20/09/2011

Sept Personnages

Fred Duval (argumento)Florento Calvez (desenho)
Delcourt (França, 31 de Agosto de 2011)
230 x 320 mm, 56 p., cor, cartonado
14,95 €

O projecto Sept
Conceito desenvolvido pelo argumentista David Chauvel, este projecto, nascido em 2007, assentava no seguinte mote: “sete histórias, sete missões de alto risco, sete equipas de sete elementos dispostas a serem bem sucedidas!
Escritos por sete argumentistas e desenhados por sete desenhadores, nasceram assim “Sept voleurs”, “Sept Guerrières”, “Sept Missionaires”, “Sept Pirates”. “Sept Prisionniers” e “Sept Psychopates” e“Sept Yazukas”.
O sucesso da série, deu origem a nova “temporada”, que leva já três títulos publicados: “Sept Clones”, “Sept Survivants” e este “Sept Personnages”.

Resumo
Sete personagens emblemáticas criadas por Molière – Agnès, Alceste, Argan, Scapin, Harpagon, Don Juan e Tartuffe - investigação as razões da sua morte.

Desenvolvimento
Este é um álbum diferente, quer considerado individualmente, quer no conjunto da colecção em que está inserido, pela abordagem original de Duval, que escolheu como protagonistas personagens de ficção criadas por Molière, incluindo mesmo um Don Juan arrancado às chamas do Inferno (ou não…), o que confere à narrativa um insuspeitado toque de fantástico. Mantendo as características de cada uma e mantendo-as no seu tempo e no seu contexto histórico, mas fazendo delas actores de um relato em que o tom oscila entre o policial e o conspirativo, para descobrirem quem envenenou o dramaturgo e porquê.
O texto, recheado de citações e referências, históricas e da literatura à pintura, mas com vida própria para além delas, é estimulante e está bem escrito, conseguindo cativar e surpreender o leitor mas também diverti-lo.
Teria ganho, sem dúvida, com um desenhador mais desenvolto que Calvez, que apresenta personagens demasiado rígidas, algumas dificuldades nas proporções e falta de dinamismo gráfico, embora seja de assinalar a planificação diversificada que serve de base ao seu traço.

A reter
- A originalidade da ideia e a forma como Duval a desenvolve.

Menos conseguido
- O traço de Calvez, a necessitar de ganhar maturidade e desenvoltura.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...