque da Magali #25

Almanaque da Tina #9

Almanaque do Bidu e do Mingau #2

Almanaque do Chico Bento #27

Almanaque do Papa Capim e Turma da Mata #2

Almanaque Historinhas de uma página #6

Cascão #50

Cebolinha #50

Chico Bento #50

Magali #50

Mônica #50

Ronaldinho Gaúcho e Turma da Mônica #50

Turma da Mônica – Clássicos do Cinema #24 – Avaturma

Turma da Mónica – Saiba mais #41 – Sistema Solar

Turma da Mônica – Uma aventura no parque #50

Turma da Mônica Jovem #32

DC Comics
Batman #98

Liga da Justiça #97

Superman #98

Universo DC #7

Marvel
Avante Vingadores #46

Homem-Aranha #108

Os Novos Vingadores #83

Wolverine #72

X-Men #108

Universo Marvel #6

Manga
Vampire Knight #4

07/08/2011

Selos & Quadradinhos (58)

Stamps & Comics / Timbres & BD (58)
Tema/subject/sujet: Marvel Heroes
País/country/pays: Austrália
Data de Emissão/Date of issue/date d'émission: 2008

06/08/2011

As Figuras do Pedro (III)

Figurines Tintin – la Collection Officielle
3. Tournesol et sa bêche

Figura: Professor Tournesol
Colecção: Figurines Tintin – la Collection Officielle
Número : 3
Fabricante/Distribuidor : Moulinsart + TF1 Enterprises
Ano : 2011
Altura : 13 cm
Material: PVC
Preço original: 12,99 €
Extras: Livro formato 170 x 190 mm, com 16 páginas a cores, cartonado, com diversas abordagens à figura e à personagem - Votre figurine, le personage, À l’aventure, Portfolio, Hergé dans le texte, la séquence commentée, Chef-d’oeuvre á la une, Le saviez-vous? - e Passaporte Tournesol.
Curiosidades: Esta é a terceira figura desta colecção, para já lançada apenas a título de teste em algumas regiões francesas.
Se o teste com 5 fascículos – Tintin, Haddock, Tournesol, Dupond, Milou – resultar, a colecção deverá estar disponível no mercado francófono no final do ano.

05/08/2011

Outras Leituras (V)

Manuel Caldas regressa ao Príncipe Valente… e ataca Cisco Kid
Leonidas II no Blogue de los 300

Turma da Mônica Jovem vai envelhecer
E. Rodrigues no Planeta Gibi Blog

Marvel Comics ganha processo contra herdeiros de Jack Kirby
Sérgio Codespoti no UniversoHQ

Sobre Jack Kirby e a sentença que deu razão à Marvel
Álvaro Pons em La Carcel del Papel

Originais de Artur Correia no CNBDI
As fotos de João Miguel Lameiras em Por um Punhado de Imagens

04/08/2011

Zits

#15 - Não te ponhas com essa cara
Jerry Scott (argumento)
Jim Borgman (desenho)
Gradiva (Portugal, Junho de 2011)
210 x 220 mmm, 128 p., pb e cor, capa brochada
14,50 €

As recolhas de tiras diárias de imprensa – criadas e pensadas para serem lidas isoladamente, ao ritmo de uma por dia – acabam muitas vezes por se revelar algo repetitivas e mesmo maçadoras, pela duplicação de situações e gags.
Quando tal não acontece, é geralmente sinónimo de qualidade e originalidade. Zits, é um desses (poucos) casos.
Várias razões contribuem para isso, apesar da galeria de personagens que lhe serve de base ser algo limitada: Jeremy, o adolescente que a protagoniza, os seus pais, o círculo de amigos mais próximo da escola – Hector, Pierce, Sara, poucos mais… No entanto, estão todos bem definidos e caracterizados e os seus comportamentos e reacções, aos poucos, pela sua repetição, pela forma como reagem nesta ou naquela situação, vão-se tornando familiares e previsíveis… O que não impede que cada um deles seja capaz de nos fazer (sor)rir em cada gag em que participa. Quer porque são previsíveis, quer porque – bem humanamente… - são capazes de nos surpreender.

Outro aspecto que distingue Zits de outras séries de temática similar – o quotidiano familiar e escolar de um adolescente – é a riqueza gráfica da série, que vai muito mais além do que é normal no género, pois o traço de Borgman é pormenorizado, muito expressivo, funciona tão bem a preto e branco (diariamente) como a cores (nas pranchas dominicais) e, acima de tudo, revela-se excelente quando assume metáforas visuais, como nas tiras que abrem este álbum, transformando a tentativa da mãe acordar Jeremy num desfile duma banda, num passeio de elefante ou num balão de texto real e palpável. Ou, mais comummente, quando o crescimento imparável de Jeremy – de todos os adolescentes – o transformam num gigante que ocupa – extravasa – a própria margem dos quadradinhos em que devia “actuar”. Estes são apenas dois dos múltiplos exemplos que poderia apontar e que são paradigmáticos de casos em que “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Porque Zits, contendo textos, geralmente diálogos, assenta boa parte dos seus momentos mais divertidos nos (múltiplos) silêncios – de espanto, dúvida, surpresa… - que os autores vão espalhando pelas tiras.

Depois, ainda, a diferença que Zits marca assenta na forma a um tempo assustadora – porque hiper-realista – e irresistivelmente divertida – porque caricatural e com um grande sentido de oportunidade – como é retratada a relação entre Jeremy – a geração actual, nascida para clicar, teclar, googlar e outras coisas que tais – e os seus pais – uma geração obsoleta mais ou menos da Idade da Pedra, que desconhece funcionalidades de aparelhos básicos para a sobrevivência como telemóveis, mp3, computadores, preferindo conversar em lugar de utilizá-los… Um relacionamento que (tantas vezes) parece ser apenas um diálogo de surdos ou de seres em diferentes níveis de existência ou em universos paralelos.
Ao longo dos anos que Zits já conta – foi publicada pela primeira vez em Julho de 1997 – Jeremy - indolente, esfomeado, quase mudo, desarrumado, desorganizado, exasperante para os pais… - foi crescendo e desenvolvendo-se e nós, leitores, tivemos o privilégio de o acompanhar – embora na realidade a personagem, graficamente, pouco tenha evoluído e o tempo para ela seja bem lento do que para nós… – nas diversas etapas ligadas aquela fase da vida: saídas com os amigos, namoros, relacionamento com os colegas, empregos de férias, carta de condução…

Momentos diversos mas reconhecíveis do quotidiano de todos nós, que são retratadas com rigor e distanciamento, com realidade e humor, de forma que diverte, dispõe bem, com frequência faz soltar gargalhadas. Pelo menos, enquanto os nossos filhos não se tornarem adolescentes…

03/08/2011

O Diabo dos Sete Mares

Partes 1 e 2
Yves H. (argumento)
Hermann (desenho)
Vitamina BD (Portugal, Agosto de 2008 e Março de 2009)
240 x 320 mm, 48 p., cor, cartonado

Após 40 anos de carreira, Hermann estreia-se numa história de piratas. Aos 70 anos, "O diabo dos sete mares", é (mais) uma confirmação de Hermann como um dos melhores desenhadores realistas da BD franco-belga.
E revela a sua mestria na planificação contida mas variada e dinâmica e, principalmente, no desenho traçado com soberbas cores directas, das múltiplas gamas de cinzentos das cenas nocturnas aos tons luxuriantes dos pântanos da Carolina do Sul.
Isto, depois de incursões por quase todos os géneros: aventura em estado puro (em "Bernard Prince"), western ("Comanche"), Idade Média (revisitada n'"As Torres de Bois-Maury"), futuro pós-apocalíptico ("Jeremiah"), ficção histórica ("Jugurtha") ou humor e fantasia ("Nic, o sonhador").
Agora, tudo se inicia com o casamento em segredo da filha de um rico fazendeiro com um aventureiro de passado duvidoso. Só que o seu acto despoleta um sem número de consequências, do deserdar da jovem ao incêndio da plantação do seu pai, da fuga do casal às sucessivas alianças, lutas e traições pela posse do tesouro do mítico e terrível pirata conhecido como "Diabo dos Sete Mares", em torno de quem tudo gira apesar de uma aparição pouco mais do que fugaz.
Tudo narrado em cadência acelerada, com os aconte-cimentos e as revelações a sucederem-se, obrigando o leitor a parar por vezes para considerar as diversas pistas que o argumentista Yves H., como é habitual nele, vai fornecendo, fazendo de uma intriga aparentemente simples e directa, uma trama elíptica e elaborada.
Só que – e isto tem acontecido pouco na carreira de Hermann – a passagem do primeiro tomo para o segundo revela-se – para mim, pelo menos, foi – uma desilusão. Porque, apesar da explicação de algumas pontas deixadas soltas, a opção narrativa tomada não convence e desvirtua aquilo que o primeiro tomo prometia, uma vez que este volume marca também a estreia de Hermann num outro género – o das histórias de mortos-vivos.
Sobra, no entanto, não sendo pouco, a excelência do seu trabalho gráfico.

(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 8 de Dezembro de 2008)

PS – Bongop: obrigado pelo empréstimo (involuntário) das pranchas incluídas neste post, pirateadas das tuas Leituras de BD

02/08/2011

(Não) Envelhecer

"Não há nenhuma evidência científica que apoie o facto de que os quadradinhos mantêm as pessoas jovens. Mas há algo nesta profissão que nos faz sentir jovens. Já atingi um outro patamar. Não tenho tempo para envelhecer”. (Will Eisner, 1917-2005)
Descobri esta citação, já este texto estava semi-escrito. E sinto-me lisonjeado por, de alguma forma, partilhar a ideia expressa por um autor como Eisner.
Realmente, apesar de os anos passarem, não consigo sentir-me velho – aliás, a velhice é, quase sempre, um estado mental.
É verdade que me apercebo das marcas que ficam – que se vêem no invólucro – e também vou reparando que há cada vez mais futebolistas, músicos e… autores de BD mais novos do que eu!
A chegada do meu segundo filho – sê bem-vindo, André! – também não me traz essa sensação.
Pelo contrário.
Contigo, André, espero (re)descobrir progressivamente tantos dos heróis e dos quadradinhos que encheram – que enchem – os meus sonhos e que me mantêm jovem. De Tintin a Astérix, do Homem-Aranha a Ric Hochet, dos Peanuts a Calvin & Hobbes, assim como Franquin, Prado, Schuiten, Taniguchi ou Davodeau. E, claro, Eisner.
Contigo, André, espero voltar a beber (muitas vezes) nesta fonte. Não para rejuvenescer. Mas para continuar jovem.

(Texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 7 de Agosto de 2005)

Agora, André, no dia que fazes 6 anos – muitos parabéns! - a sensação é a mesma. Contigo já (re)descobri alguns daqueles heróis. Com prazer e orgulho, vejo-te já a ler alguns dos livros que me marca(ra)m. Continua assim, forte e determinado. Lê, lê muito, lê cada vez mais. Continua jovem, como eu, senão qualquer dia apanhas-me…!

01/08/2011

Melhores Leituras

Julho 2011
Corto Maltese - Longínquas Ilhas do Vento (ASA), de Hugo Pratt

Fulù – L’ntégrale (Glénat), de Trillo e Risso

Lance #3 (Libri Impressi), de Tufts

Le Perroquet des Batignolles (Dargaud), de Boujut, Tardi e Stanislas

L'Univers des Schtroumpfs (Le Lombard), de Peyo

Sgto. Rock - Entre el infierno y algo peor (Norma Editorial), de Azzarello e Kubert

Vitor Péon e o Western (C.M. Moura), de Jorge Magalhães

Zits #15 - Não te ponhas com essa cara (Gradiva), de Scott e Borgman
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