26/02/2021

Le Cri du Peuple



A Grande História

18 de Março de 1871.
Cercada há quatro meses pelos prussianos, Paris acorda sob a humilhante notícia da capitulação. Face ao desejo de armistício manifestado por Adolphe Thiers, chefe do governo, a população revolta-se contra as autoridades e, durante nove semanas, vai viver a aventura da auto-governação, rapidamente baptizada de Comuna de Paris.
Tomando como ponto de partida um romance de Jean Vautrin, Jacques Tardi fez deste evento um imenso fresco em banda desenhada, considerada por muitos a sua obra-prima.

Nela, juntou as suas paixões pela cidade de Paris - na qual se destaca o cemitério do Pére-Lachaise - e pela História, combinando esta última, consubstanciada no acompanhamento rigoroso dos acontecimentos reais, com histórias cruzadas de personagens anónimas, levando-nos, naquele final do século XIX, através da capital francesa a ferro e fogo, transformada em campo de batalha sem quartel.

Pensada inicialmente sob a forma de uma trilogia, Le Cri du Peuple acabou por contar quatro álbuns - mais de 300 páginas de BD - que transformam um acontecimento marcante da História francesa numa obra cuja leitura parece evocar um grande romance de aventuras, no qual aprendemos, enquanto sonhamos com a pequenez, a nobreza, as paixões, os sonhos ou os receios dos seus protagonistas.

Dessa forma, Le Cri du Peuple retrata uma breve mas curiosa combinação de utopia, generosidade, anarquia e entrega popular, que viria a terminar num banho de sangue provocado pelas tropas fiéis ao governo que, para tal, utilizaram canhões fundidos com recurso a dinheiros obtidos numa subscrição pública...


Le Cri du Peuple #1 a #4
Jacques Tardi
Segundo o romance de Jean Vautrin
Casterman
França, 2001 a 2004
303 x 247 mm, 80+88+80+80 p., pb, capa dura, com estojo

Versão integral
Casterman,
França, 2011
245 x 300 mm, 328 p., pb, capa dura
ISBN : 9782203051256
55,00 €


Nova edição

Aproveitando a passagem dos 150 anos sobre os acontecimentos da Comuna de Paris, a Casterman - com o beneplácito e supervisão do autor - propõe Le Cri du Peuple numa nova versão integral, remontada. Na prática, as páginas da nova edição representam o somatório de página e meia da versão original. Desta forma, cada 'prancha' passa a contar três tiras em vez de duas. [A título de exemplo, veja-se o que aconteceu nesta nova versão (abaixo) à primeira prancha reproduzida acima.]

Esta remontagem, destrói algumas visões de conjunto propostas originalmente, quando algumas das cena narradas ocupavas as duas páginas do livro aberto, numa visão em formato 'paisagem' que agora se perde. Na época do lançamento original, Tardi justificava o formato em entrevista à Bodoï, pela "necessidade de imagens largas para poder colocar, simbolicamente, em oposição os beligerantes. As barricadas, as colunas militares, cabem melhor neste formato"

É verdade que os novos leitores não se aperceberão da perda e, possivelmente, o ganho financeiro compensa - uma vez que esta nova edição custa menos de metade da anterior versão integral, mas...


Le Cri du Peuple Intégrale
Nouvelle édition 2021
Jacques Tardi
Segundo o romance de Jean Vautrin
Casterman
França, 24 de Fevereiro de 2021
275 x 323 mm, 176 p., pb, capa dura
ISBN : 9782203198265
25,00 €

(imagens disponibilizadas pela Casterman ou recolhidas no site Bedetheque; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Eu daria meus 23 óvulos restantes em vitro pra quem me presentear com estes álbuns (originais em francês, s'il vous plaît). A saber: tenho bons genes!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...