Regresso ao passado
Foi
só - só? - há
4 ou 5 anos
mas, na altura mudou
completamente as nossas vidas.
De
tal forma que hoje, olhando para trás, questionamo-nos se aconteceu
mesmo e, à velocidade alucinante que o tempo hoje passa, parece-nos
quase ter acontecido numa outra
existência ou até numa
(ir)realidade paralela.
Estou a referir a pandemia da Covid-19, que um pequeno livrinho de humor, Confinados, encafuados, embiocados e desconfiados, do Mário José Teixeira - um exemplo entre vários, como os Covidiotas e outros que é possível (re)visitar - me fez recordar. E recordar quer a situação em si - nunca antes vivida - quer a forma como a enfrentámos, os medos que nos assoberbaram, o absurdo de tantas reacções, os novos termos que passaram a fazer parte do nosso quotidiano. Uma triste experiência nova - felizmente... - mas que todos certamente dispensávamos, mas que levou a realçar e pôr à prova o melhor e o pior de muitos da nós.
Agora, poder olhar para trás através da lente deformadora do humor, para mais com o tom sarcástico que o Mário José Teixeira imprime em muitos destes cartoons/páginas auto-conclusivas, é sem dúvida uma experiência divertida, embora com o ónus do regresso a momentos que, na altura, pouco ou nada tiveram de divertidos...
Confinados,
encafuados, embiocados e desconfiados
Mário
José Teixeira
Edição
de Autor
Portugal,
2022
160
x 210
mm, 44
p., pb,
capa mole
(imagens recolhidas no site do autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário