Data: 8 de Fevereiro a 8 de Março
Local: Nouvelle Librairie Française,
Avenida Luís Bívar, nº 91, Lisboa
Horário: de 2.ª a 6.ª, das 10h30
às 19h30h; Sábados, das 10h às 12h30
A Nouvelle Librairie
Française e a Associação Chili Com Carne convidam para dia 8 de Fevereiro, às 19h
ao Lançamento e Exposição de VSAdH/EdWB/IpAN (uDdPL) ou Variações Sobre o Anjo da
História /Ensaio de Walter Benjamin /Inspirado por “Angelus Novus” (um desenho
de Paul Klee) de Ilan Manouach e Pedro Moura, uma co-edição bilingue (português
e francês) de La Cinquième Couche e Montesinos.
Lançamento do
livro e inauguração da exposição (10 desenhos originais de Manouach) às 19h.
Exposição patente
até dia 8 de Março.
Este é o novíssimo
projecto do artista grego Ilan Manouach e do escritor português Pedro Moura, VSAdH/
EdWB/ IpAN (uDdPL), ou Variações Sobre o Anjo da História/Ensaio de Walter Benjamin/Inspirado
por “Angelus Novus” (um Desenho de Paul Klee), uma colecção de quarenta e oito poemas
em prosa baseados - mas em permanente fuga - na possivelmente mais famosa imagem
de Walter Benjamin, acompanhados por desenhos que exploram tensões quase insuportáveis
entre texto e imagem.
Co-publicado
por La Cinquième Couche, uma editora
de banda desenhada experimental belga, e a Montesinos, a chancela editorial de P.
Moura, com textos em francês e português, VSAdH/ EdWB/ IpAN (uDdPL) é também um
objecto que desenha habitar a zona desmilitarizada e densa que existe entre os domínios
da ilustração, da banda desenhada, dos livros de artista, das colaborações, das
artes do livro, da reprodutibilidade e de um misticismo impoluto pós-tecnológico.
PVP: 18 euros
(20% desconto para associados) à venda na loja online da CCC, Matéria Prima, Livraria
Sá da Costa (Rua Garrett, Lisboa), Artes & Letras, Fábrica Features
e brevemente na Trem Azul, Letra Livre, Mundo Fantasma, Kingpin Books...
Um movimento
contraditório de dissolução e acreção de um processo de mitificação do mundo. As
ruínas da História, tais como descritas por Walter Benjamin, assumem muitas formas,
e muitos são os gestos que procuram restaurá-las, deslocá-las ou então abandoná-las
de vez.
As configurações
são por isso inúmeras, e as metamorfoses incessantes. VSAdH/ EdWB/ IpAN (uDdPL)
não é mais do que uma sucessão de capturas das formas que se molda nessa tempestade
caleidoscópica. As palavras de Pedro Moura apresentam uma paisagem a um só tempo
desolada e vibrante populada por personagens dantescas, descritas ora vaga ora meticulosamente,
emprestando vozes diferentes a ensejos diferentes, todas detectáveis na mesma localização.
Os desenhos de Ilan Manouach, através de várias estruturas e fontes, moldam as proporções
exactas destes fragmentos em ruína.
Ilan Manouach
e Pedro Moura já haviam colaborado, mas como comissário e artista. Todavia, as afinidades
de ambos foram imediatamente instigadas, encontrando um campo comum electrificado
nos seus interesses pelas ruínas da tessitura da realidade, pela natureza efémera
da beleza (e a beleza do efémero), pela falibilidade do monumental e a monumentalidade
dos dejectos, pelos umbrais entre a vida e a morte, e por execuções precisas e automáticas
dos gestos de desenhar e escrever com fim à evasão das costumeiras mistificações
da arte, procurando antes concretas fantasmagorias que acabam de despontar.
O filósofo alemão
Walter Benjamin - com a sua imagem potente do crítico como aquele que mortifica
a obra de arte, que a despoja e desnuda, para transformar o objecto prístino em
ruínas e, no seio delas, procurar libertar o seu fogo interior - tornar-se-ia o
condutor desta colaboração. O fragmento do “Anjo da História” é um enigma. Tratar-se-á
de um desenho de Paul Klee que espoletou um conceito em Walter Benjamin? Ou um ensaio
descritivo-criativo sobre uma figura previamente existente? Existirá noutras paragens?
Faz sentido falar de exisrência, seja ela actual ou virtual, neste caso?
VSAdH/ EdWB/
IpAN (uDdPL) tenta revisitar esse lugar de encontros para instigar outros tantos.
Ilan Manouach é o criador
de uma mão-cheia de livros que redefiniram a forma da banda desenhada, tais como
Le lieu et les choses e Frag, tal como a relação entre texto e imagens com Limbo.
Muitos dos seus projectos artísticos exploram “encontros fortuitos” lautreamontianos
entre arte site-specific, a instalação, a apropriação, artes gráficas e música,
área na qual ele é igualmente um virtuoso saxofonista e manipulador de electrónica.
Este é o primeiro
livro de Pedro Moura enquanto escritor, embora tenha publicado contos, poemas e
literários objectos não-identificados noutros locais (inclusive uma opereta). Ele
é sobretudo um crítico de banda desenhada, escrevendo para o blog Lerbd. No domínio da banda
desenhada, ilustração e animação, já trabalhou como professor, tradutor, comissário,
escritor, documentarista e editor.
(Texto da responsabilidade da organização)
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