17/12/2016

Juiz Dredd: Guerra Total











O terrorismo é o tema base desta narrativa, mas o seu âmbito vai bem mais além…

Já publicada pela Mythos na revista Juiz Dredd Megazine, a saga Guerra Total surge agora completa numa única edição, actualmente distribuída no nosso país, para mais a um preço francamente irresistível.
É assim uma excelente oportunidade para a ler ‘de outra forma’ e também para descobrir ou conhecer o Juiz Dredd, uma das mais destacadas criações dos quadradinhos britânicos.
Escrita após o 11 de Setembro de 2001, Guerra Total aborda uma ameaça terrorista que paira sobre Mega-City: várias bombas atómicas foram espalhadas pela cidade pelo grupo terrorista que dá nome à saga e que ameaça fazê-las explodir se os juízes não abandonarem o poder.
Metáfora dos nossos tempos, deixa as autoridades divididas entre o massacre dos cidadãos e a entrega da cidade (quase estado) ao caos.
A explosão da primeira bomba vai levar à opção pela segunda hipótese, mas é aqui que o interesse da narrativa recrudesce e, apesar do tom fantástico futurista, da habitual violência e do seu humor negro, levanta algumas questões prementes.
Os terroristas mostram que a sua vontade vai bem mais além do que as exigências feitas – justas ou não, nem sempre é fácil tomar partido… - e as autoridades – que já sabemos defensoras de um estado autoritário, fascista e ancorado na violência, assumem uma posição dúbia, que nos leva a questionar (mais uma vez) se são assim tão melhores do que os supostos criminosos.

Juiz Dredd: Guerra Total
John Wagner (argumento)
Henry Flint (desenho)
Chris Blythe (cor)
Mythos Editora
Brasil
190 x 260 mm, 72 p., cor, capa mole
3,80 € / R$19,90


(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...