24/02/2021

Ne m'oublie pas

O tempo urge

"Je pense que je perds la tête...
mais le pire c'est quand ça me revien."


A avó de Clémence tem Alzheimer.
Vive num lar, de onde fugiu pela terceira vez. Não sabia onde estava, queria regressar a casa porque os seus pais deviam estar preocupados...
A solução: aumentar o seu cocktail químico para a acalmar. A quebrar. A matar em vida, pensa Clémence, que decide 'raptá-la', para a levar à casa da sua infância, esperando que o choque a ajude a recuperar a memória, a voltar a si.
Crónica de uma longa viagem de carro, carregada de emoções, recordações e... o vazio.

Uma viagem em marcha lenta, entrecortada pela fome, a necessidade de um WC oiu as birras da anciã, numa história sensível e tocante, que mostra o que todos já vivemos, o que nos espera, aquilo que tememos poder vir a viver: esquecer quem somos, o que fomos, os que amamos. Ficarmos presos num pedaço de realidade ultrapassada, da qual escapamos por breves momentos, apenas para cairmos em nós e vermos aquilo em que nos tornamos. E o que deixamos por fazer, por dizer... quando pudemos.

Ao longo de quase 600 quilómetros, numa viagem de carro que as circunstâncias tornam penosas e ainda mais extensa, Clémence vai viver um turbilhão de emoções, aprender um pouco, perceber o muito que perdeu, sofrer com o que a avó se tornou, perceber as muitas vezes que ela própria errou.

Se o vazio, o esquecimento, o apagamento são o mote desta belíssima narrativa, a forma como Alix Garin a traduziu em imagens é ainda mais surpreendente. Com um traço extremamente simples, apagando muitas vezes os fundos, os cenários - o próprio carro em que se deslocam! - transmite com invulgar acuidade todas essas sensações, as emoções que extravasam as imagens, a angústia, o vazio, a solidão, o nada em que uma vida se pode tornar, mas com uma enorme ternura e um ligeiro sentimento de esperança que preenche e conforta o coração do leitor e o ajuda a aceitar - como Clémence - o que é inevitável e a ter vontade de corrigir o que ainda é possível. Na vida real.


Ne m'oublie pas
Alix Garin
Le Lombard
França, 15 de Janeiro de 2021
202 x 268 mm, 224 p., cor, capa dura
ISBN: 9782803676231
22,50 €

(imagens disponibilizadas pela Le Lombard; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...