01/09/2011

Loustal – Livre à colorier

Collection Univers d'auteursJacques de Loustal
Casterman (França, 24 de Agosto de 2011)
211 x 281 mm, 11
2 p, pb, brochado
15,00 €

Os (já) muitos anos que levo a escrever sobre banda desenhada têm-me proporcionado com (agradável) frequência boas surpresas quando o carteiro me toca à porta. Este álbum, recebido sem contar, é mais um desses casos.
Impossível de imaginar no contexto da edição de BD em Portugal – e, francamente, em quase todos os outros países, com raras excepções – constituiu quase um piscar de olhos de um autor cuja carreira e percurso aos quadradinhos tem como uma das principais marcas o (bom) uso da cor.
Passo a explicar: este álbum, um livro de arte, não uma banda desenhada, recolhe cerca de uma centena de desenhos a preto e branco de Jacques de Loustal (um dos convidados do último Festival Internacional de BD de Beja).
Desenhos soltos, de temáticas diversificadas, por onde passam paisagens urbanas, marítimas e campestres, vulgares ou exóticas, e personagens, muitas personagens. Escritores, leitores, pintores e modelos (voluntários ou não…), músicos, desocupados e viajantes, polícias e gangsters, casais e solitários, gente apaixonada, gente junta, gente afastada… Desenhos emotivos, apaixonados, sentidos ou apenas retratos fixados num momento de inspiração. Exemplos diversos e heterogéneos da arte de um autor (re)conhecido que, reconheço, mostram que a (sua) opção pela cor serviu, sem dúvida, para os valorizar – muito, em muitos casos.
Não deixando de ser uma proposta curiosa, especialmente recomendável para os fãs de Loustal, que nelas poderão (re)descobrir os universos e temas que mais lhe são próximos, pode também servir de desafio a aspirantes a coloristas, que se atrevam a comparar as suas opções cromáticas com as que aquele autor francês (tão bem) nos tem proporcionado ao longo da carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...