Segundo a revista francesa “Casemate” de Agosto / Setembro, ontem posta à venda em França, Jean-Yves Ferri será o novo argumentista das aventuras de Astérix. O anúncio foi feito pelo próprio Albert Uderzo, co-criador do pequeno guerreiro gaulês há 52 anos em conjunto com René Goscinny, originalmente responsável apenas pelo desenho, mas que passou a assinar os argumentos após o falecimento daquele, em 1977. Na altura, o pai de Astérix referiu que “Ferri trará com certeza sangue novo à série, criando novas personagens, algumas delas recorrentes”.Ferri, colaborador regular da revista satírica “Fluide Glacial”, desenvolve a sua escrita habitualmente numa linha humorística adulta, contando na sua bibliografia a série “Le Retour à la Terre”, com Larcenet, e “De Gaulle à la Plage”, uma crítica mordaz à presidência francesa.
Como já tinha sido tornado público, o desenho do novo álbum, ainda sem data de lançamento marcada, estará a cargo de Frédéric e Thierry Mébarki, há vários anos colaboradores e assistentes de Uderzo, que está a supervisionar todo o processo criativo, apesar de contar já 84 anos.
Entretanto, foi também divulgado que o novo filme com as aventuras de Astérix, Obélix e os outros gauleses, inspirado no álbum “Astérix e os Bretões”, que deveria intitular-se “Astérix et Obélix: God Save Britannia”, foi rebaptizado como “Astérix et Obélix: Au service de sa majesté”, num piscar de olhos a James Bond. Com estreia marcada para Outubro de 2012, o quarto filme com actores reais baseado nos álbuns de Goscinny e Uderzo tem realização de Laurent Tirard e conta com Edouard Baer e Gérard Depardieu nos dois principais papéis.
Astérix, que se estreou a 29 de Outubro de 1959, no número inaugural da revista “Pilote”, já protagonizou 34 álbuns que, no seu conjunto, venderam mais de 330 milhões de exemplares em todo o mundo.
Espero que este novo argumentista faça um bom trabalho, e felicito-o. Que nos traga muitas e boas aventuras de Astérix.
ResponderEliminarReignfire,
ResponderEliminaré o que todos nós desejamos...
Boas leituras!
Depois de tantos anos... espero mesmo que o homem seja bom e se adapte bem ao mundo dos Gauleses!
ResponderEliminarAbraço
Aqui para nós, não será difícil ao Ferry fazer melhor do que o Uderzo como argumentista. Com a excepção da "Odisseia de Astérix", os álbuns escritos por ele oscilam entre o medíocre e o péssimo!
ResponderEliminarNo "Retour à la Terre" o Ferry mostra que é um argumentista competente, embora eu prefira as histórias a solo do Larcenet. Mas vamos aguardar...
Abraço
Bongop e João Lameiras,
ResponderEliminarPois... o grande problema de Ferri será sempre o ponto de comparação: os argumentos (geniais)de Goscinny ou os (fracos) de Uderzo?
Pessoalmente, não gostei muito da referência à introdução de novas personagens recorrentes...
Boas leituras para os dois!
Espero que seja uma mudança para melhor porque está a precisar porque se não for mais vale pararem por aqui.
ResponderEliminarAlguem me esplica porque a minha conta googlee não é aceita aqui depois da avaria tecnica??
OP
Espero que seja uma mudança para melhor porque está a precisar porque se não for mais do mesmo vale pararem por aqui.
ResponderEliminarAlguem me esplica porque a minha conta googlee não é aceita aqui depois da avaria tecnica??
OP
Caro Anónimo,
ResponderEliminarTodos esperamos que a mudança seja para melhor.
Quanto à questão técnica, lamento não poder ajudá-lo.
Boas leituras!