11/01/2021

A Novela Gráfica 2020 preferida foi...





… de acordo com a sondagem promovida por As Leituras do Pedro junto dos seus visitantes, foi, Karmen, de Guillem March.

No momento de divulgação da listagem de obras da Novela Gráfica 2020 os leitores estariam certamente longe de o imaginar mas, uma vez feita a leitura d(e todas) a(s) obra(s), a escolha faz sentido.

Abordagem estranha e em tom fantástico a temáticas sensíveis como o suicídio e a vida após a morte, Karmen brilha especialmente a nível gráfico, com uma planificação dinâmica e extremamente diversificada, com planos arrojados e múltiplos movimentos de câmara.

[Antes de entrar em mais pormenores, uma referência para as 'questões técnicas' que afectaram esta sondagem. A mudança de endereço, por um lado, e, por outro, a necessidade de mudar de aplicação e a impossibilidade de as experimentar antes de as disponibilizar no blog, levou à escolha de uma que causou problemas de visibilidade a muitos dos visitantes e impediu mesmo a sua participação, o que deve ter contribuído decisivamente para a redução do número de participantes - no ano passado, foram 186 e 143, nas duas questões.

Para além disso, a aplicação escolhida não permitia a alteração da votação, uma vez esta concretizada, ao contrário do que era habitual. Penalizador foi também a não contabilização em separado do número de votantes e de votos expressos na primeira questão - que permitia escolha múltipla - pelo que desconheço o número de participantes neste quesito. Na segunda votação, participaram 101 visitantes de As Leituras do Pedro.] 

Karmen recolheu 41 votos dos participantes nesta sondagem, equivalentes a um quinto dos votos expressos. Esta obra de March encabeçou a votação desde o início e impôs-se com uma margem relativamente confortável em relação às obras que se seguiram: Ao som do fado, de Nicolas Barral (33 votos; 16,5 %) e Acender uma fogueira, de Chabouté (29; 14,6€). Um pouco mais atrás ficaram O Expresso do Amanhã I, de Rochette e Lob (20; 1o%), Rever Paris, de Schuiten e Peeters, e A vida é bela, se não desistires, de Seth (ambos com 15 votos e 7,5 %).

A votação completa pode ser vista no quadro ao lado.


Quanto à segunda pergunta, sobre o número de volumes da Novela Gráfica 2020 comprados pelos participantes, é de assinalar que mais de metade dos que votaram - 55,5 % - declarou ter comprado os 14 livros. Apenas 6 % dos participantes não comprou nenhum livro, tendo as restantes opções obtido valores equivalentes. A título de curiosidade, pode dizer-se que, em média, os participantes na sondagem compraram 9 livros da Novela Gráfica 2020.

Também aqui fica o quadro completo desta votação.


Finalmente, quanto a sugestões de títulos a editar em próximas colecções, ela foram tão diversificadas, que convido os leitores - e eventuais editores... - a vê-las nos comentários da entrada original da sondagem.


Pedindo mais uma vez desculpa pelas 'dificuldades técnicas' surgidas, resta agradecer a todos os que participaram e convidar a que (re)leiam (alguns d)estes livros.

Boas leituras!

(clicar nas imagens para as aproveitar e toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. E agradecer ao Pedro pelo enorme trabalho que faz em prol da BD! Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Ricardo.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Uma duvida os Expressos do Amanha contavam como 2 ou como 1!!???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de relacionadas, são obras autónomas, por isso foram considerados em separado.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...