08/09/2010

Libérale Attitude

Pluttark (argumento e desenho)
Fluide Glacial (França, Agosto de 2010)
225 x 288 mm, 48 p., cor, cartonado


Resumo

Se é uma (triste) verdade que a economia só é divertida para os bancos, alguns gestores e outros tantos políticos, e que temas tão áridos e mal sonantes como crise económica, inflação, impostos ou juros geralmente causam arrepios ao comum dos mortais, este álbum prova que, apesar de tudo, eles até têm um lado divertido e que a crise (afinal) tem solução.

Desenvolvimento
Ou melhor, várias soluções, ou vários caminhos (complementares) para chegar à solução final (por muito mal que esta expressão soe…).
E são esses caminhos, a sua sugestão pelo menos, que Pluttark nos apresenta ao longo de quase cinco dezenas de páginas, ocupadas por gags de vinheta única, tiras subordinadas ao tema « 100 ideias para vencer a crise » ou bandas desenhadas curtas, que transpiram criatividade e imaginação. Talvez – de certeza ! – de uma forma (muito) cínica e politicamente incorrecta, é verdade, mas, parafraseando alguém, « grandes problemas implicam grandes soluções »… Por isso, conceitos como produtividade, liberalismo, consumismo, desumanização ou mão-de-obra, são levados ao extremo, empurrados até ao absurdo, esticados até aos limites, embora o ponto de partida seja um simples debate de ideias.
E que ideias ! Porque em « Libérale attitude » podemos encontrar um (pobre) gestor em greve pelo direito à isenção de impostos e a um iate livre de encargos ; descobrir as vantagens da mão de obra barata (quase escrava…), que culminam na possibilidade de utilização dos cadáveres dos empregados como fertilizantes orgânicos « 100% biológicos » ; analisar a sugestão do aumento dos dias da semana para incrementar a produtividade ; encarar a hipótese da redução substancial da idade legal para trabalhar (para algo como os 4 anos de idade… ou menos se as criancinhas forem grandes e fortes) para fazer concorrência aos países pobres.
Concursos televisivos, marketing ou protecção de espécies protegidas são outros temas analisados à (fraca) luz da (fraca) realidade económica, descobrindo o autor, em cada um deles, com humor negro e sarcasmo, novas soluções para sairmos do buraco em que nos meteram.
Servido por cores lisas, o traço base é simples e ligeiro, quase só veículo acessório para dar corpo às ideias peregrinas (serão ?) que Pluttark sugere mas que por vezes resultam bem assustadoras pela colagem à realidade que revelam.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...