21/10/2013

AmadoraBD 2013 (II)

Nomeados para os Prémios Nacionais de BD

Melhor Álbum Português
O Baile, Joana Afonso (des) e Nuno Duarte (arg), Kingpin Books

Palmas para o Esquilo, Pedro Serpa (des) e David Soares (arg), Kingpin Books

Super Pig - A Roleta Nipónica, Osvaldo Medina (des) e Mário Freitas (arg), Kingpin Books



Melhor Argumento para Álbum Português
Nuno Duarte, O Baile, Kingpin Books

David Soares, Palmas para o Esquilo, Kingpin Books

Mário Freitas, Super Pig - A Roleta Nipónica, Kingpin Books

Pedro Leitão, As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho - Regresso ao Castelo Violeta, Gailivro

Santos Costa cm adaptação de Emilio Salgari, Os Piratas do Deserto, Edições ASA


Melhor Desenho para Álbum Português
Joana Afonso, O Baile, Kingpin Books

Pedro Serpa, Palmas para o Esquilo, Kingpin Books

Osvaldo Medina, Super Pig - A Roleta Nipónica, Kingpin Books

Carlos Rocha, Vamos Aprender - A Moral da História, Kingpin Books

Pedro Leitão, As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho - Regresso ao Castelo Violeta, Gailivro


Melhor Álbum de Autor Estrangeiro
12 A Doce, François Schuiten, Edições ASA

Ar Puro e Água Fresca, Pero, Polvo - Rui Brito Edições

Portugal, Cyril Pedrosa, Edições ASA

Rugas, Paco Roca, Bertrand Editora

Morro da Favela, André Diniz, Polvo - Rui Brito Edições

Fun Home - Uma Tragicomédia Familiar, Alison Bechdel, Contraponto


Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
Há Piores 2 - Ainda mais Profundo!, Derradé (des) e Geral (arg), Polvo - Rui Brito Edições

Enorme, Brutal, Colossal 2012!, Henrique Monteiro, Edições ASA


Melhor Ilustração de Livro Infantil (autor português)
Bernardo Carvalho, Olhe, por favor, não viu uma luzinha a piscar? - Corre, coelhinho, corre!, Planeta Tangerina

Yara Kono, O Tesouro do Palácio, Caminho

André da Loba, Bestial, Pato Lógico

Madalena matoso, O que há, Planeta Tangerina

Catarina Sobral, Achimpa, Orfeu Mini

Maria João Worm, O Amor Perfeito, poema para descobrir e construir, Quinta de Jade


Clássicos da 9ª Arte
Rosa Delta sem Saída, Fernando Relvas, Polvo - Rui Brito Edições

Corto Maltese - As Helvéticas, Hugo Pratt, Edições ASA

Surfista Prateado: Parábola, Moebius e John Buscema (des) e Stan Lee (arg), Levoir/Público

A Política segundo Mafalda, Quino, Edições ASA

Demolidor: Renascido, David Mazzuchelli (des) e Frank Miller (arg), Levoir/Público


Fanzine
BDLP nº2, João Mascarenhas (coord), Grupo Extractus Extractus e Estúdios Olindomar

BDLP nº3, João Mascarenhas (coord), Grupo Extractus Extractus e Estúdios Olindomar

Espaço Marginal nº0, Marco Silva (coord), Laboratório de Arte e Comunicação Multimedia do IP Beja


O júri foi constituído por Nelson Dona (director do AmadoraBD), Luis Salvado (jornalista e especialista bedéfilo), Sara Figueiredo Costa (jornalista e comissária da exposição de Ricardo Cabral), Ricardo Leite (coleccionador e amante da 9ª Arte) e Filipe Melo (autor), que por motivos profissionais não pode comparecer.


(Texto da responsabilidade da organização)

20/10/2013

The Walt Disney Company


Máquina de sonhos Disney já tem 90 anos



Há 90 anos, mais exactamente a 16 de Outubro de 1923, os irmãos Walt e Roy Disney formavam a The Walt Disney Company, responsável desde então por fazer sonhar sucessivas gerações.

Inicialmente designada Disney Brothers Cartoon Studios, tinha a sua sede em Los Angeles e não era a primeira investida dos irmãos Disney na produção cinematográfica, pois outras, por diversas razões, já tinham ficado pelo caminho.
A perda de duas personagens bem-sucedidas - Alice (criada em 1923), que combinava actores de carne e osso com animação, e Oswald, The Lucky Rabbit (1927) – devido a não haver contratos em seu nome, lição que Disney aprendeu como o demonstrou no futuro, não os impediu de prosseguir e o sucesso chegaria em Novembro de 1928, na forma de um rato – Mickey de nome próprio – estrela de Steamboat Willie, primeiro filme de animação sonoro, e de Plane Crazy, mais antigo – mas surpreendentemente actual e divertido - que só estreou posteriormente por ser mudo.



No novo estúdio, Roy Disney (1893-1971) assumia o controlo financeiro, Walt Disney (1901-1966), assumia a produção, e Ub Iwerks (1901-1971) era o responsável pelo desenho e pela animação.
Seria este último a assumir também as primeiras tiras de BD de Mickey Mouse, surgidas em 1930 na senda do sucesso dos filmes animados. Os quadradinhos foram numa primeira fase uma forma de alargar a divulgação das suas personagens, mas em breve, sempre sob rigoroso controle da Disney, seriam cedidos a companhias subsidiárias, primeiro nos Estados Unidos, depois nos países nórdicos. Brasil e Itália, este último o principal produtor das aventuras desenhadas de Mickey Donald e companhia na actualidade.
A década de 1930 assistiu ao nascimento das Silly Simphonies, curtas-metragens especialmente centradas nos elementos da natureza, que valeram ao estúdio sete Óscares – o primeiro em 1932 com Flowers and Trees - e viram nascer um certo Donald Duck – em The Wise Little Hen (1934).
Mickey ganhou cor em 1935 e, em 1937, estreava a primeira longa-metragem animada Disney, Branca de Neve e os Sete Anões, distinguida com um Óscar pelos progressos técnicos alcançados.
Foi neste último factor, a par da sua indiscutível qualidade e da vocação familiar das produções Disney, que assentou o sucesso cimentado ao longo dos anos em animações que marcaram - e continuam a marcar - sucessivas gerações como Fantasia (1940), Bambi (1942), Peter Pan (1953), 101 Dálmatas (1961), Rei Leão (1994), Carros (2006), entre muitas outras.
A par da produção cinematográfica e da banda desenhada, The Walt Disney Company ao longo das décadas impôs-se como uma das maiores corporações multimédia a nível mundial, apostando também na rádio, televisão – onde se recodam programas como O Clube do Mickey Mouse, Disneyland ou, mais recentemente, Duck Tales, Hanna Montana ou Phineas e Ferb - teatro, musica, parques temáticos e em conteúdos online.
Noventa anos depois da sua criação, mais de 300 filmes e 36 Óscares depois, The Walt Disney Company, que resistiu ao falecimento dos seus fundadores, emprega cerca de 165 mil pessoas, apresentou no ano passado lucros brutos de 6,5 mil milhões de euros, num volume de negócios de 30 mil milhões de euros e promete continuar a encantar crianças de todas as idades, mesmo que já sejam adultos…


(Versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 16 de Outubro de 2013)

Astérix entre os Pictos na FNAC


19/10/2013

As Vendas do Pedro

Revistas franco-belgas

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler. Salvo indicação em contrário, as edições encontram-se em bom estado.
Eis as minhas propostas de hoje:

BoDöi #1 a #116
300,00€ - vendidas

(A Suivre) #210 a #239
250,00 €





VENDIDAS!
Bang! #1 a #4
(nouvelle formule)
12,00 € (lote de 4 números)

VENDIDA!
Pilote Spécial Été 2003
3,00 €

Lanfeust Mag #88
114 p., 2,00 €

Lanfeust Mag #89
180 p., 3,00 €

VENDIDA!
Suprême Dimension #06
98 p., 2,00 €

VENDIDA!
Suprême Dimension #07
98 p., 2,00 €

VENDIDA!
Suprême Dimension Hors-Série Plage
74 p., 2,00 € 

VENDIDA!
Hello BeDe #05
2,00 €

bachi bouzouk #01
3,00 €

  
Ao preço indicado, deverá ser acrescentado o valor dos portes, em função da modalidade a combinar com o comprador.
Quem estiver interessado nalguma das revistas atrás mostradas, deverá indicá-lo no espaço dos comentários, ficando a revista (ou o lote de revistas) reservado durante 48 horas. De seguida, deverá confirmar esse interesse para o e-mail pedro.cleto64@gmail.com.
Após combinarmos a modalidade de envio do(s) livro(s), indicarei o NIB para onde deve ser feito o pagamento, ficando as edições reservadas durante 48 horas. Passado esse período voltará a ficar disponível para outros interessados.


Ver outras Vendas do Pedro aqui.
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