17/09/2011

Gilles Chaillet (1946-2011)

Esta foi uma semana negra para a banda desenhada. Depois de Daniel Hulet e Jean-Paul Mougin, também faleceu Gilles Chaillet, criador da série de banda desenhada “Vasco”, no passado dia 14.Nascido a 3 de Junho de 1946, em Paris, iniciou-se na banda desenhada em 1965, como colorista, tendo trabalhado para a Dargaud em séries como Tanguy e Laverdure, Achille Talon, Blueberry, Bob Morane ou Barbe-Rouge.
Depois – faceta pouco conhecida da sua carreira – trabalhou nos estúdios de Albert Uderzo, para quem ilustrou catorze mini-álbuns protagonizados por Ideaifix.
Em 1976, entrou para o estúdio de Jacques Martin, tendo assumido o desenho de Lefranc, uma outra série do pai de Alix. Lá, tornou-se a sombra de Martin, ao mesmo tempo que apreendia o seu estilo barroco, minucioso e pormenorizado e aprofundava o gosto pelo rigor histórico, que viria a pôr em prática em “Vasco”, série que desenvolveu a solo, em 23 álbuns, a partir de 1980, e que apresenta diversos pontos de contacto com Alix, embora a sua acção se passe no século XIV. O 24º tomo, “Le Village Maudit”, com desenho de Frédéric Toublanc, que assina assim o seu segundo álbum da série, está anunciado para 2012.
O primeiro episódio de Vasco foi publicado no Tintin português em 1982, sendo depois retomado pela Edinter, que editou as primeiras quatro aventuras em álbum, e pela ASA, que republicou os dois primeiros tomos num volume duplo da colecção Clássicos da Revista Tintin.
“Les Voyages d’Alix”, “Les Voyages d’Orion” (nos dois casos de novo com Martin), “Le Triangle secret”, “Loge Noir”, “Tombelaine” ou “Intox”, são outros títulos marcantes da sua bibliografia, como único autor, só desenhador ou só argumentista, onde avulta ainda “La Rome des Césars”, uma obra-prima ilustrada onde se revelou um conhecedor apaixonado pela época romana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...