16/12/2010

Sete histórias em busca de uma alternativa

Álvaro Àspera e Marta Portela (argumentos)
Pedro Serpa, Pedro Colaço, António Brandão, Pedro Alves, João Martins e Ricardo Cabrita (desenho)
GRAL - Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios (Portugal, Outubro de 2010)
208 x 297 mm, 52 p., cor, brochado

Resumo

A Resolução Alternativa de Litígios é hoje um dos pilares em que assenta o futuro dos Sistemas de Justiça.
Contudo, a resolução alternativa de litígios carece ainda de uma imagem pública junto dos seus potenciais utentes. O desconhecimento de boa parte dos serviços públicos disponíveis nesta área motivou o GRAL a encontrar novas formas de chegar aos cidadãos, no intuito de dar a conhecer a oferta existente.
Considerando as características da Banda Desenhada, forma de arte que permite aliar a inteligência do texto à criatividade do desenho, o GRAL lançou um repto a vários autores portugueses de banda desenhada, no sentido de criarem histórias em torno dos serviços públicos de resolução alternativa de litígios.
(texto da responsabilidade do GRAL)

Desenvolvimento
Este é um daqueles projectos curiosos que de tempos em tempos surgem na banda desenhada nacional.
Projecto institucional, primordialmente com uma função didáctica e informativa, consegue diluir essa faceta, proporcionando não só uma boa legibilidade em termos de banda desenhada como também, nalguns casos, histórias bem conseguidas e mesmo divertidas, que cumprem o outro propósito do álbum: homenagear autores (Luís Louro, António Simões, Nuno Saraiva, Fernando Relvas, José Carlos Fernandes) e personagens (Corvo, Jim del Monaco, Zé Inocêncio, Inspector Acácio. A Pior Banda do Mundo, o Barão Wrangel) da banda desenhada portuguesa.
É verdade que há desequilíbrios evidentes, quer em termos narrativos (apesar de o argumentista ser quase sempre Álvaro Àspera) quer (mais notoriamente) em termos gráficos, com alguns autores a revelarem-se demasiado imaturos para um projecto desta envergadura.
No entanto, a forma como as temáticas habituais e o espírito próprio de cada um dos heróis (será que se pode designá-los assim?) citados são “adaptados” à “resolução de litígios” nalgumas das histórias, consegue justificar, por si só, a leitura do álbum. Refiro-me a narrativas que seguem o caminho mais evidente, como “O Caso do Desenhador que não conseguia desenhar porque uma Vizinha andava Nua pelos Telhados perseguida por um Estranho Homem numa Bicicleta”, que herda do Corvo o tom a um tempo ingénuo e absurdo, ou de “O Caso Extra Ordinário do Jeep que caiu pela Falésia Abaixo num Magnífico pôr-do-sol”, com uma situação de divórcio eminente entre Del Monaco e Gina. Ou a “O Caso Inacreditável da Rocambolesca Conspiração para Revelar ao Mundo os Mistérios da Mediação e dos Julgados de Paz”, em que se descobre que o Espião Acácio foi o responsável por todos os percalços sofridos pelo Barão Wrangel, sendo esta, sem dúvida, a melhor história do álbum, onde um argumento bem conseguido anda a par com uma história muito bem desenhada por Ricardo Cabrita, em sucessivos flash-backs evocativos da obra de J.C. Fernandes.

Informação
- O álbum é comercializado pela FNAC e pelos CTT.
- Uma exposição de originais da obra está actual-mente patente na estação dos CTT dos Restauradores, em Lisboa. A mostra, itinerante, irá de seguida até Coimbra, Porto, Santa Maria da Feira e Óbidos, regressando depois a Lisboa, estando previsto o seu encerramento na Amadora.

2 comentários:

  1. Uma pergunta, alguém sabe identificar todas as personagens da capa e contracapa?
    Não reconheço os 2 tipos de fato na contracapa nem o Sique.
    Reconheço o Tião ("Jim del Monaco").
    O Corvo (da série homónima).
    Baltazar Gorecki (creio que é essa personagem da "A Pior Banda do Mundo" se não me confundi).
    Gina ("Jim del Monaco").
    Jim del Monaco (da série homónima).
    Barão Wrangel ("As Aventuras do Barão Wrangel").
    A mulher mascarada não reconheço.
    O Zé Inocêncio (da série homónima).
    O espião Acácio (da série homónima).
    O ladrão loiro não reconheço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ver capa inteira aqui http://2.bp.blogspot.com/_wOTkWCBWP0s/TNlVkqzvoZI/AAAAAAAAClo/fAFdCKvoYpI/s1600/2.jpg.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...