14/12/2010

Sin City – Copos, Balas, & Gajas

Frank Miller (argumento e desenho)
Devir (Portugal, Junho de 2010)
168 x 258 mm, 160 p., pb, cartonada com badanas

1. Regresso a Sin City mais cedo do que esperava.
2. Não fugido das autoridades ou em busca de prazeres inconfessáveis, embora confesse que regressar à Cidade do Pecado é sempre um prazer. Duplo: para a mente e para os olhos.
3. Antes, neste caso, porque um novo livro da Devir – será este mesmo um regresso para durar? - está já disponível nas bancas e livrarias nacionais e constitui (mais) uma alternativa (muito) válida para as tradicionais prendas natalícias.
4. Um novo livro – que mantém no título a invulgar vírgula antes do “&” herdada da edição original norte-americana - algo diferente do habitual, porque é uma colectânea de histórias curtas, publicadas ao longo dos anos, em diferentes revistas – e é pena que o volume não indique data e local original de publicação.
5. O que permitiria, desde logo, analisar a evolução da série e a procuras de diferentes soluções gráficas como o um traço mais caricatural, a aplicação cirúrgica da cor (azul, rosa, vermelho…), a alternância entre pranchas predominantemente negras e outras mais luminosas…
6. Isto, feito a par da introdução (experimental) de novas personagens ou o regresso pontual a figuras mais marcantes, como o brutamontes Marv, infeliz protagonista do primeiro tomo de Sin City.
7. … e do trabalhar de forma breve registos diferentes, sendo que o humor (negro, muito negro, claro), geralmente por introdução de um final inesperado e surpreendente, tem aqui uma predominância maior do que nos relatos longos.
8. Isto tudo não invalida que continuem presentes (ou tenham nascido aqui…) os elementos fundamentais da série: o fabuloso preto e branco altamente contrastado, o pesado tom de registo policial negro, violência e sangue a rodos, mulheres belas, perigosas e sensuais, protagonistas de moral duvidosa, muita adrenalina e uma planificação altamente cinematográfica, com constante mudança de enquadramentos.
9. A terminar, deixo uma curiosidade em jeito de adivinha: alguém desconfia – são poucos os que sabem… – qual destes contos curtos esteve para marcar a estreia de Sin City em Portugal, há muitos anos atrás e onde? A resposta, há-de surgir, nos comentários abaixo, dentro de alguns dias…

4 comentários:

  1. Oi. Já encontraste isto à venda? Inda hoje tive numa banca e ainda à poucos dias tive numa FNAC e não tinha. De qualquer forma, mais dia menos dia devo encontrar.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Reignfire,
    Confesso que ainda não o vi à venda, mas a informação que eu tenho é que já estaria em distribuição. Entretanto verifiquei e algumas livrarias já o têm nas suas páginas on-line.
    Obrigado pela visita e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Reign vi Hoje na Bertrand do Gran Plaza cada um a PREPARA-TE a 14.99,acho que é o Sin City mais caro até agora.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...