Visões
A
Rússia de Putin - A ascensão de um ditador"
é o título de uma biografia em banda desenhada do presidente russo,
disponível desde
há alguns dias nas
livrarias nacionais.
Da
autoria de Darryl Cunningham, aproveita o actual mediatismo do
político, devido à invasão da Ucrânia pelas tropas russas, para
traçar o seu percurso desde os pátios
repletos de lixo e ratazanas em Leningrado, onde cresceu, até 2020,
em plena epidemia da Covid-19.
Ao longo das 160 páginas da obra, Cunningham fornece uma série de pistas para mostrar como um funcionário mais ou menos anódino do KGB conseguiu ascender dentro do aparelho soviético, primeiro, e depois do russo, até se tornar um dos homens mais poderosos do planeta.
A forma como se soube aproximar ou afastar de políticos como Mikhail Gorbachev ou Boris Yekltsin, as duvidosas operações económicas em que esteve envolvido, a corrupção que grassa na Rússia, as guerras com a Ucrânia (em 2014), a Síria ou a Geórgia ou o seu envolvimento nos assassinatos do seu opositor político Boris Nemtso, da jornalista Anna Politkovskaya e do ex-espião Alexander Litvinenko, são outros aspectos focados, bem como o envolvimento da Rússia nas eleições que levaram Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
Graficamente, a obra é muito simples, com cenários e fundos reduzidos ao mínimo e o recurso a um traço mais caricatural em cenas com personagens anónimas. No entanto, quando faz referência às personalidades reais, o desenho torna-se mais realista e permite identificá-las de forma bastante eficaz. Maioritariamente a preto e branco, o livro tem aplicações tópicas de cor que quebram a monotonia ou destacam alguns elementos. Mais próximo da ilustração do que propriamente da BD - será até um pífio exemplo das potencialidades desta - pela forma directa e concisa como está escrito, é uma opção simples e acessível para quem quiser conhecer melhor a biografia de Putin - segundo a visão que dele tem o seu autor, claramente comprometido como o título indica - e como é sempre o olhar de qualuer um, condicionado pelas suas crenças e vivências - mas com base numa investigação criteriosa que obriga a considerar maioritariamente reais os factos apontados.
Ilustrador e jornalista gráfico britânico, várias vezes premiado, Darryl Cunningham nasceu em 1960 e, na sua bibliografia, contam-se obras como "Psychiatric Tales", baseado na sua experiência como auxiliar numa instituição psiquiátrica, "Science Tales", em que explora 'mitos científicos' como a falsificação da chegada do homem à Lua, ou "Billionaires", sobre a vida e a influência de personalidades como Jeff Bezos, Rupert Murdoch ou os irmãos Koch.
Cunnigham, que se formou no Leeds College of Art, também é conhecido pelos seus cartoons, maioritariamente publicados online.
A
Rússia de Putin - A ascensão de um ditador
Darryl
Cunningham
Lua
de Papel
Portugal,
Maio de 2022
167
x 234 mm, 160 p., cor, capa cartão com badanas
17,90
€
(versão retocada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 17 de Maio de 2022; capa disponibilizada pela Lua de Papel; clicar nela para aa aproveitar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário