13/01/2010

Lançamentos ASA 2010

A ASA prevê lançar no nosso país durante 2010 os primeiros tomos de “Dragon Ball”, de Akira Toryiama (ainda no primeiro semestre), “Yu-Gi-Oh”, de Kazuki , e “AstroBoy” e “A Princesa e o Cavaleiro”, ambos criações de Osamu Tezuka, o “pai” do manga (BD japonesa) moderno.
Até agora a editora apenas lançara manga de origem norte-americana - como "Warcraft Legends", cujo segundo tomo fica disponível ainda este mês -, dada a grande dificuldade em negociar com as editoras nipónicas tiragens tão pequenas como são as portuguesas. Conforme revelou ao Jornal de Notícias a Drª Maria José Pereira, responsável pelo departamento de BD da ASA, estas edições seguirão o formato original “Tankobon”, a preto e branco, com cerca de 200 páginas por volume e sentido de leitura japonês, ou seja, do fim para o princípio e da direita para a esquerda, e permitirão finalmente descobrir em português títulos relevantes de um género que chegou ao Ocidente há cerca de 20 anos e que detém quotas de mercado na ordem dos 40 % na França, Espanha, Alemanha ou Estados Unidos.
Mas não só de manga viverá o catálogo de BD da editora, que já este mês, com “Mú”, acolherá uma nova colecção de "Corto Maltese", a grande criação de Hugo Pratt, a cores, com novas introduções e num formato ligeiramente inferior ao habitual. Ainda sem data definida continua o início da edição integral das aventuras de Tintin, de Hergé, com nova tradução.
Contrariando uma das principais críticas desde sempre feitas à edição de BD em Portugal, a ASA propõe-se concluir - ou pelo menos continuar - este ano quatro das séries que tem em curso: “Passageiros do Vento”, de Bourgeon (com a chegada às livrarias, ainda em Janeiro, do sétimo volume “A menina de Bois-Caiman #2”), “Bórgia”, de Jodorowsky e Manara (com dois tomos em 2010), “A Teoria do Grão de Areia – vol. 2”, de Schuiten e Peeters, e “Murena”, de Dufaux e Delaby, e continuar com algumas séries do seu catálogo como Lucky Luke ou Dilbert.

(Versão revista e aumentada do texto publicado originalmente no Jornal de Notícias de 12 de Janeiro de 2010)

-

3 comentários:

  1. Falta aqui talvez referir a nova colecção a editar pela parceria ASA/Público e o álbum Animal'z de Bilal (este referido pelo Bongop no seu blogue). O Murena é uma boa surpresa, resta saber quantos álbuns é que se vai publicar.

    ResponderEliminar
  2. Se na série Murena acabarem o 1º ciclo já ficarei contente!
    :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Verbal:
    Uma eventual parceria ASA/Público não foi referida por não haver nada de concreto quanto a esse tema, em termos de datas e séries.
    Verbal e Bongop,
    Sim, o Murena é (mais) uma boa notícia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...