29/12/2010

Novos Rumos

Rudi Miel (argumento)
Durieux, Gihef, Savoia, Vanyda (desenho)
Comissão Europeia (Luxemburgo, 2010)
175 x 245 mm, 60 p., cor, cartonado


Resumo
A banda desenhada «Novos rumos» é inspirada em histórias verídicas. A Comissão Europeia recolheu o testemunho de 54 europeus que beneficiaram dos programas financiados pelo FSE. Em frente à câmara, contam o seu percurso e como tiveram acesso às novas oportunidades em matéria de emprego e de formação. Esses testemunhos podem ser vistos aqui.

Desenvolvimento
Partindo desses testemunhos reais – e este é o ponto forte do projecto, pelos laços emotivos que pode criar pois os casos narrados são semelhantes aqueles que ouvimos diariamente nas notícias e de que todos conhecemos exemplos - foram criadas quatro histórias ficcionadas, desenhadas por quatro jovens autores, mas já com álbuns publicados, com o intuito de mostrar que é possível (embora não garantido…) dar a volta por cima, mesmo quando os inícios de vida foram menos conseguidos – devido a uma gravidez inesperada, um acidente automóvel que vitimou um dos pais, uma deficiência física, desavenças familiares ou más companhias que levaram a à prisão… - no caso presente, em termos de emprego.
Projecto institucional, com um objectivo claro, que não permitia grandes liberdades artísticas, ressente-se disso mesmo, quer narrativamente – com tudo a conduzir para o inevitável final feliz (mesmo que temporariamente, pois nada é certo nos tempos que correm…), embora seja de referir a enorme legibilidade e a fácil compreensão por leitores com referências diferentes (culturais, geográficas, …) de cada uma das quatro narrativas – quer graficamente - aspecto em que os quatro ilustradores não foram além de uma prestação profissional, mas sem brilhantismo nem rasgos de génio.

Curiosidades
- A obra encontra-se disponível para download gratuito nas 23 línguas da União Europeia.
- O livro impresso pode ser pedido gratuitamente.
- A sua tiragem inicial conjunta ultrapassa já os 100 mil exemplares e encontra-se mesmo esgotada nalgumas das línguas.

Oferta
- As Leituras do Pedro têm alguns exemplares desta obra para oferecer aos primeiros a deixar nesta mensagem um comentário em que salientem quais são, na sua opinião, os pontos A Reter e Menos Conseguidos deste blog.

3 comentários:

  1. Pontos a reter: 1) a regularidade e a continuidade dos posts no blog, diária; 2) a diversidade de informação que nos é proporcionada; 3) a excelente forma como as análise são feitas com uma estrutura que, com pequenas variações, quando se julga necessário, me agrada muito.
    Aspectos a melhorar: 1) incluir outras formas de BD; 2) aumentar a interactividade entre os leitores; 3) não se centrar somente em livros, mas também em séries, particularmente as concluídas e em personagens.
    Contudo, os meus parabéns. Em termos gerais, o Blog é muito agradável e a informação é simples, leve e bem escrita.
    Os meus cumprimentos
    Eduardo Letrée

    ResponderEliminar
  2. AS LEITURAS DO PEDRO:
    Pontos a reter: 1)A objetividade do texto, com parágrafos curtos e precisos, adequados ao universo da internet; 2) A diversidade de BDs que não existem por aqui, no Brasil, sendo este uma "janela" para as novidades e descobertas europeias; 3) Conseguir separar bem os pontos positivos e negativos das obras (além de "curiosidades", etc), mesmo expressando uma opinião particular (ou não); 4) Fazer um serviço completo (com número de páginas, tipo de encadernação, capa etc.).

    Menos conseguidos: 1) Melhorar o aspecto visual do blog, ser menos "pesado" no template tornando a leitura mais "leve"; 2) Maior interatividade com o leitor, adicionando (por que não?) um podcast ou videocast ou ferramentas para tais fins; 4) Adicionar sempre que possível mais artigos, entrevistas e outros textos sem ser as resenhas. Seria também uma "leitura" do Pedro, não?
    No mais, sucesso sempre e abraços além-mar!

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos Eduardo Letrée e Audaci Jr.:
    Obrigado pela vossa colaboração; tenho um exemplar do álbum Novos Rumpos para vos enviar; por favor indiquem a morada onde o querem receber para o e-mail pedro.cleto64(arroba)gmail.pt.
    Mais tarde voltarei às vossas propostas.

    Aos outros leitores deste post: ainda tenho mais álbuns para oferecer. para os receberem, sem qualquer sorteio, basta deixarem aqui a vossa opinião sobre este blog.

    Abraço!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...