Fevereiro 2011
Exposições
No Reino do Terror
Exposição bibliográfica de revistas de terror, da Tales from the Crypt (anos 50) à Zona Negra
De 11 de Fevereiro a 11 de Março
Galeria de Exposições Temporárias da Ala Esquerda (1º andar).
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00; Sábados das 14h00 às 20h00.
Cor - 15 Ilustradores Portugueses
Exposição de serigrafia com André Letria, Alex Gozblau, André Carrilho, Bernardo Carvalho, Daniel Lima, Filipe Abranches, João Fazenda, Miguel Rocha, Maria João Worm, Nuno Saraiva, José Manuel Saraiva, Pedro Burgos, Tiago Albuquerque, Tiago Manuel e Susa Monteiro.
Exposição comemo-rativa dos 15 anos da Casa da Cerca, Almada, produzida pelo Centro Português de Serigrafia.
De 14 de Fevereiro a 14 de Março
Cafetaria.
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00; Sábados das 14h00 às 20h00.
Carlos Páscoa
Exposição de banda desenhada e ilustração
De 19 de Fevereiro a 19 de Março
Inaugu-ração da exposição e conversa com o autor, dia 19 de Fevereiro, às 18h00.
Galeria de Exposições Temporárias Principal (1º andar - Centro).
De 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 23h00; Sábados das 14h00 às 20h00.
Montra de Fevereiro
Gambuzine
A montra deste mês debruça-se sobre o fanzine Gambuzine, fundado em 1999. Como nos diz Teresa Câmara Pestana, autora de banda desenhada e editora, o Gambuzine, surgiu da necessidade de “ (…) prolongar o gozo alcançado com os solozines Aqui Babilónia (1995) e Continuamos aqui (1996), versão portuguesa de Hier Babylon, editado em 1995 com grande sucesso no burgo punk de Hannover”. O Gambuzine notabilizou-se por editar em território português, e em primeira mão, grandes nomes da banda desenhada alemã “alternativa”, aos quais se juntaram autores eslovenos, espanhóis, finlandeses, franceses, italianos, neo-zelandeses e portugueses (com destaque para a própria Teresa Câmara Pestana).
Depois de 16 números a atormentar a banda desenhada “bem comportada” o Gambuzine continua a dar especial ênfase à crítica política e social, que são também a sua imagem de marca. No Gambuzine, voltando a citar Teresa Câmara Pestana, só “ (…) não há bd’s racistas, sexistas e fascizóides”.
1 a 28 de Fevereiro
De 3ª a 6ª das 14h00 às 17h30 e das 19h30 às 23h00; Sábados das 14h00 às 20h00.
Conversas
Conversas sobre Cinema e Banda Desenhada, por Véte
Dia 4, sexta-feira, às 21h30
Todas as primeiras sextas-feiras de cada mês a Bedeteca têm a honra e o prazer de receber as conversas de Véte sobre cinema e banda desenhada. A não perder!
O Universo do Terror, por Hélder Castilho
Dia 25, sexta-feira (podia ser dia 13…), às 21h30 Apreciador de cinema e banda desenhada, autor de contos de terror, Hélder Castilho vem falar-nos d’ O Universo do Terror, na Bedeteca. Uma sessão verdadeiramente assustadora!
Cinema de Animação
Traços do Japão – Sessões de Anime, da NCreatures
Todas as terceiras sextas-feiras do mês passamos um filme de anime, aqui na Bedeteca, com a parceria da NCreatures. Em breve anunciaremos o título deste mês… O filme será apresentado por Paulo Monteiro
Dia 18, sexta-feira, às 21h30
Oficinas
Ouriço-do-Mar – Oficina de Banda Desenhada
Todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30
Para autores entre os 8 e os 12… A entrada é livre.
Toupeira – Oficina de Banda Desenhada
Todas as quintas-feiras, das 19h30 às 20h30
Para autores a partir dos 13 anos… A entrada é livre.
Clubes
Lemon Studio – Clube de Mangá
Todas as quintas-feiras, das 16h00 às 18h30
Magic The Gatering – Clube de Magic
Todos os Sábados das 15h00 às 20h00
Sugestão da Bedeteca para Fevereiro
Livro do mês
La Ascensión del Gran Mal (Edição em castelhano) de David B.
Conhecida por “Grande Mal”, a epilepsia é uma doença que provoca alterações temporárias graves a nível motor, sensorial, psíquico e neurovegetativo. O francês David B. relata nesta obra em 6 volumes a sua relação com o irmão, minado pelo “Grande Mal”, e a forma como lidou com o fantasma da doença ao longo dos anos. La Ascensión del Gran Mal (edição em castelhano, traduzida do francês) é uma obra intimista, por vezes dolorosa, mas também um enorme exercício de coragem por parte do autor, que expõe a público todos os seus medos e obsessões com a enfermidade do irmão. David B., que esteve em Beja em 2007, por ocasião da exposição realizada com o seu trabalho, durante o III Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, é considerado como um dos mais importantes autores de banda desenhada da actualidade. La Ascensión del Gran (6 volumes) foi publicado pelas Ediciones Sinsentido, entre 2001 e 2007.
Notícias
- Este mês criámos o Conselho Consultivo da Bedeteca de Beja, do qual farão parte vários críticos, estudiosos, divulgadores, autores e leitores de banda desenhada. O objectivo do Conselho é constituir um “núcleo duro” que possa dar pistas sobre vários assuntos, reunindo, ao mesmo tempo, sensibilidades muito diferentes.
- O fanzine Venham + 5 n.º 6 (2009), da Bedeteca de Beja, foi nomeado pelos VIII Troféus Central Comics na categoria de Melhor Fanzine. A história “O Infeliz Destino de Sebastião Salvador”, de Susa Monteiro, publicada no mesmo fanzine, foi nomeada na categoria de Melhor Curta. Para conhecer os outros nomeados, prazos para a votação, local da entrega dos prémios, etc., basta consultar o portal Central Comics...
- Este ano o Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja realizar-se-á entre 28 de Maio e 12 de Junho. A organização avança a bom ritmo e os autores presentes estão praticamente todos confirmados… Alberto Varanda e Loustal são dois dos muitos autores com exposições patentes.
Nas Escolas
O mês passado, e apesar do frio, estivemos na Escola Mário Beirão, em Beja. Este mês vamos estar na Escola D. Manuel I e no Liceu Diogo de Gouveia, também em Beja. E ainda daremos um “pulinho”ao Externato António Sérgio, em Beringel. Para falar de banda desenhada, claro… Estamos também a elaborar um projecto, na área da reciclagem, com o Instituto Politécnico de Beja.
(Textos da responsabilidade da Bedeteca de Beja)
Sem comentários:
Enviar um comentário