A
Cerimónia
de Entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora acabou há
poucos minutos e já são conhecidos os vencedores deste ano.
A
lista completa, está já a seguir.
MELHOR
OBRA DE BANDA
DESENHADA DE AUTOR
PORTUGUÊS
Dotado
de um prémio pecuniário de 5000 €
Vencedor
Título:
Balada para Sophie Autores: Filipe Melo e Juan Cavia
Editora: Tinta da China
Nomeados
Título:
Shangai Dream
Autores: Jorge Miguel e Philippe Thirault
Editora:
Arte de Autor e A Seita
Título:
Planeta Psicose
Autor: Ricardo Santo
Editora: Escorpião
Azul
Título:
Corvo V
Autor: Luís Louro
Editora: Ala dos Livros
Editores, Lda
Título:
Umbra Nº2
Autores: Simon Roy; Pedro Moura; Fernando Relvas; Jorge
Coelho; Bárbara Lopes
Editora: Umbra
MELHOR
OBRA ESTRANGEIRA DE BANDA
DESENHADA
EDITADA EM PORTUGUÊS
Vencedor
Título:
O Burlão nas Índias Autores: Ayroles e Guarnido
Editora:
Ala dos Livros Editores, Lda
Nomeados
Título:
Armazém Central
Autores: Jean-Louis Tripp, Régis Loisel
Editora:
Arte de Autor
Título:
Peter Pan
Autor: Régis Loisel
Editora: ASA
Título:
Os Olhos do Gato
Autores: Moebius e Jodorowsky
Editora:
Parceria Arte de Autor e a Seita
Título:
1984
Autor: Fido Nesti
Editora:
Alfaguara Portugal
PRÉMIO
REVELAÇÃO
Vencedor
Autor: Ricardo Santo
Editora: Escorpião
Azul
Nomeados
Título:
Vida Adulta, de Raquel sem Interesse
Autor: Raquel da Silva
Fernandes
Editora: Suma de Letras
Título:
A Aranha
Autor: Carlos Pais
Editora: Escorpião Azul
Título:
Um Trovão no Caminho e Outras Histórias
Autor: António
Rocha
Editora: Escorpião Azul
Título:
Vazio
Autor: Carlos Páscoa
Editora: Escorpião Azul
MELHOR
FANZINE / PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE
Vencedor
Autor: Joana Afonso
Editora:
Autopublicado
Nomeados
Título:
Random
Autores: Miguel Peres e Marcus
Aquino
Editora: Bicho Carpinteiro
Título:
My Best Friend Lara
Autor: Joana Mosi
Editora: Independente
Título:
Crónicas de Enerelis, Volume 01 – Prelúdio
Autor: Patrícia
Costa
Editora: Edição de autor/auto-edição
MELHOR
EDIÇÃO PORTUGUESA DE BANDA DESENHADA
Vencedor
Título:
Procura-se Lucky Luke Autor: Matthieu Bonhomme
Editora: A
Seita
Nomeados
Título:
Balada Para Sophie
Autores: Filipe Melo e Juan Cavia
Editora:
Companhia das Letras
Título:
Vida Adulta, de Raquel sem Interesse
Autor: Raquel da Silva
Fernandes
Editora: Suma de Letras
Título:
O Burlão das Índias
Autores: Ayroles e Guarnido
Editora:
Ala dos Livros Editores, Lda
Título:
Os Olhos do Gato
Autores: Moebius e Jodorowski
Editora:
Parceria Arte de Autor e A Seita
(imagens disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Por mais fã que seja da personagem e de ter gostado do livro em questão, não entendo a vitória do volume de Lucky Luke ...
ResponderEliminarA categoria está mal explicada: premeia o trabalho editorial, ou seja, o cuidado na edição. No nosso caso, premeia o facto de a edição portuguesa do procura-se Lucky Luke incluir uma quinzena de páginas adicionais que não existem na versão francesa, que incluem uma entrevista ao autor, um caderno de esboços e desenhos, um texto nosso a contextualizar o álbum, etc...
EliminarNão é "o melhor álbum" mas sim, o álbum com o trabalho editorial que mais se distinguiu.
Já somos dois...
ResponderEliminarSomos 3.
ResponderEliminarFactos, ao nível das edições, o Burlão:
a) também tem 15 págs. de extras;
b) tem uma edição adicional (limitada a 100 unidades), numerada, com selo branco, embalada em moldura com tela 380 x 300mm;
c) a edição "normal", em termos de papel, encadernação, materiais, capa é claramente superior à do Lucky Luke;
d) ambas as edições da Ala têm fita marcadora da leitura;
e) a edição da Ala "chama a atenção" SÓ ao olhar-se para a capa;
f) a edição do Lucky Luke, ao olhar-se para o livro como objecto, não se distingue de uma edição "normal" de BD franco-belga.
Parece-me algo inequívoco mas, se calhar, sou só eu...
Longe de mim querer menorizar o Burlão, a minha resposta foi apenas para o comentário que parecia menorizar o Lucky Luke. Acho que não há qualquer dúvida para ninguém, nem para mim que sou um dos editores do Procura-se Lucky Luke, que o Burlão é um livro muito melhor. Mas foi por isso que ganhou o prémio de Melhor Álbum. O prémio de Melhor Edição premeia outra coisa, como disse acima.
EliminarE relativamente a todas as coisas que foram elencadas relativamente ao Burlão, não supuseram um "trabalho editorial" específico. São os mesmos extras que a edição francesa tem, a mesma fita, etc... e possivelmente serão inclusive as exigências do detentor dos direitos. Há livros nos quais pura e simplesmente não se pode fazer "trabalho editorial", ou porque não vale a pena, o livro está óptimo como está, ou o custo de acrescentar algo não compensa, ou o detentor dos direitos não deixa, ou não existe material extra (ou não se consegue arranjar em tempo útil). E nesses casos, não se justifica (na minha opinião) o prémio Melhor Edição.
O Procura-se Lucky Luke junta uma entrevista ao autor e esboços e desenhos que NÃO estão na versão francesa original, e um texto criado por nós (escrito pelo João Miguel Lameiras) sobre as personagens e o contexto da história. Isso é um trabalho editorial diferente. O Lucky Luke francês tem 64 pgs. e o nosso 80. Tal como o que fizemos no Os Olhos do Gato, em que acrescentámos um longo dossier totalmente inédito, com um historial do livro, inclusive no mundo de língua portuguesa. Para não falar na capa alternativa do livro.
Ficando na Ala dos Livros, eu pessoalmente diria que o livro que merecia mais ganhar este prémio era o "Alice", que tem um trabalho editorial muito maior, e é uma recuperação fantástica de um clássico da BD portuguesa, que nem sequer foi nomeado. E ninguém duvida também que o Burlão é melhor que o Alice.
Concordo plenamente, a edição do BURLÃO parece ter sido burlada num ataque do cow-boy
ResponderEliminar@Jorge Não foi um cowboy, foram mesmo uns Dalton.
ResponderEliminarUma seita, esses irmãos... ;)