Uma
mega-ameaça ‘de outro mundo’, uma equipa multidisciplinar para a
tentar conter, personagens contraditórias ou em busca de si
próprias, mortos ressuscitados ou em vias de o ser e algumas
surpresas… A
receita Marvel recorrente, testada e aprovada pelos fãs…
Mas
que às vezes também funciona
para leitores ocasionais.
É o caso deste volume dos Guardiões da Galáxia, actualmente distribuído em algumas bancas e quiosques nacionais.
Com a formação original reduzida a Peter Quill e Groot, na sequência dos acontecimentos que levaram à morte de Thanos, a perspectiva da ressurreição deste vilão no corpo de Gamora, leva meio universo a procurar a filha do titã.
Para o conseguir, primeiro haverá que ultrapassar os muitos conflitos pessoais que separam o novo grupo de heróis, onde se integram (um muito improvável) Bill Raio Beta, Heather, Phyla ou Nova, procurando num (maior) objectivo comum as razões para uma união temporária.
Se até aqui, para além do motivo base, não há nada de novo, a verdade é que Donny Cates, depois do necessário arranque mais lento para contextualizar, consegue dotar o relato do tom adequado a uma demanda épica, e introduzir sucessivos elementos de surpresa ou de volte-face que vão contribuindo para seduzir o leitor, até ao final (in)esperado.
É verdade que a profusão de protagonistas e intervenientes impede o necessário desenvolvimento de que alguns beneficiariam, mas não sendo pouco o atrás descrito enquanto contributos para a boa legibilidade da proposta, a edição apresenta ainda dois outros atractivos.
O primeiro - especialmente para quem lê Marvel ocasionalmente - o final (realmente) fechado em si mesmo - apesar de uma ligeira ponta solta recorrente. O segundo, o mesmo desenhador ao longo de toda a edição, o que evita os sempre inconvenientes grafismos (tantas vezes completamente) díspares, garantindo assim a identidade do todo, para mais quando o traço de Geoff Shawn cumpre bem o seu propósito, sendo pormenorizado e expressivo nas cenas mais pausadas ou intimistas ou espectacular e de maior impacto em vinhetas de grande dimensão, quando a acção o exige.
Não sendo uma leitura para quem procura profundidade e temas para reflexão, é uma boa proposta de divertimento e distracção, o que nunca é pouco.
Guardiões
da Galáxia #1: O Desafio Final
Inclui
Guardians of the Galaxy #1-#6 (EUA, 2019)
Donny
Cates (argumento)
Geoff
Shawn (desenho)
Marte
Gracia e David Curiel (arte-final)
Panini
Comics
Brasil,
Abril de 2020
170
x 260 mm, 144 p., cor, capa cartão
R$
23,90/ 10,60 €
(capa disponibilizada pela editora; pranchas disponibilizadas pela Marvel; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)
Achei a maneira de formar a "nova" equipa muito forçada basicamente quem caísse na nave Era automaticamente Guardião,destruiu o Starfox do Roger Stern também.Nao gostei o resto ate se tolera.
ResponderEliminarI had an exhilarating break at work! The latest issue of Guardians of the Galaxy is a total thrill ride. Donny Cates' storytelling is masterful, keeping us hooked with surprises and twists as the heroes unite for an epic quest. Watching this during my break at the resume writer Edmonton company was the perfect recharge. Can't wait for the next one!
ResponderEliminar