24/11/2022

Bug - Livro 3

Futuro presente


"...É uma loucura, com o desaparecimento do mundo moderno está a voltar em força o pior do antigo e cheira a ranço..."

In Bug - Livro 3

Numa história futurista, escrita ao longo dos dias que correm - que correram há pouco... - neste terceiro livro de Bug continuam notórias as preocupações de Bilal com o que está a acontecer no nosso mundo (real) com o recrudescer dos extremismos políticos, das ideologias ditatoriais e dos excessos em nome da política, da religião, do desporto…

Esta estranha actualidade de uma obra futurista que se desenrola daqui a (só!) 20 anos, confere-lhe uma capacidade de incomodar que obriga a reflectir sobre o que estamos a fazer ao nosso mundo e que mundo estamos a deixar, não para os nossos netos e bisnetos, mas já para os nossos filhos e para quem nós próprios seremos (muito) em breve.

Claro que, depois de tudo o que Bilal narra, ver depositar toda a esperança do mundo - de todos aqueles que o querem dominar e controlar, fazendo reviver o pior dos excessos que defendem - num único ser, Kameron Obb, o único astronauta sobrevivente da missão a Marte, soa a um messianismo estranho e deslocado que paradoxalmente tem o condão de nos fazer reflectir no que cada um deles se propõe impor. Um messianismo que é reforçado pelo facto de, graças ao bug que o habita/infecta, Obb ser o único capaz de reparar e reactivar as antigas tecnologias, de que este mundo futuro (…?) se revela tão dependente - e é para ele que caminhamos...

Da leitura, que se exige atenta, fica um incómodo ainda mais presente, reforçado pela combinação de acontecimentos reais que se estão a passar à nossa volta - hoje! - com outros que, futuramente (muito) próximos, soam assustadoramente prováveis.

E é neste ‘futuro presente’ que reside o grande mérito de Bilal, numa obra que nem sempre é de leitura fácil e sofre dos constantes saltos espácio-temporais que a caracterizam e que, três livros depois, tem ainda todas as respostas por dar…


Bug - Livro 3
Enki Bilal
Arte de Autor
Portugal, Outubro de 2022
234 x 312 mm, 88 p., cor, capa dura
22,50 €

(imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar neste link para ver mais pranchas ou na aqui reproduzida para a aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Muito bom. Bilal é sempre garantia de qualidade e desassossego. Espera-se o 4 para 2023 que, por certo, a Arte de Autor continuará a editar

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...