30/07/2025

Slava #1 - Depois da queda

A
migos do desenrascanço


"Somos russos (...) O tráfico corre-nos nas veias tão naturalmente como a vodka."
In Slava #1 - Depois da queda

Assim a modos de mal comparado, se de alguma forma podemos considerar Uma breve História da Rússia como a versão oficial da realidade daquele país ao longo dos anos abordados - vista pelo olhar subjectivo, como todos os olhares são, de José Milhazes - Slava, por sua vez, será uma História real, a pequena História, a História do quotidiano dos russos.

29/07/2025

O meu irmão

Não se morre aos 11 anos





Todos sabemos o que é a morte. Todos pensamos que está reservada para os idosos, para os mais idosos, para quem já viveu... para os outros, talvez.

25/07/2025

Filipe Duarte Pina (1979-2025)






A vida raramente é justa; geralmente está bem longe disso. No caso do Filipe Pina, que já não me lembro quando nos conhecemos, mas com quem me reencontrei algumas vezes ao longo dos últimos 20 anos, foi profundamente cruel e injusta.

24/07/2025

Mickey et la cité engloutie

Heresia nostálgica




Sei que alguns me vão chamar herege e sinto até já o cheiro das tochas a queimar - cada vez mais, em questões mais sérias, sentimos nestes dias o cheiro fétido de tochas a queimar... - mas a verdade é que este é (um d)o(s meus) Mickey. Com o sabor e o prazer que só a nostalgia proporciona.

23/07/2025

Casey Ruggles #5 - "La diabólica Silver Belle"

Humano, tão humano


Western datado do início da década de 1950, com tudo o que podemos imaginar devido à época, de bom - na liberdade criativa, na ausência de politicamente correcto e na variedade temática apresentada - e de mau - nalguns estereótipos, na rápida resolução das situações a que obrigava a publicação semanal das pranchas dominicais - tem, nesta quinta entrega na edição de Manuel Caldas - que já disponibilizou a sexta - uma pequena pérola, um episódio daqueles que marcam e ficam para a vida.

22/07/2025

Zorro, um regresso de entre os mortos

Um herói de todos os tempos


Os heróis nunca morrem. Podemos passar algum tempo sem eles, podem parecer desaparecidos ou fora do combate mas, a verdade é que, quando são necessários, voltam a aparecer, qual Fénix por entre as cinzas, renascidos realmente ou apenas de forma simbólica, reacendem o fogo da paixão, gritam vivas aos ideais de liberdade e justiça e guiam os necessitados no caminho da revolução e da recuperação do que era seu, dando de novo sentido às suas vidas.

17/07/2025

Regressam os Smurfs que já foram Schtroumpfs

Novas aventuras para público infantil já estão nas livrarias


Os pequenos seres azuis estão de regresso às livrarias portuguesas. Dias bons e felizes e Juntos somos melhores! são os primeiros títulos disponibilizados pela Nuvem de Letras, uma das chancelas da Penguin Random House.

Ao contrário do que os leitores mais antigos poderiam esperar, as capas ostentam a designação 'Smurfs' e não 'Schtroumpfs'.

16/07/2025

Hommage à Morris

O outro lado do autor





Colectânea de histórias curtas, este Hommage à Morris distingue-se pelo facto de o criador de Lucky Luke surgir como co-protagonista do 'cowboy que dispara mais rápido que a própria sombra' em todas elas.

15/07/2025

1629


Não deixem ninguém com vida

A 28 de Outubro de 1628, o Jakarta deixa Amsterdão. A bordo, entre tripulantes e os passageiros que buscavam novas vidas no Novo Mundo, seguiam 322 almas (para quem acredita nelas) não penadas (ainda...) mas que iriam penar duríssimas penas, mais do que é humanamente possível imaginar.

14/07/2025

Tex Gigante #39 - Pela Honra do Texas

Histórico




Não é a primeira vez que uma história de Tex tem base histórica, longe disso, mas, na minha leitura, este foi um dos relatos do ranger em que o peso dos factos históricos mais se fez notar e o tornou mais consistente e contido.

12/07/2025

Game Over - Princess Over

Irresistível!




Entre as várias séries humorísticas de uma ou duas páginas que integram regularmente o sumário da revista belga Spirou, que fui conhecendo através da Méga Spirou, primeiro, e mais recebtemente da sua sucessora Giga Spirou , há uma à qual não consigo resistir há muito tempo: Game Over.

11/07/2025

As Águias de Roma VI-VII

E de repente...

E de repente, ao sexto álbum, Marini cala aqueles que o acusavam de ser um argumentista medíocre: As Águias de Roma ganham em consistência, a leitura rápida que arrastava o leitor ao ritmo de cavalgadas e combates torna-se mais lenta, mas também mais consistente e os leitores ficam indecisos.

08/07/2025

O Silêncio de Malka

Nada acontece como era suposto


"Nada aconteceu como era suposto acontecer... Ou tudo aconteceu como já estava escrito?"
In O Silêncio de Malka

Dos três volumes já publicados pela Devir na sua colecção Angoulême - Trilogia Nikopol, Alack Sinner: Bófia ou Detective e O Silêncio de Malka - este é sem dúvida o menos famoso e conhecido. E é a pena, porque é reflexo de que Jorge Zentner, o seu argumentista, nunca teve o reconhecimento que merece.

07/07/2025

Dylan Dog & Martin Mystère + Tex Willer e Zagor

Encontros de heróis

Penso que todos aqueles que leram na idade certa banda desenhada de aventuras, com heróis fixos - franco-belga, Bonelli, super-heróis... - sonharam um dia com um encontro entre (alguns d)eles.

04/07/2025

Festival Bang! 2025

Cais de Gaia: Corpus Christi + Armazém22 + Caves Ramos Pinto + 7G Roaster

A informação completa deve ser consultada na página oficial do evento.

03/07/2025

Punto final

Sem deixar pedra sobre pedra




Exercício curioso levado a cabo pelo espanhol Carlos Giménez: décadas depois do seu final, decidiu voltar a duas das séries como que se formou enquanto desenhador de BD, para colocar um Punto final nelas. De forma diferente, com pensamentos diferentes, curiosamente.

02/07/2025

Akira #1

Acelerar outra vez nas ruínas de Tóquio





Escrevi pela primeira vez sobre Akira já lá vão 35 anos. Na altura, era um caso muito especial por ser um dos primeiros mangas - BD japonesa como hoje quase todos sabem e então muitos ignoravam - a ser publicado no ocidente.

27/06/2025

Vertigeo

Elevada desilusão


Apresento-me desde sempre primeiramente como um 'leitor de argumentos' - sem que isso signifique uma divisão absurda e impossível entre texto e desenho na banda desenhada - mas reconheço - não podia ser de outra forma - que o desenho é o que primeiro atrai o potencial leitor.
Mas também o que primeiro o pode afastar, como me aconteceu em Vertigeo, cujo lado gráfico me foi desmotivando tornado quase penosa uma leitura de que me aproximei bastante curioso e disponível.

26/06/2025

Cheyenne

Mais do que só um
western





Descobri Michel Masiero em Mister No: Revolution e, desde então tenho de alguma forma tentado acompanhar a sua escrita pelo modo como conseguiu, naquele caso concreto, reinventar numa outra época os momentos determinantes da vida da personagem Mister No.

25/06/2025

A bela casa do lago

"Como achas que o mundo vai acabar?"




À partida, o resumo de A bela casa do lago evoca muitos daqueles filmes juvenis de terror, em que um grupo de amigos - conhecidos ou quase nem isso... - se reúne numa casa incrível, junto a um belo lago, por iniciativa de quem os mantém juntos. Neste caso, Walter.

24/06/2025

Não eras tu quem eu esperava

Nudez





Este é um dos livros do ano. É mais um dos livros do ano. E é bom ver como, nos últimos anos, regularmente são editados (tantos) "livros do ano". Confirma a qualidade no seio da quantidade.

23/06/2025

Para sempre

Até que chegue o nosso verão





Vejo com agrado que o número crescente de propostas em manga, aos poucos está a abrir o mercado - eu acredito nisso - a outras obras que possam prolongar na pós-adolescência/pré-juventude as leituras de banda desenhada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...