13/01/2010

Efeméride - Mickey Mouse, 80 anos aos quadradinhos

Há 80 anos, fazia a sua estreia na banda desenhada, em tiras diárias de carácter humorístico publicadas nos jornais, aquele que possivelmente é o rato mais famoso e conhecido de todos os tempos, Mickey Mouse.

Tudo começara cerca de um ano antes, com o filme animado “Steamboat Willie”, estreado a 28 de Novembro de 1928. Desde então, Mickey já protagonizara uma quinzena de desenhos animados, cujo sucesso comercial levaram a King Features Syndicate a sondar Walt Disney quanto à possibilidade de o transpor para tiras diárias.
Uma vez o acordo alcançado, Ub Iwerks, que participara na criação gráfica do rato e animara a curta-metragem inicial, foi encarregado de desenhar os quadradinhos, passados a tinta por Win Smith, a partir de argumentos do próprio Walt Disney. A primeira tira, publicada a 13 de Janeiro de 1930, intitulada “He’s going to learn to fly like Lindy.”, mostrava Mickey deitado num monte de feno a sonhar com viagens de avião, numa alusão a Charles Lindbergh, que fizera o primeiro voo transatlântico sem escalas três anos antes. Era a primeira de uma série de tiras que adaptavam livremente “Plane Crazy”, um filme da “pré-história” de Mickey.
De início auto-conclusivas, embora com sequência, e de carácter puramente humorístico, as histórias aos quadradinhos bebiam na animação muito do seu dinamismo e do seu espírito.
Mas poucas semanas decorridas, Iwerks, não sentindo reconhecimento por uma colaboração com mais de uma década, abandonaria os estúdios Disney. Floyd Gottfredson assumiria a BD em Abril desse ano e ficaria na história como “o desenhador” de Mickey por excelência, após desenhar mais de 15 mil tiras e pranchas dominicais, até se reformar, em 1975. Nelas, dotou Mickey com um espírito mais decidido, empreendedor e aventureiro e introduziu muitos dos heróis secundários que com ele geralmente contracenam , criando outros como Morty e Ferdie (Chiquinho e Francisquinho) ou Phantom Blot (Mancha Negra).
Mantendo algum paralelo em relação à animação, em que manteve o tom mais divertido, na BD Mickey evoluiu graficamente aproximando-se mais da figura humana, cresceu e desenvolveu-se, em histórias policiais, de mistério, aventura e ficção-científica, participou no esforço de guerra contra os nazis, encarnou personagens clássicas e históricas, reviveu filmes célebres, experimentou um sem-número de profissões, prolongando o sucesso dos anos 1930, considerados a sua idade de ouro nos comics. Para isso contribuiriam, entre muitos outros, grandes artistas como Al Taliaferro, Ted Osborne, Paul Murry, Romano Scarpa ou Giorgio Cavazzano.
Hoje, 80 anos depois, a banda desenhada Disney, cancelada em diversos países, há muito que deixou os seus tempos áureos, surgindo como raras excepções a Itália ou os países nórdicos (Finlândia, Dinamarca, Suécia). Talvez por isso, em Dezembro de 2008, a companhia anunciou a sua entrada na BD digital, com meia centena de histórias produzidas em Itália, para iPhone, iPod e PSP. Possivelmente a melhor forma de transmitir o humor, a aventura e a magia que Mickey levou a tantos leitores, a uma nova geração com hábitos diferentes mas a mesma necessidade de sonhar.

Curiosidade
Em 2008, a tira de 29 de Janeiro de 1930, autografada por Walt Disney, foi leiloada por quase 55 mil dólares (cerca de 38 000 €).

(Versão revista e aumentada do artigo publicado no Jornal de Notícias de 13 de Janeiro de 2010)

7 comentários:

  1. Manuel Caldas13/1/10 16:07

    Ah, como eu gostava de publicar os primeiros cinco anos das tiras diárias e das pranchas dominicais deste MIckey! É um dos sonhos que tenho.

    ResponderEliminar
  2. Bom artigo. Pedro perguntava-lhe se não conseguia disponibilizar primeira tira num formato maior de forma a que fosse possível vê-la e lê-la com maior detalhe? Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Caro Caldas,
    Atendendo ao que tens feito até hoje pela edição de BD em Portugal, acredito que esse
    vai ser mais um sonho concretizado por ti.
    Caro Verbal,
    Bem-vindo às minhas leituras! Já resolvi a qustão das tiras: basta clicar nelas para as ver maior.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro, obrigado por disponibilizar as tiras. Acredito que o Manuel Caldas faria uma excelente edição com este material.

    PS: Já sou frequentador assíduo deste excelente espaço de divulgação à algum tempo, apesar de só agora ter comentado agora pela primeira vez.

    ResponderEliminar
  6. ... Eu tive que fazer uma pesquisa no colégio , os textos não são precisos,eu tirei um 5,4% no trabalho que eu fiz.
    Desculpas , mas o blog tá muito bom, mas precisa melhorar!
    B-jinhos ;*

    ResponderEliminar
  7. Wгite more, thats аll I hаve tο say.
    Lіterallу, it sеemѕ аs thοugh you геlied
    οn the video tο make your pοint. Υou сleaгly
    knoω what youre talking about, ωhy thгoω away уour іntеllіgenсe оn ϳuѕt posting vіԁeos to youг site ωhеn yоu could be giving us ѕomethіng enlіghtening tο reaԁ?


    my web site ... jumping
    My page: vertical jump increase

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...