07/12/2011

Leituras Novas

Dezembro de 2011
Devir
Blankets
Craig Thompson
Publicada pela primeira vez em 2003, esta obra tornou-se um clássico e uma das referências das novelas gráficas.
É a história do crescimento de um rapaz nascido no Wisconsin, no seio de uma família e comunidade extremamente devotas. Percorre o caminho da infância até à entrada da universidade, e centra-se no relacionamento com os seus pais, o irmão mais novo e a sua primeira namorada, sempre sob o pano de fundo do questionamento religioso.
O que torna esta obra tão profundamente bela é a atenção aos pequenos detalhes dos grandes movimentos da vida. A descoberta do amor, a perda da fé, o amor familiar, as descobertas e as incertezas, o ridículo e o trágico, todos estes grandes temas são tratados com uma intimidade e sensibilidade que nos arrasta para a narrativa e nos deixa a relembrar o nosso próprio processo de crescimento. Só com emoções se tocam emoções.
Prémios
Harvey Award para Melhor Cartoonist, Melhor álbum gráfica de trabalho original (2004)
Eisner Award para Melhor Álbum Gráfico, Melhor Escritor/Desenhador (2004)
Ignatz Award para Melhor Artista e Melhor Novela Gráfica ou Coleção (2004)
Prix de la Critique – Association des Critiques et Journalistes de Bande Dessinée – France (2005)
Lista da Time das 10 melhores Novelas Gráficas de Sempre (2005)

The Walking Dead – Vol. 02, Um Longo Caminho
Robert Kirkman, Charlie Adlard e Cliff Rathburn
Este é o 2º volume da série de grande sucesso que já tem direito a série de televisão.
Neste volume o grupo de Rick aumenta, mas serão estas pessoas de confiança? Lori tem uma grande notícia para partilhar com todos, mas apesar do grupo encontrar um local seguro para viver, nem tudo é o que parece...
A situação passa de má a pior quando um dos elementos do grupo sofre um acidente grave, e a ajuda tem um gosto amargo...

ASA
A Arte das Aventuras de Tintin
Cris Guise
A ARTE DE “AS AVENTURAS DE TINTIN”, que conta com prefácios de Steven Spielberg e Peter Jackson é um livro em capa dura e sobrecapa, profusamente ilustrado, que acompanha o lançamento do novo filme da Paramount Pictures e da Columbia Pictures, o qual tem como ponto de partida os álbuns de Tintin, o célebre repórter criado por Hergé e cujas aventuras a ASA tem vindo a publicar desde 2010.
A animação, efeitos visuais e design deste filme em 3D foram desenvolvidos pela Weta (responsável por filmes de sucesso como “O Senhor dos Anéis” ou “Avatar”), tendo o livro sido criado pelos mesmos artistas que transpuseram a obra de Hergé para o grande ecrã. Desde as primeiras ilustrações conceptuais às cenas tais como as vimos no ecrã, passando pelo material que foi sendo entretanto desenvolvido, este livro oferece uma visão única do processo criativo que envolve a feitura de um filme deste género.

Livros Espontâneos
Mr. Klunk e o Senhor Klaxon
Jorge Matos e Paulo Azevedo
“Mr. Klunk e o Senhor Klaxon” é o título abrangente dos 5 actos que compõem este livro. São cinco estações frias balançadas entre uma linguagem por vezes crua, por vezes poética, e que dão corpo a duas personagens, um homem e um cão, que se entrelaçam numa vagabunda amizade que na maior parte das vezes é composta por atritos.
Klunk é um orgulhoso diletante com duas paixões na vida, a literatura e a corrida, e que chega à meia-idade consumido pelas suas dúvidas existenciais e por uma vida adiada.
Klaxon é um cão de rua que nas ocasiões de maior introspecção pensa Fernando Pessoa. Um dos momentos centrais deste livro é o despertar da Fé em Klaxon. Em a “Maldita Fé” (4º acto do livro), Klaxon encontra-se dividido entre a sua condição canina e a procura da Humanidade, cujo fim é a sua salvação eterna.

Bizâncio
Baby Blues #28 – Corta!
Rick Kirkman e Jerry Scott
Dirigido por Kirkman e Scott, Corta! é uma filmagem a partir do interior do lar dos MacPherson, uma família perfeitamente normal com vidas perfeitamente caóticas.
Este 28.º volume de Baby Blues continua a ilustrar magistralmente porque é que nunca há pensos rápidos em stock, de que forma as tagarelices e as provocações rapidamente degeneram em castigos e porque é que as visitas ao dentista ou ao mecânico ocorrem sempre em alturas de desequilíbrio orçamental.


Kalandraka
Emigrantes
Shaun Tan
Emigrantes em busca de um futuro melhor, refugiados políticos, deslocados de guerra… esta novela gráfica sem palavras de Shaun Tan é uma magistral homenagem a todos aqueles que empreenderam uma viagem definitiva, física e existencial, nas suas vidas. O protagonista de “Emigrantes” deixa o seu lar e a sua família, uma cidade mergulhada na crise, e é acolhido por um país onde enfrenta uma língua desconhecida, costumes diferentes e incertezas. A obra plasma também a nostalgia pelos entes queridos, as experiências de outros emigrantes, o duro processo de adaptação à nova realidade, a passagem do tempo e a hospitalidade da povoação.

(Textos da responsabilidade das editoras)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...