Zidrou (argumento)
Oriol (desenho)
Dargaud (França, Julho de 2012)
240 x 320 mm, 64 p., cor, cartonado
Resumo
Diariamente, o jovem Amadeo monta na sua bicicleta, resiste
aos descarados avanços de Silvana e sobe até à casa do velho Dom Palermo, para lhe
ler e ajudá-lo a banhar-se…
Até que um dia, o idoso lhe começa a contar a sua infância como
amestrador de ursos num circo, o encontro com um sanguinário chefe mafioso, a
descoberta do amor da sua vida…
Uma história terna mas violenta, em que paixão e vingança se
confundem.
Desenvolvimento
Se o tema da vingança em meio mafioso já foi por demais
explorado – na BD, na literatura, no cinema… - Zidrou e Oriol conseguiram
dar-lhe mais uma (nova) roupagem. Para isso, combinaram a violência
(geralmente) inerente ao tema com um pouco de sexo, amor, paixão e cobardia.
Nada de novo, mais uma vez; difere apenas a sensibilidade
(!), a ternura (!) e a crueza que lhes serviram de argamassa, dando assim
origem a um relato não isento de um toque de inesperado – no rumo que a partir
de certo momento toma ou no final apresentado… - bem construído, com a
repetição da cena inicial – a ida de Amadeo a casa de Dom Palermo – a servir
para aguçar a curiosidade e prender o leitor.
Depois, o relato assume o seu ritmo de cruzeiro – sempre pausado
– com o passado e o presente a interligarem-se, com tempo para o leitor o
degustar, guiado pelo traço ágil, anguloso e expressivo e a bela utilização da
cor, quase sempre tons quentes que acentuam a paixão e os ódios presentes ao
longo das pranchas.
Um relato em que a tal “pele de urso” desempenha revela um importante significado e no qual a violência indiscriminada, o sangue que jorra, a linguagem rude, os diálogos crus, a
banalização da morte e as diversas faces da cobardia contribuem para um retrato sombrio da alma
humana, ao mesmo tempo que fazem sobressair a história - as histórias - de amor
que são, afinal, o centro deste livro.
A reter
- O tratamento original dado a um tema batido, com a
violência e o lado sórdido a servirem para realçar a ternura e o amor que
dominam a história.
- O traço de Oriol, que de início pode causar alguma
estranheza mas cujo lado semi-caricatural acentua o tom algo trágico da
narrativa.
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